Artigo

Roma e Kleber Rosa fizeram mais por Jerônimo do que o próprio petista no debate

Joilson César/BNews
Repórter de Política do BNews analisa desempenho dos candidatos ACM Neto, Jerônimo Rodrigues, João Roma e Kleber Rosa no debate da TV Bahia  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 28/09/2022, às 15h47   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Se os mais entusiastas dos netistas imaginavam que ACM Neto (UB) teria “vida fácil” no debate da TV Bahia, na última terça-feira (27), por ser a emissora ligada à sua família, se enganaram completamente. O ex-prefeito “apanhou” e muito dos três postulantes ao Palácio de Ondina. Algo natural, afinal, Neto é o líder em quase todas as pesquisas de intenção de votos desde a pré-campanha. A exceção é o levantamento Atlas/Intel, que tem colocado o petista Jerônimo Rodrigues (PT) à frente na reta final.

O debate começou morno, mas acendeu o sinal de alerta de que a coisa esquentaria logo em seguida quando o que ninguém imaginava aconteceu: o herdeiro carlista utilizou uma questão familiar para atingir João Roma (PL) no debate, citando o fato de ter batizado a filha do candidato bolsonarista quando ainda eram aliados.

Isso deixou Roma furioso e foi a partir daí que ele descarrilou nas críticas e fez um jogo duplo com Jerônimo para ambos baterem em ACM Neto sem dar a ele sequer a oportunidade de se defender. Combinado ou não, a estratégia deu certo. Tanto que os dois levaram o debate para uma polarização que é refletida na eleição nacional, entre Lula e Bolsonaro. 

A todo instante, Roma declarava que seu adversário era o PT, o 13 de Jerônimo e Lula contra o 22 dele e de Bolsonaro. Jerônimo não perdeu a chance de entrar na onda, mas diferente de Roma, não fez propaganda gratuita do número do adversário. Falha de Roma, mas compreensível, pois pontua em terceiro lugar nas pesquisas desde sempre e tenta pegar carona na polarização nacional como última cartada eleitoral. 

Falando do lado petista da coisa, Jerônimo, atrapalhado nas respostas como nos outros debates, saiu por cima com o foco tendo ficado na questão pessoal entre ACM Neto e Roma, pois não precisou se expor tanto e muito menos bater de frente e desgastar o ex-prefeito com críticas mais diretas. Isso ficou a cargo do ex-aliado de Neto. 

Outro que também ajudou Jerônimo indiretamente foi o psolista Kleber Rosa, que mais uma vez se destacou no debate, com críticas contundentes a Neto, à gestão de Bruno Reis (UB) em Salvador e à questão racial do ex-prefeito, que se tornou o calcanhar de Aquiles da campanha netista.  

Mas algo que ficou nítido é que tanto João Roma quanto Kleber Rosa fizeram mais por Jerônimo do que o próprio petista no debate. Roma, inclusive, pareceu se contentar com uma possível vitória de Jerônimo do que de Neto.

Ao que parece, a questão pessoal entre os dois transcende o pleito eleitoral e importa mais não ver Neto vencer do que ver o petista sair vitorioso nas urnas.

*Eduardo Dias é repórter de política do BNews

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp