Justiça

Hospital psiquiátrico de Juazeiro tem internações interrompidas após determinação da Justiça

Reprodução/Google Street View
Unidade foi alvo de denúncia de estupro em 2022  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 15/03/2024, às 11h12   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público solicitou junto à Justiça que fosse interrompida a admissão de novos pacientes no Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro, no norte da Bahia. O pedido foi aceito pelo juiz José Goes Filho.  A decisão foi proferida na última quarta-feira (13) após ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Rita de Cássia Caxias de Souza. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


Na decisão, o juiz considerou os relatórios de inspeção realizados na unidade hospitalar em outubro de 2023 e neste mês de março apontados pelo MP, que constataram diversas irregularidades e violação a direitos dos pacientes. "Verifico que estão faltando insumos básicos no Hospital Psiquiátrico, bem como há um total descaso e desamparo com a situação dos pacientes internados"', disse o magistrado. Ele determinou ainda o bloqueio de regulações para a unidade pela Central Interestadual de Leitos. 


Entre as graves irregularidades constatadas pelas inspeções estão déficit na alimentação fornecidas aos pacientes (frutas e carnes), estruturas físicas danificadas, falta de limpeza nos refeitórios e incapacidade de fornecer vestimentas e medicamentos necessários. O descumprimento da decisão pode gerar uma multa diária de R$ 2,5 mil.

Denúncia de estupro

Em setembro de 2022, a unidade de saúde foi alvo de denúncia de abuso sexual. Segundo a denúncia, uma interna teria sido violentada por um funcionário e, posteriormente, uma adolescente também teria sido vítima do mesmo crime

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp