Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Dalila ou Habib?

Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 01/12/2022, às 05h00   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Dalila ou Habib?
Um cacique baiano em festa no Catar, lá pelas 2h da manhã após a vitória do Brasil contra a Sérvia, em uma animada festa no lobby de um hotel, se deparou com uma bela “moça” no recinto (sozinha e bem soltinha). O rapaz resolveu investir na empreitada de tentar levá-la à sua suíte presidencial. Conversa vai, conversa vem, entre alguns amassos em um canto mais escuro, o poderoso partiu para o ataque! Foi aí que ele percebeu algo por debaixo do tubinho preto da jovem Qatare… retomado do susto e já com alguns amigos baianos também, resolveu compartilhar a experiência com eles. Daí que um mais gaiato o fez a incômoda pergunta: era Dalila ou Habib?

Regabofe em Ondina
Chamou a atenção do meio político baiano que o decreto das máscaras fora anunciado às 21h24 da última segunda-feira, dia 28. A pergunta que fica, é: o texto foi redigido dentro do regabofe que rolou no Palácio de Ondina seis horas antes, durante o jogo do Brasil contra a Suíça na Copa? Ou será que só estavam esperando o árbitro apitar o final da partida para começar a escrever o release de divulgação?

Regabofe

Os flashes de Bruno Reis
O prefeito de Salvador parece que já está em campanha por 2024. Depois dos rumores de que já está negociando uma aliança com João Roma para evitar o mesmo erro desastroso cometido por ACM Neto neste ano, o mandatário não está perdendo um flash sequer. Somente nas últimas 48 horas, participou de cinco eventos. A imprensa já não tem mais o que repercutir com o gestor.

Bruno

Em tempo...
ACM Neto já está branco novamente.

Caloteiro acima do peso
No meio político, circula o burburinho de que um político acima do peso está levando a fama de caloteiro por ter conseguido supostamente enganar quatro candidatos a deputado estadual, que acreditaram que fariam dobradinha com ele na eleição deste ano. Nenhum deles ganhou um voto sequer por causa da figura. Segundo o que contam, o político de primeira viagem não sabe que eleições existem de dois em dois anos. 

Guerra velada 1
Não anda nada bem a relação entre PT e PCdoB, após o "bypass" sofrido pelos comunistas depois da escolha do ex-prefeito de Ibotirama, Terence Lessa (PT), como 1º suplente do senador Otto Alencar. A ideia era, para pacificar os ânimos, apostar as fichas no deputado estadual reeleito, Fabrício Falcão (PCdoB), para ocupar a vaga aberta no Tribunal de Contas dos Municípios, o que abriria um espaço, na ALBA, para a também deputada estadual, Neusa Cadore (PT).

Guerra velada 2
Porém, o movimento tem sido visto com maus olhos no ninho do PCdoB, uma vez que a manobra beneficiaria apenas o nome de Fabrício Falcão, enquanto o PT ganharia mais força na Assembleia, deixando os comunistas mais "fragilizados".

Rota de colisão
Aliados que contribuíram para a eleição de Jerônimo Rodrigues estão preocupados com uma possível interferência do governador Rui Costa nos assuntos do futuro governo, a partir de 2023, o que poderia deixar os coligados insatisfeitos com essa eventual ingerência.

Quem vai?
Com a decisão por parte de Sandro Régis a não seguir à frente na liderança da oposição na ALBA, alguns nomes já se colocaram à disposição para ocupar a vaga, restando saber quem, como diz o ditado, terá mais garrafa vazia para vender. Entre os postulantes, estão: Alan Sanches, Samuel Júnior, Tiago Correia e Robinho. A conferir.

Ele fica?
Por outro lado, a base de apoio ao governador Rui Costa na Casa mantém o mistério sobre a manutenção ou não do deputado Rosemberg Pinto na liderança da bancada. Alguns parlamentares ouvidos pela coluna afirmaram que o assunto ainda não foi conversado e que ainda vão esperar por Jerônimo para bater o martelo.

Rei Geraldinho II
Depois de muita luta e acampamento em frente à Prefeitura, os agentes comunitários de saúde tiveram um desfecho feliz na quarta-feira com a aprovação do piso salarial da categoria. Agora, Bruno Reis pode “dormir” em paz sem se preocupar com a tropa estimulada por Geraldo Júnior contra ele em frente ao Thomé de Souza. O líder, aliás, posou todo poderoso diante dos seus súditos.

Geraldo Junior

Sem bagunça
Na última sessão aberta ao público na CMS, Geraldo precisou intervir mais de uma vez, sem sucesso, a fala dos colegas pedindo ordem nas galerias por conta do alto barulho que os agentes de saúde faziam. “É, Geraldo, você criou, você que cuide”, diziam os demais vereadores em plenário.

O futuro de Caetano
Luiz Caetano articula para ser candidato a prefeito de Camaçari novamente. Ex-secretário de Rui Costa e coordenador da campanha de Jerônimo Rodrigues saiu forte da eleição, elegendo sua esposa, e também é cotado para o secretariado de Jerônimo. O desejo dele é voltar à prefeitura que já ocupou na região metropolitana de Salvador.

Olha o rodo
Prefeita de Pau Brasil, Babi (PSD) ligou o modo faxina e está passando o rodo nos municípios, promovendo uma série de exonerações de servidores que ocupavam cargos de confiança. Nas eleições, a prefeita apoiou as candidaturas de ACM Neto (União Brasil) e do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No banco dos réus
A prefeita de Nova Viçosa (extremo-sul da Bahia), Luciana Rodrigues (PP), esposa do deputado estadual, Robinho (União), será julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral, nesta quinta-feira (1º), por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação, o que pode levar a cassação da pepista. O recurso partiu do adversário derrotado no pleito de 2020, Rogério Benjamin (PSD).

Mandarino em 9iorqui
O Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ricardo Mandarino, já está encerrando a gestão e poderia ter passado sem essa pérola.

Sheik de Lauro de Freitas
E Teobaldo Costa que resolveu reaparecer no Catar e está promovendo um verdadeiro suco de entretenimento nas redes sociais? A cada nova postagem, é uma pérola atrás da outra.

Teobaldo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp