Salvador

Banho de Inclusão: Pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção lotam praia de Ondina

Paulo M. Azevedo/BNews
Neste domingo (26), a iniciativa do "Para Praia" se repete, das 8h às 12h  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 25/02/2023, às 11h02 - Atualizado às 11h02   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Após um hiato de dois anos por conta da pandemia, o projeto “Para Praia” volta a promover a inclusão de pessoas com deficiência física e com pouca mobilidade, que não tinham acesso à praia no Verão de Salvador. Neste sábado (25), a programação atraiu centenas de pessoas ao trecho de Orla, em Ondina, nas proximidades do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR). Em suas areias, estavam montadas áreas para atividades recreativas, banheiros especiais e pistas de acesso, além de uma equipe multidisciplinar para assistir a atividade com segurança. No domingo (26), a iniciativa se repete, das 8h às 12h. 

Pela terceira vez, a cadeirante Nilciléia Lopes, 62 anos, participa do projeto. Acompanhada da sobrinha, sobrinhos, irmão, irmã e do cão de estimação, ela chegou à praia bastante animada. “Só nós que temos uma deficiência sabemos da dificuldade para vir à praia”, conta a cadeirante que perdeu a mobilidade por conta de uma lesão na coluna. Enquanto se preparava para trocar de cadeira, ela comentou sobre a segurança do banho de mar assistido por profissionais de saúde. “A gente se banha sem medo, sabendo que temos pessoas para cuidar, caso aconteça alguma coisa”, disse.  

Nesta retomada, as cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes voltam a ser utilizados nos banhos, promovido com a total assistência técnica de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, enfermagem, educação física, medicina, psicologia e biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O evento segue com os banhos de mar, sempre aos sábados e domingos, nos dias 04, 05, 11 e 12 de março. 

“Viver nessa cidade e poder tomar um banho de mar é um grande privilégio, e para as pessoas com deficiência não poderia ser diferente. Por isso, apoiamos esse projeto. Para que a inclusão social seja uma realidade na vida de todos, e assim possamos realizar o nosso propósito de promover uma cidade com mais acessibilidade”, destacou Junior Magalhães, secretário da Sempre. 

VERÃO INCLUSIVO - Em sete edições, o Para Praia já atendeu 3.000 banhistas, muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez. Antes do Para Praia, o banho de mar, lazer preferido pelos baianos no Verão, sempre foi um desafio para os deficientes físicos, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia. A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 60 pessoas por dia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp