Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Bebê Rena do Horto

Divulgação/ Netflix
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Netflix

Publicado em 02/05/2024, às 05h50 - Atualizado às 05h51   Editoria de Política



O sucesso da série Bebê Rena da Netflix está sendo vivido em tempo em real, em Salvador, mais precisamente no tradicional bairro do Horto. Por lá, uma dondoca bem conhecida por suas sandices decidiu perseguir e stalkear diariamente uma advogada do Condomínio Panamby. Seja no salão, seja no Pepe, seja no Empório da Avenida e até mesmo na academia do prédio, a obsessão é tamanha que a moça já pensa em registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia. E não é pra menos. Fontes da NSP afirmaram que a “doida”, no domingo passado, esperou a vítima sair de sua torre para lhe oferecer uma torta e perguntar onde ela comprara sua bolsa Hermes. Vale ressaltar q a “loira” já passou por poucas e boas recentemente após surtar com o maridão.

Os caminhos de Bruno
Os mais atentos nesse período que antecede o início das campanhas eleitorais já notaram alguns indicativos de Bruno Reis para o pleito deste ano. O primeiro deles é em relação ao nome que ocupará o cargo de vice em sua chapa. Sempre que perguntado, o prefeito se refere "A" candidata e pouco "AO" candidato, um detalhe no artigo que pode indicar que a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, é a favorita ao cargo. O outro é o fato de Bruno tentar de todas as formas minimizar a polarização que o Brasil vive entre Lula e Bolsonaro. Mesmo tendo anunciado aliança com o PL, o prefeito tem evitado de todas formas fazer com que a sua imagem esteja associada a do ex-presidente. Medo da rejeição de Bolsonaro em Salvador?


Sabonete bolsonarista
O distanciamento regular com o bolsonarismo fica claro nos momentos em que Bruno Reis é escorregadio. No discurso de agradecimento ao apoio do PL, o gestor disse que defende a família, a propriedade privada, a liberdade de expressão, a liberdade econômica e, reparem, o direito à legítima defesa. Mas o entendimento de Bruno expressado sobre esta última bandeira, que é a cara aos bolsonaristas, foi num caminho bem mais light. O prefeito disse que, por ser advogado, é a favor da ampla defesa - ele claramente falava de garantir o contraditório em embates judiciais -, mas o que os bolsonaristas querem dizer com legítima defesa é o direito de ter posse e porte de arma de fogo. 

divulgação

Ué, cadê?
Na última semana, o prefeito Bruno Reis, em companhia do ministro Jader Filho, entregou a linha 2 do BRT. No entanto, o que chama a atenção é a fraca movimentação de ônibus e usuários ao longo da Avenida Vasco da Gama. O que dá para observar são os funcionários realizando os últimos ajustes nas estações e veículos vazios. Com isso, fica a pergunta: o equipamento está de fato pronto ou foi entregue ainda sem condições de operar?


Plano feito
A estratégia para tentar virar o jogo em Salvador, onde o prefeito Bruno Reis aparece com vantagem na maioria dos levantamentos, é associar o atual gestor a Jair Bolsonaro, cuja avaliação é negativa na capital, e Geraldo Júnior, ainda que neófito no ninho, ao time de Lula. Mas a deixa não foi dada após o anúncio do apoio do PL a Bruno Reis, feito na terça-feira (30); no dia anterior, quando o TRE-BA empossou no novo presidente da Corte Eleitoral, Jerônimo já havia dito que seria o "time de Lula" contra o "time de Bolsonaro". Diferente das eleições estaduais, o pleito municipal, principalmente o soteropolitano, nunca foi nacionalizado. Dessa vez dará certo? A conferir.

OAB pegando fogo
A eleição da OAB ainda está distante, mas já começou a pegar fogo nos bastidores e nos vinhos de final de semana. Dessa vez o cenário foi um tradicional restaurante na Avenida Tancredo Neves, onde uma turminha discutia em temperatura elevada algumas ações para o pleito.Entre taças de vinho e cálices de 43, um gordinho conhecido por sempre pedir votos para uma chapa antiga, prometeu revelar alguns segredos de alcova de uma “pré candidata" a presidência, deixando os colegas de drinks atônitos e constrangidos com o falastrão. Pegou mal…

fogo

Lobby a jato
Antigamente o tradicional lobby entre empresários e políticos era feito em restaurantes de luxo e almoços em lanchas na Baía de Todos-os-Santos, nas sextas-feiras.  Mas hoje a turma subiu de régua e, em Salvador, o que mais tem visto é uma “patotinha “cortando os céus do estado sentido Brasília e São Paulo, carregando políticos, autoridades do judiciário, executivos de empresa, prefeitos e até mesmo algumas meninas de um clube adulto da cidade. Alguns funcionários ligados a aviação baiana relataram a coluna que os voos saem bem cedo e retornam pela madrugada. Os jatinhos saem repletos de mimos para convidados, como drinks importados e guloseimas de uma tradicional delicatessen local. Um dos promotores da “carona de luxo" recebeu, em um passado recente, uma visita de agentes federais em suas residências e mesmo assim não aprende. Entre licitações e aporte graúdo em campanhas de deputados, ele sabe girar e movimentar muito bem o bingo do lobby. Pelo jeito, até a eleição esse “aviãozinho “pode parar na rota da Papuda.

Faz a pose, olha o flash
Que na política vale 'quase' tudo, todo mundo sabe. Mas recentemente, mesmo com a chegada das eleições municipais em Salvador, muitos deles continuam posando juntos e até mesmo pegando um 'baba' com assessor da oposição. Inclusive na Câmara Municipal é facinho observar esse movimento de morde e assopra. Será que essa situação vai continuar até outubro? Aguardando as cenas dos próximos capítulos.

Licitação de Diamante
Uma licitação para serviços da Embasa no município de Lauro de Freitas vem deixando autoridades, empreiteiros, imprensa e até políticos de queixo caído. Tudo isso porque algumas já circula por aí que um certo “pato” já estaria com a mão no polpudo contrato, que ja foi acordado com outros empreiteiros. A Prefeitura afirma não tem nada a ver com o parangolé. Já Embasa emitiu uma nota baseada em seu compliance e governança. O fato é que todos estão só esperando o resultado do certame e, com isso, confirmarem se realmente o "Pato" levará a bolada. Já tem até autoridades do judiciário local com a lupa em cima, aguardando só as Hilux passearem pela Paralela.

diamante

Swingão da torre 2
Após a NSP ter relatado uma farra mais apimentada em um famoso prédio de luxo da cidade, diversos leitores trataram de passar alguns detalhes da turminha. Uma das moradoras parece ter se separado recentemente e estaria utilizando a escada de emergência para realizar algumas aventuras com vizinhos casados na hora da malhação matinal. Já tem esposa descendo para acompanhar o digníssimo na academia e garantindo seu casamento. Essa torre vai explodir até o verão.



Cofre aberto
O governador Jerônimo Rodrigues vem causando na Assembleia Legislativa da Bahia com seus inúmeros pedidos de empréstimos na Casa. A oposição reclama de falta de transparência e que o petista quer 'falir' o estado. Inclusive, mais um pedido foi solicitado para entrar em votação. Será que haverá mais pela frente?


Bom dia Verônica: O voto da fé 1
“Tem coisa mais perversa do que usar a fé das pessoas para ter poder?”. É perceptível o crescente uso de discursos atrelados a diferentes religiões, apesar do art. 5º da Constituição Federal garantir a todo indivíduo o livre exercício da religião. Historicamente, a religião e a política sempre andaram juntas e a história confirma isso. Somos, conforme disse o filósofo grego Aristóteles, “animais políticos”. 


Bom dia Verônica: O voto da fé 2

O ser humano é indivisível em sua essência social e religiosa. Suas decisões no convívio social refletem a inseparabilidade das junções, sem dissociar o ser religioso do ser social. O uso da religião no Brasil ganhou ainda mais força depois das eleições presidenciais de 2018, onde lideranças religiosas intitularam o ex-presidente Bolsonaro como o “escolhido”, seguindo os mesmos princípios que geraram, nos anos 70, nos Estados Unidos, o movimento político conhecido como "Moral Majority" (Maioria Moral). E Salvador parece estar indo pelo mesmo caminho.

O rei das terceirizadas
Uma figura conhecida na capital baiana vem sendo carinhosamente chamada de o “Rei das Terceirizadas", não só pela sua silhueta avantajada de majestade, mas por ser o principal empresário do setor e articulador das outras participes no segmento, operando na Prefeitura de Salvador. Alguns súditos do Rei detalharam para a coluna o modus operandi que ele utiliza quando se aproximam as licitações. De merendeiras a auxiliar de limpeza, todos os cargos passam pelo rapaz e ele vai encaixando no tabuleiro as empresas que o interessam e o bajulam por alguns contratinhos. Um vereador ligado ao setor, em contato com a Sombra promete revelar os bastidores com detalhes desse reinado de único “dono”, além dos contratos milionários que ele abocanha ao longo da gestão. O prefeito Bruno Reis já te olho no “mocinho” e promete até eleições cortar seus tentáculos de algumas secretarias onde presta serviços.

rei
Playground / Reprodução

Uma pressa danada
Quem tentou acompanhar a sessão da Câmara Municipal na terça-feira (30) precisou ser pontual. Isso porque ela foi absurdamente célere e terminou meia hora depois de começar. Se quem assistia ficou frustrado, pode também ter dado boas risadas, já que ao final, enquanto os vereadores eram entrevistados pela TV Câmara, era possível ver, ao fundo, vários edis que chegaram atrasados, correndo para “bater o ponto” e não levar falta.

Visitantes da Casa do Povo
Mas com o trânsito de Salvador, quem não se atrasa para os compromissos, não é verdade? Pelo menos esses não fazem como algumas vereadoras que frequentemente assinam o ponto e saem, sem falar e sem “dar ouvidos” aos seus pares. Tem "Victor Hugo" que sabe mais dos problemas da cidade do que elas.  A NSP está de olho!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp