Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Piriguete no horário eleitoral

Imagem Na Sombra do Poder: Piriguete no horário eleitoral
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/09/2022, às 05h50   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma menina de “valor” da galerinha de Salvador, bastante conhecida por alguns playboys da cidade, resolveu lançar-se na política. A mocinha, depois de passar o rodo nas festas e afters da cidade, resolveu aproveitar as boas amizades e pingou em um partido para tentar morder uma vaguinha no parlamento. Há quem diga que seus padrinhos são de peso e que algumas esposas do tradicional Corredor da Vitória estão 'retadas' com esse batismo. Em tempo, a moça estava esse fim de semana em um clube da cidade, desfilando com um biquíni minúsculo comprado na Marisa da Avenida Sete. Com certeza não foi o padrinho “pesado” quem deu.


Menino traquino
Um jovem conhecido do baixo clero empresarial da capital baiana voltou a circular pelos cafés da cidade e pelo Yacht Club, gritando com jeito pouco discreto aos quatro cantos que está colado com deputado fulano de tal, levantando “recursos” poucos republicanos para a campanha de um candidato ao Governo do Estado. Os mais próximos do rapaz afirmam que ele não anda bem do juízo, fazendo uso de medicação tarja preta. O rapaz tem ameaçado empresários locais, caso esses não cedam aos seus encantos. Ele esquece que, em um passado não muito distante, um de seus padrinhos recebera a visita da Polícia Federal em casa... E o mesmo jovem, de tão atônito que ficara, mergulhou por completo e atravessou o Oceano Atlântico por uns tempos com medo do que viria. Pelo jeito, voltou mais valente e não aprendeu a lição. E olhe que de medicação ele entende...


dick


Faroeste batendo na porta
Fontes ligadas à NSP garantem que a Operação Faroeste, que fez uma limpa no Estado, está voltando mais forte que nunca. Pessoas ligadas ao Poder Judiciário baiano já começaram a colocar as barbas de molho e o casaco (ou jaqueta), já estariam até preparados para uma 'visitinha' do carro preto logo ao raiar do Sol... A coluna tomou conhecimento que já tem gente vendendo carrões de luxo e casas de praia no litoral baiano com medo das buscas e apreensões que estariam por vir. Há quem diga que é chumbo grosso e nitroglicerina pura que vem por aí...


faroeste


Aliados de conveniência
Se depender dos aliados na Bahia, Ciro Gomes está lascado. Ninguém saiu em defesa dele após as fortes acusações do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Nem mesmo a vice dele, Ana Paula Matos, se pronunciou. Félix Mendonça Júnior, presidente do PDT Bahia, muito menos.


O piti de Rosemberg
Chamou a atenção, após a sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa da Bahia, o destempero do líder do governo na Casa, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), contra um advogado que representa um grupo de professores que esteve no local para cobrar dos parlamentares a votação de um Projeto de Lei que permite o pagamento dos precatórios do Fundeb.

Chama o bombeiro
O "princípio de incêndio" começou já durante a sessão plenária quando, ao discursar sobre quando a situação seria resolvida, o petista ser interrompido diversas vezes pelos docentes que ocupavam a galeria, cobrando uma definição quanto ao Projeto de Lei. O clima quente precisou ser arrefecido pelo presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD).


O estopim
Se o clima durante a plenária já dava indícios do que viria pela frente, a discussão azedou de vez quando, do lado de fora do plenário, os professores cercaram Rosemberg para fazer a cobrança. Diante da pressão, o petista, com dedo em riste e em alto e bom som, chamou o advogado que representa a categoria de "mentiroso". O clima esquentou e foi preciso intervenção das polícias legislativa e militar para evitar algo pior. Para quem tem a tarefa de ser um interlocutor entre a Casa Legislativa e o povo, o gesto de Rosemberg Pinto acabou pegando mal.


Coaching carlista
Bom, em sua apresentação dos principais pontos de seu plano de governo, o ex-prefeito ACM Neto abriu mão do tradicional microfone dinâmico no palco para usar o tipo headset, que mais parecia com o personagem Arturo Roman, o Arturito, de La Casa de Papel. O Carlista ficou com as mãos livres para gesticular à vontade no palco, tal qual um coaching profissional. Se não der certo nas eleições, Netinho pode ter achado uma nova profissão.


motnagem


Imprevisto
Um tumulto tomou conta de uma agenda de ACM Neto no Lobato, em Salvador, nesta semana. Sindicalistas resolveram protestar contra a prefeitura na região. Em uma gravação, o povo disse que ele ficou com medo de entrar no bairro.

Um novo Líder
Geraldo Júnior parece ter entendido o recado após ficar de fora da campanha de Jerônimo Rodrigues no interior da Bahia. Nesta semana até trocou a tradicional blusa de listras laranja e verde da própria campanha por uma camisa mais discreta durante uma carreata petista.

GJ

Ausência sentida
No PSOL, chamou a atenção, durante a realização do Arrastão do "PSOL com Lula", na Barra, a ausência, tanto na concentração, quanto na saída do grupo - do Cristo em direção ao Farol - da candidata ao Senado, Tâmara Azevedo. Na semana passada, a coluna já havia chamado a atenção para um certo "distanciamento" entre ela e o candidato ao Governo da Bahia, Kleber Rosa e que o motivo, para isso, seria meramente estratégico, uma vez que o postulante ao Palácio de Ondina pega mais pesado com o PT do que ela. 


A explicação
Após muitos vais-e-vens, a explicação oficial: Tâmara estava na inauguração do comitê de campanha de um candidato a deputado e acabou perdendo a hora do encontro. No entanto, ela teria chegado à região da Barra quando o "Arrastão" chegou próximo ao fim.


Ciumeira socialista
Ainda no ninho psolista, uma pessoa do partido que busca uma vaga na Câmara dos Deputados reclamou da diferença de atenção dada pela direção nacional da sigla com relação a distribuição de recursos entre os postulantes ao poder legislativo, aqui na Bahia. Segundo ela, o PSOL estaria apostando mais em nomes já firmados em seus postos do que em que tenta atrair "do zero" a atenção do eleitor.


Fogo amigo bolsonarista 1
André Porciúncula não está nos melhores dias dentro do bolsonarismo baiano. Lideranças estão espalhando por aí que ele não está conseguindo juntar gente nos eventos direita.


Fogo amigo bolsonarista 2
Capitão Alden é outro que vem sendo acusado por bolsonaristas de manipular vídeos antigos para parecer que tem o apoio da família Bolsonaro na Bahia. 


Farpas bolsonaristas
O cão de guarda do bolsonarismo baiano, Alexandre Aleluia, e a ex-bolsonarista Dayane Pimentel continuam trocando "afagos" nas redes sociais. O print abaixo circulou nos zap zaps na última semana.


print


De hater a fã
Bastou uma eleição perdida para a Câmara de Vereadores e o esquecimento na base governista para que a ex-vereadora Ana Rita Tavares se bandeasse para o lado de ACM Neto, que ela criticava tanto quando ainda era prefeito. Ana fazia um verdadeiro escarcéu em frente ao Palácio Thomé de Souza para chamar atenção “em defesa dos animais”. Agora, vive perambulando nos corredores dos eventos do herdeiro carlista em busca de uma fotinha para atrelar sua imagem.


rita

Ao mestre, com carinho
O vereador Edvaldo Brito (PSD) passou por uma situação inusitada nos últimos dias. Houve uma queda de energia no prédio da Faculdade de Direito da UFBA e, em virtude do comparecimento de alunos de fora da cidade, ele se viu obrigado a dar aula direto do estacionamento da faculdade de onde é professor há 48 anos. O registro é impressionante.


estacionamento

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp