Brasil

Bahia e São Paulo serão os estados mais afetados pelo fim da participação cubana no Mais Médicos

Divulgação
Ministério da Saúde lançará edital para ocupar vagas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/11/2018, às 19h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia e São Paulo serão os estados mais afetados pelo fim do acordo entre Brasil e Cuba no Mais Médicos. Isso porque possuem o maior número de cubanos atuando no programa. Depois do governo cubano anunciar, nesta quarta-feira (14), a retirada do programa por "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas por Bolsonaro à presença dos cubanos no Brasil, o Ministério da Saúde avisou que lançará um edital, nos próximos dias, para convocar médicos que queiram assumir as vagas desocupadas. 

"A iniciativa imediata será a convocação nos próximos dias de um edital para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos. Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil, seguida de brasileiros formados no exterior", disse a nota do Ministério da Saúde. Segundo o documento, a pasta trabalha desde 2016 para reduzir o número de profissionais cubanos no programa Mais Médicos. De 11,4 mil cubanos naquele ano, o número passou para 8.332 em 2018, sendo que são 18.240 vagas no programa, conforme dados do ministério.

O órgão também garantiu que estava estudando uma negociação com estudantes de Medicina formados por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). "Essas ações poderão ser adotadas, conforme necessidade e entendimentos com a equipe de transição do novo governo", informou a nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp