Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Desceu pro play?

BNews/Reprodução/Divulgação
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação BNews/Reprodução/Divulgação

Publicado em 29/09/2022, às 05h50   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Que ACM Neto é um grande líder político e tem um baita oratória, não é segredo para ninguém. No entanto, o candidato - que não tinha ido a nenhum debate e guardou todo seu arsenal para o debate da TV Bahia, de propriedade da família que leva seu sobrenome -, não foi muito requisitado. Terminou ficando, inclusive, apagado entre alguns blocos. O debate foi a prova de que não basta saber brincar e descer para o play.

Ataque orquestrado

Neto foi escanteado em dado momento do debate graças a uma estratégia bem sucedida de João Roma, que contou com a participação de Jerônimo Rodrigues. Os dois ficaram levantando para o outro rebater, atacando o ex-prefeito e deixando Neto de lado sem oportunidade de se defender. Realmente, pareceu um ataque orquestrado.

Cadê a vice?

Quem foi ao debate percebeu a ausência da vice de João Roma, que novamente posou para fotos apenas ao lado da esposa Roberta Roma e da candidata ao Senado na sua chapa, Raissa Soares. De fato, Leonidia Umbelina está cumprindo bem o papel de figurante na campanha bolsonarista.

Um dindo desses, ninguém merece

ACM Neto apelou no debate e utilizou do mais baixo artifício para atacar João Roma: falou da questão familiar do candidato, envolvendo o batismo de sua filha, da qual ele era padrinho. Um dindo desses, realmente, ninguém merece.

Barrados no baile

Outro ponto que quase gera uma confusão na chegada da chapa petista foi quando a van que levava Jerônimo, Geraldo Júnior e seus assessores foi barrada na entrada da Rede Bahia. A equipe de segurança da empresa de comunicação alegou que havia gente demais dentro do veículo, o que gerou revolta por parte dos candidatos.

O 'negão' da Bahia

As trocas de acusações elevaram a temperatura do debate na TV Bahia com os governadores. E quando João Roma disse que ACM Neto “Nunca me disse que era negão”, tivemos um direito de resposta inédito na história das eleições. O carlista ainda tentou justificar a autodeclaração do pardo, mas a essa altura do campeonato todo mundo estava questionando era qual seria a ofensa pessoal, o “negão” ou o “não sabe nem a cor da sua pele”, também proferido pelo bolsonarista.

Silêncio sepulcral

Enquanto boa parte do Partido dos Trabalhadores e siglas aliadas exploraram densamente a polêmica sobre a autodeclaração racial do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), coincidentemente alguns membros do próprio PT e partidos que fazem parte da base de apoio não vieram a público se manifestar sobre o tema, ao menos nas redes sociais: a deputada federal Alice Portugal e Rosemberg Pinto. Os dois foram citados em uma reportagem do BNews, no último dia 20, como dois dos exemplos de mudança na autodeclaração. É aquela história: pimenta nos olhos dos outros...

“Vai todo mundo perder” – Parte II

O prefeito Bruno Reis agora diz que quem vota em João Roma, está votando em Jerônimo. Mas quem vota em Lula, não é por causa de Jerônimo. E no meio disso tudo, a cereja do bolo de ‘nó mental’ é a defesa da liberdade de escolha do eleitorado, que afirma que não é influenciável. Mas, veja bem: se o eleitor não é influenciado, quem vota em Roma vota em Jerônimo?

Chocolate com Pimenta

A candidata à Vice-Presidência pela chapa de Ciro Gomes (PDT), Ana Paula Matos (PDT), deu o ar da graça e disse que violência política é corresponsabilidade de todos os ex-presidentes, em sabatina recente da Folha de S.Paulo e UOL. "As pessoas estão expressando violência, mas por quê? Elas estão com dor, estão com fome", disse. Parece que assim como a Ana de Chocolate com Pimenta, que voltou para as telinhas esta semana, a Ana do PDT voltou para matar a saudade daquela personagem ingênua e romântica.

A bronca de Rui

Em Seabra, onde o prefeito rompeu com Rui Costa e anunciou apoio a ACM Neto, o petista fez um discurso fortíssimo. Sobrou para o próprio prefeito de Seabra, o de Itaberaba e até ACM Neto.

Efeito

Apos gravar vídeo citando a opção de votar em Jerônimo Rodrigues (PT), Mário Negromonte Jr. (PP) pode sair prejudicado nesta eleição. O problema é que prefeitos da região sudeste já estão avaliando transferir o apoio que antes seria dado ao pepista para Dal, uma aposta da região para ocupar a Câmara Federal.

Virando a casaca

Com o crescimento de Jerônimo nas pesquisas de intenções de voto, não foi só Mário Negromonte Jr. o único a sinalizar uma vontade de mudar a casaca. Após declarar apoio a Neto, com direito à nota em imprensa e tudo, um prefeito de uma grande cidade do interior baiano também anda circulando em pastos petistas. A conferir.

O chicote e o cipó

O prefeito de Cipó, Marquinho do Itapicuru, do PDT, falou até em volta do chicote para defender Jerônimo. "Esse menino [ACM Neto], a vontade de ser governador é para voltar com o chicote, com a malvadeza, mas os baianos não vão deixar”, afirmou

Armas na mesa

O grupo político liderado pelo ex-prefeito ACM Neto ficou surpreso com o tamanho do ato político realizado pelo prefeito de Camaçari, Elinaldo. A leitura nos bastidores é que o gestor do município da Região Metropolitana tem feito importantes gestos pela campanha de Neto e que será recompensado por isso em um eventual governo carlista.

Cadê??

Na semana passada, durante a votação do Projeto de Lei do Poder Executivo, na ALBA, relacionado ao pagamento dos precatórios dos professores, duas importantes ausências chamaram a atenção: justamente a dos líderes do governo e da oposição, Rosemberg Pinto (PT) e Sandro Régis (UB). Em meio a campanha eleitoral, os parlamentares participaram de maneira remota da sessão que homologou o texto, mas que não deixou a categoria totalmente satisfeita, uma vez que ela queria o pagamento do valor, mas com os juros embutidos.

Em tempo

Pelo menos desta vez não houve desgaste tête-à-tête entre o petista e os professores, como aconteceu após sessão realizada no dia 30 de abril, quando foi preciso a intervenção das forças de segurança da ALBA para evitar um confronto de Rosemberg Pinto e contra um advogado o qual ele havia chamado de “mentiroso”.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp