BNews Turismo

Itabuna aposta na tradição e na festa de São Pedro para atrair turistas

Secretaria de Cultura- Teatro Municipal de Itabuna
Tradicional em Itabuna, São Pedro vai contar com diversas atrações e homenagem especial em 2024  |   Bnews - Divulgação Secretaria de Cultura- Teatro Municipal de Itabuna

Publicado em 29/03/2024, às 05h30   Cadastrado por Gabriel Bacelar


FacebookTwitterWhatsApp

No sul da Bahia, Itabuna está a cerca de 430 km da capital, sendo a sétima cidade mais populosa do estado. Por muito tempo, a sua economia se baseava na agricultura e no processo de produção de cacau. Hoje, o município busca outras fontes de potencializar a economia e também utiliza o incentivo à indústrias, em virtude da crise na lavoura cacaueira.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Situada em uma região calorosa e acolhedora, a cidade é cortada pelo rio Cachoeira, que enriquece a beleza natural do local. O turismo tem o comércio como grande potência. 

Em nota enviada ao BNews,  a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) destacou os atrativos turísticos da cidade. "A Casa Jorge Amado é um espaço de preservação da história do autor, local onde nasceu o escritor baiano. Atualmente, funciona também como equipamento cultural. Por falar em cultura, temos o Teatro Candinha Dória, o segundo maior palco da América Latina, Centro de Cultura Adonias Filho, onde é realizado várias apresentações culturais e seminários. E para o nosso entretenimento, temos o Shopping Jequitibá, que conquista cada vez mais os consumidores do sul da Bahia. Localizado no centro, um dos principais polos de negócios, ele possui uma ABL (Área Bruta Locável) de 28.519,20 m²", disse, em nota, a FICC.

Cidade de Itabuna:

Itabuna
Prefeitura 

Shopping Jequitibá: 

Shopping Jequitibá
Shopping Jequitibá 

Ainda em nota, a FICC enfatizou a força do tradicional Ita Pedro, festa de São Pedro que acontecerá entre os dias 27/06 e 30/06. "Muito tradicional em celebrar as datas comemorativas, a cidade possui um calendário cultural invejável, onde começa em fevereiro comemorando a tradicional 'Lavagem do Beco do Fuxico', um carnaval tradicional e cultural, Celebra Itabuna (Comemoração para o público católico, evangélico e das matrizes africanas, e em Junho o tradicional Ita Pedro, um São Pedro que acontecerá nos dias 27/06 a 30/06", afirmou Geysa Bahia, representante da FICC.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

A festa costuma contar com a presença de um grande público na edição de 2024. "Na festa que já reuniu mais de 120 mil por noite. Esse ano a perspectiva não será diferente, pois a programação está bem eclética, mas mantendo também o tradicional forró. Dentre as atrações já confirmadas estão: Léo Santana, Dorgival Dantas e Calcinha Preta. Serão 04 dias de festa, e esse ano iremos fazer uma homenagem ao querido vocalista da Banda Lordão 'Kocó' que faleceu esse ano e tem uma grande história na cidade como músico e cidadão, utilizando o tema: 'É tão bom se apaixonar' música da própria banda que embalou muita gente nas suas apresentações", enfatizou Geysa.

A cidade de Itabuna espera que a 3ª edição do Ita Pedro possa potencializar a economia da cidade e prepara planos otimistas para o comércio local. "A 3ª edição do Ita Pedro traz planos otimistas para as principais entidades do comércio. ACI (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista) pois, todos já vislumbram o fortalecimento da economia em todos os segmentos", confirmou Geysa em comunicado da FICC.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp