Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Randevu

Imagem Na Sombra do Poder: Randevu
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/09/2022, às 06h00   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Após o término da maior festa de camisa colorida do mundo no Parque de Exposições, uma turma para lá de animada foi vista até de madrugada em um condomínio de luxo em Salvador. Seguranças na porta e os carrões chegando com as moças muito animadas e já “altinhas” davam o tom da celebração. Algumas autoridades do legislativo municipal e estadual estavam entre os participantes, onde Natanzinho era o som do momento (no volume 100). A vizinhança, em contato com a NSP, afirmou ter feito várias reclamações aos órgãos competentes, mas não tiveram retorno. Na 2ª feira, ninguém apareceu nas campanhas dos quais participam ativamente. Será que a vodka era de baixa qualidade ou a lança perfume tava batizada?

Boneca de louça
Uma ex-patricinha da capital baiana, após “falência” do ex-marido, resolveu aderir a campanha política pelo estado com um grupo local. Até aí, tudo bem, tudo 12x8. O problema é que vem causando um tremendo mal estar entre os participantes da jornada e a discórdia já está plantada no coração da ala feminina. Para começar, ela chega atrasada nas carreatas, um perfume Jadore da Dior exalando pelo meio do povo, calça diesel, tênis Goose Island (último lançamento), maquiagem Sefora importada e até cílios postiços. A mulherada que pega no batente pesado já foi fazer queixa à coordenação, pois não é justo elas carregarem bandeira no sol de 40º pelo estado e a refinada “paty” ficar no ar-condicionado da camionete, fazendo selfies e postando nas redes.


Baixaria de 5ª
A cena protagonizada na última terça-feira, no hangar da Abaete Táxi Aéreo, presenciada por diversas pessoas, foi descrita como um verdadeiro “barraco” de 5ª categoria. O telecatch encenado pelo deputado Marcelo Nilo e o seu colega de Câmara Federal, Félix Mendonça, foi narrado à NSP como algo esdrúxulo e fora de qualquer padrão razoável na política. Palavras de baixíssimo calão e ofensas familiares foram proferidas aos quatro ventos para quem estivesse ali participando da patacoada. O saldo de tudo foi um celular arremessado ao chão, a canela do deputado Adolfo Viana machucada ao bater na mesa de centro por separar os brigões e uma vergonha absurda para os que estavam no local. Lamentável.


luta livre


O voto da fé
O candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, resolveu imitar a campanha de Lula e foi atrás do apoio de pastores e de fieis das diversas denominações, entre elas, representantes das Igrejas Assembleia de Deus, Batista, Adventista do Sétimo Dia, Presbiteriana e Imperial do Reino de Deus.


A ameaça de Suíca
O vereador Suíca deu uma bronca geral em sindicalistas bolsonaristas. "Se tiver bolsonarista aqui, vai se ver comigo", ameaçou. O vídeo pegou mal e foi comparado aos empresários bolsonaristas que também estão ameaçando trabalhadores de demissão caso votem em Lula.


Foi chorar no pé do careca
E ACM Neto cansou de reclamar das decisões do TRE contra sua campanha na Bahia e tratou de pegar um voo e ir bater na porta do presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Como se diz na rivalidade Ba-Vi, quando um ou outro perde e reclama demais, manda ir chorar no pé do caboclo no Campo Grande. Neto, então, decidiu levar o ditado ao pé da letra e foi chorar no careca.

neto


ACM Afro
Por falar em ACM Neto, após as eleições, independentemente do resultado das urnas, o ex-prefeito já tem um evento importante em sua agenda: o AfroPunk Bahia, em 26 de novembro. O gestor cria de São Lázaro, na Federação, já estampa até cartaz de participação no evento.

neto afro


Wakanda da Federação
Ainda falando na Wakanda da Federação, essa semana viralizou uma figurinha do ancião da tribo Magalhães com os dizeres: Vovô do Ilê, que gerou revolta inclusive lá pros lados da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Afrodescendentes da OAB-BA.


ilê


Risada nacional
Nem mesmo a renomada âncora da GloboNews, Julia Duailibi, segurou o riso ao comentar o caso.

@bnewsoficial#acmneto#eleicoes2022#governo#bahia#globonews#jeronimorodrigues#salvador#nordeste#politica#bnews♬ som original - BNews - Portal de notícias


Economia?
Candidato à reeleição a deputado federal, Abílio Santana (PL-BA) usou de uma estratégia inusitada para chamar a atenção dos eleitores e, de quebra, "economizar" nas despesas de campanha. Na Avenida Paralela, nos dois sentidos, a equipe do parlamentar adotou a seguinte tática: ao invés de pagar a apoiadores para agitar bandeiras e segurar cartazes, encheu galões de água (aqueles de 20 litros) com areia e, por conseguinte, fincou placas com a foto dele e o número de urna. Se a moda pega, o que vai ter de gente sem receber aquele trocadinho não estará no gibi.


O novo tom de Rui
O governador Rui Costa está fugindo de novas polêmicas após o ataque destemperado contra a família de ACM Neto e o ex-aliado João Leão há alguns dias. Ficou pianinho na última semana.


E Leozinho?
O PDT disparou uma nota na última semana informando que Ana Paula Matos (PDT) vai votar em Félix Mendonça Júnior (PDT) para deputado federal. Será que Leo Prates (PDT) não vai ficar com ciúmes?


Não vira o disco
Os releases divulgados pela campanha de João Roma parecem os mesmos toda semana. É "Auxílio Bahia" para lá, é a metáfora do "peixe" para cá... Será que o repertório do bolsonarista baiano é tão limitado assim? 


Haja Rexona
O verão em Salvador ainda nem chegou, mas o prefeito Bruno Reis parece já estar derretendo de calor, vide suas recentes aparições públicas, onde a coitada da camisa social tem sofrido com as transpirações do gestor. Resta saber se os puxa saco de primeira hora, Sosthenes Macedo, Boca Magalhães e Paulinho Magalhães, têm aguentado o suadouro de Bruno. Haja Rexona.


bruno

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp