Justiça

Ginecologista é indiciado por importunação sexual após ser denunciado por 16 pacientes em Salvador

Reprodução/TV Bahia
De acordo com o Cremeb, existem sete denúncias contra o ginecologista  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Bahia

Publicado em 15/03/2024, às 13h35   BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia (MP - BA) indiciou o ginecologista Elziro Gonçalves de Oliveira, de 71 anos, por crimes sexuais contra 16 pacientes, em Salvador. O profissional responde também a quatro processos éticos no Conselho Regional de Medicina (Cremeb).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


Dos 16 inquéritos instaurados pela Polícia Civil, 13 foram encaminhados para o MP-BA, sendo que sete já estavam prescritos. As informações são do G1.


"Solicitei perícia, ouvi testemunhas, então isso posso fazer de qualquer forma. Pedi prorrogação de prazos para indiciamento, por isso foram inquéritos que demoraram mais", explicou a delegada Bianca Andrade à Tv Bahia. 


A advogada Clarisse Falcão,  que faz a defesa de quatro mulheres vítimas do médico, contou que acompanha o andamento das investigações.


"Que se instaure essa ação penal para que ele também possa se defender, que corra o processo de forma legítima e que ao final, ele seja condenado pelos crimes que cometeu", pontuou Falcão.


Nove meses após as denúncias, o Conselho Regional de Medicina instaurou um processo ético-profissional contra o suspeito. 


Segundo o Cremeb, foram recebidas sete denúncias contra o ginecologista. Três delas foram arquivadas por falta de pressupostos processuais e quatro viraram processo ético-profissional, todos em fase de instrução.


"No julgamento, o médico pode ser absolvido ou caso condenado, existem cinco penas previstas na nossa lei: advertência confidencial, censura confidencial, censura pública, suspensão do exercício profissional por até 30 dias e a cassação do exercício profissional", explicou o corregedor do Cremeb, Emerentino de Araújo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp