Cidades
Publicado em 29/10/2020, às 17h03 Luiz Felipe Fernandez
A Via Bahia respondeu por meio de nota as críticas do ministro do Desenvolvimento Urbano, Tarcísio de Freitas, que planeja entrar na Justiça para retirar da empresa a concessão das rodovias BR-324 e BR-116 no estado da Bahia.
Em nota enviada ao BNews, a empresa afirmou que a revisão do contrato prevista para ser feita a cada cinco anos, foi ignorada pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) em 2014 e em 2019, o que impediu a concessionária de realizar novas obras. Este impasse, segundo a concessionária, teria travado R$ 7 bilhões que seriam aplicados para a melhoria das rodovias.
Nas próximas semanas, de acordo com a nota, a Via Bahia tentará novamente entrar em acordo com a ANTT e propôs ao Governo Federal um acordo de "recuperação de confiança", no qual promete o investimento de mais de R$ 600 milhões.
A empresa destacou que em 2020 já foram investidos R$ 100 milhões inicialmente na BR-116, em Jaguaquara, para a revitalização das estradas. Os serviços já programados abrangem trechos das rodovias que passam por Salvador, Simões Filho, Candeias, Jequié, Jaguaquara e Vitoria da Conquista. Todos os recursos arrecadados com pedágios são integralmente investidos na rodovia.
No texto, a Via Bahia ressalta que o trecho que administra teve 98% de aprovação pela segunda pesquisa anual consecutiva, realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
"Destaca-se que os trechos concedidos têm apresentado, continuamente, melhores resultados na avaliação da Pesquisa CNT de Rodovias, o que comprova a efetividade de se investir na manutenção e na adequação da capacidade das vias, relata trecho do relatório gerencial da Pesquisa CNT Rodovias 2019. "Antes de a VIABAHIA assumir a concessão das rodovias, a CNT classificava a BR-324 – rodovia Engenheiro Vasco Filho e BR-116 – rodovia Santos Dumont como 'Ruim' ou 'Regular'", salienta a nota.
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