Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Mousse de Laranja

Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/11/2022, às 00h00   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Mousse de Laranja
Um personagem da sociedade baiana, acostumado a transitar entre gregos e troianos, oferecendo serviços de escambo e permuta em acessórios de luxo - com valores baixos e notas fiscais altas -, vem sendo monitorado por autoridades do judiciário baiano. Tudo leva a crer que esse mousse de laranja pode acabar azedo.


Gordinho Em Paris
Dizem que o homem sai da favela, mas a favela não sai do homem. No caso do vereador Gordinho da Favela, eleito pela comunidade de São Caetano, esse ditado não corresponde. O jovem vereador rompeu fronteiras, quebrou paradigmas e resolveu passar uma lua de mel com sua senhora na Cidade da Luz. Foi conhecer a Champs-Élysées, a Torre Eiffel e a alta gastronomia francesa. Com uma echarpe Louis Vuitton e sobretudo Ermenegildo Zegna, o edil da capital baiana desfilou com todo o seu gingado baiano. A NSP resolveu fazer umas contas de quanto custa uma viagem dessas e o salário do parlamentar não dá nem para o "macarrone" na Champs-Élysées. Pelo jeito, a favela venceu...

gordinho


Quem vai ficar com a SMED?
A briga dentro do PSDB já é grande em relação à Secretária de Educação. O prefeito Bruno Reis já admite a interlocutores a troca do fraco secretário Marcelo Oliveira, indicação de João Gualberto. Já sem força com o cacique municipal, o prefeito de Mata de São João perde musculatura para indicar e Adolfo Viana cresce com essa indicação. Os nomes que surgem são dos deputados estaduais Paulo Câmara e Tiago Correia. O ex-deputado federal Jutahy Magalhães está auxiliando na missão. Resta saber quem vai ficar com umas das joias da coroa.

Anunciando...
Parafraseando a música do cantor Alceu Valença, um jovem executivo municipal vem ANUNCIANDO superpoderes em uma secretaria bem robusta da gestão soteropolitana. O rapaz bate nas quatro pontas da gestão: vai da área de serviços a insumos e até, creia-se senhores, capacitação. O tal anúncio já chegou aos ouvidos do prefeito Bruno Reis e de seu time. Logo as asas do rapaz vão ser cortadas.

Alceu


Menino Traquino
Já na área da saúde, um famoso menino "traquino", vem dando as cartas. O rapaz se locomove entre empresas de medicação, de logística, cooperativas médicas e planos de saúde. As autoridades judiciárias do Estado já estão bem de olho nele. A vida que ele leva não condiz com o seu fraco salário em uma empresa privada. Carro de luxo, casa de praia e muitas viagens para o Oceano Pacífico. Essa conta justamente não fecha para esse menino tão traquino que joga fácil na Saúde. O secretário Décio Martins já está bem de olho no rapaz.

menino maluquinho


A água fria de Jerônimo
O governador eleito jogou um banho de água fria nos aliados ao anunciar que não vai fazer "pirueta" administrativa para criar uma secretaria de grande porte para agradar aliados.

Solla não cola
A intenção do deputado federal Jorge Solla de assumir a Saúde tem soado bem mal junto aos caciques petistas. Em conversas reservadas, o governador Jerônimo nega veementemente qualquer iniciativa de levar Jorge Solla para a secretaria de Saúde. Nomes bastante técnicos da área médica estão sendo cotados pelo novo mandatário. A tática de empurrar goela abaixo, desta vez, parece não funcionar. Petistas mais radicais admitem que Jorge Solla provavelmente permaneça em Brasília representando o Congresso Nacional.

solla


Neto Alentejo
Depois da ressaca da derrota na eleição, o ex-prefeito ACM Neto largou o grupo político e viajou para os lados de Alentejo. O ex-cacique municipal está passando férias no país irmão, comendo bolinhos de bacalhau, pasteis de Belém e bebendo muito vinho do Porto. Há quem diga que o rapaz não volta tão cedo.

neto


A BINA de ACM Neto
Muitos candidatos derrotados na eleição de 2022 ainda esperam uma ligação do candidato derrotado ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil). A galera está sentida com o sumiço do herdeiro carlista, sobretudo porque evitaram um desastre ainda maior do ex-prefeito na segundo turno perdido.

NETO 2


O pano de Bruno Reis
Bruno Reis passou aquele velho pano de sempre quando questionado pela imprensa a ação golpista do PL pedindo a anulação dos votos de 59% das urnas eletrônicas. "Todo partido político tem direito de questionar", disse o pivete do Calabar.

Bruno Reis


O silêncio de João Roma
João Roma também passou as últimas 24 horas em silêncio após Alexandre de Moraes obrigar o PL a incluir o primeiro turno na ação golpista contra as urnas eletrônicas. Roberta Roma, mulher dele, foi eleita deputada federal neste ano.

Roma e a esposa


O futuro de Alex Lima
No que depender do entusiasmo dos parlamentares da ALBA, o deputado estadual Alex Lima, que vai deixar a Casa em 2023, será o futuro conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, que possui uma vaga em aberto. Na antessala do Plenário, o pessebista ganhava animados chamamentos de "meu conselheiro" por parte dos colegas. Resta saber se o próprio será agraciado pelos deputados estaduais ou se tudo não passava de "tapinhas nas costas" daquele que é considerado membro da tropa de choque de Rui Costa. Marcelo Nilo também está de olho na vaga.

Alex Lima


Ou não...
Porém, há quem diga que o nome mais forte para a vaga seria o do deputado estadual reeleito, Fabrício Falcão (PCdoB). Além da expressividade, pesaria a favor do comunista uma "dívida eleitoral" por parte do PT para com o PCdoB. Antes da eleição, PCdoB e PV disputavam a primeira suplência do senador Otto Alencar (PSD), o que teria sido acordado entre os PT e os dois partidos que fazem parte da Federação. Porém, as duas legendas tomaram um "bypass" quando o PT escolheu, sem consultar os parceiros, o ex-prefeito de Ibotirama, Terence Lessa, como primeiro suplente, o que deixou, à época, PCdoB e PV muito irritados.


De volta
Quem poderia se beneficiar desse movimento seria a deputada estadual Neusa Cadore (PT), que não conseguiu se reeleger no pleito de 2 de outubro e acabou como primeira suplente da federação. Das urnas, ela recebeu 47.851 votos, 1.788 a menos que o último eleito pelo grupo: o deputado estadual reeleito Paulo Rangel, que teve 49.639 votos.


Agora vai, Kiki?
O vereador Kiki Bispo, atual vice-líder do governo na Câmara Municipal e que há anos está na fila da Presidência, tem se sentido à vontade na Mesa Diretora. Informações passadas à NSP dão conta de que já estaria tudo bem encaminhado para a eleição por aclamação do vereador como novo mandatário do legislativo municipal. Basta só o STF autorizar a realização do novo pleito para ser tudo concretizado. A saber.

kiki bispo


Dança das cadeiras
Outra informação chegada à NSP é de que, inclusive, as discussões para as novas composições das comissões já começaram a ser feitas. Houve, inclusive, uma “reunião muito proveitosa” na última terça-feira entre as lideranças para irem pavimentando quem vai ficar com o quê. 


Inutilidade parlamentar
E a sessão de terça na Câmara Municipal foi marcada pela aprovação de inúmeros “projetos fúteis”, para zerar a fila de indicações e antecipar as férias parlamentares o quanto antes para dar tempo de acompanhar a Copa do Mundo sem preocupações.  Só na Ordem do Dia eram 46 páginas entre projetos de indicação, resolução, moção e congratulação. Tudo no "ão".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp