Justiça

Conselheiros do CNMP avaliam pena máxima que órgão pode aplicar a Deltan é censura ou advertência

Pedro de Oliveira/ ALEP
Processo no qual Renan Calheiros acusa o procurador de ter tentado interferir nas eleições do Senado volta a pauta do colegiado nesta terça (8)  |   Bnews - Divulgação Pedro de Oliveira/ ALEP

Publicado em 07/09/2020, às 08h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) esperam conseguir maioria para punir o coordenador da Operação Lava-Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol no processo em que o senador Renan Calheiros (MDB) o acusa de ter tentado interferir nas eleições para a presidência do Senado em 2018.

Contudo, o procurador só pode receber punições mais leves quanto ao caso: censura ou advertência. As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, desta segunda-feira (7). 

Este processo deve voltar à pauta do colegiado na próxima terça-feira (8) após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ter reformado decisão do decano da corte, Celso de Mello - que havia mandado suspender as ações contra o procurador no órgão.

Integrantes do colegiado pretendiam aplicar uma suspensão das atividades no MPF. Porém, como o procurador foi beneficiado por determinação do ministro, e próximo presidente do Supremo, Luiz Fux - que invalidou uma sanção anterior aplicada a ele - Deltan não tem mais precedentes no conselho. 

Com isso, o procurador só pode receber punições mais brandas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp