Saúde

Saiba qual droga promete maior perda de peso em um menor tempo

Jefferson Rudy/Agência Senado
Novas substâncias são apresentadas como ainda mais efetivas do que as já existentes no mercado  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 28/03/2024, às 10h27   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

A busca por drogas que ajudem na redução de peso tem sido cada vez mais requisitadas. Remédios como Ozempic, Victoza e Mounjaro são algumas das medicações utilizadas contra a diabetes 2 e também passaram a ser usados para a perda de peso.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 2,3 bilhões de adultos em todo o mundo devem estar acima do peso – sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. 


Uma das substâncias com resultados mais recentes a serem anunciados é a amicretina. Assim como a semaglutida (Ozempic e Wegovy), a liraglutida (Victoria e Saxenda) e a tirzepatida (Mounjaro), já aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a amicretina simula a ação de hormônios presentes no corpo humano. Ela atua regulando o apetite, trazendo maior efeito de saciedade.

Amicretina

Perda de peso alegada: 13% ao longo de 12 semanas

Modo de uso: comprimidos de uso diário

Remédios: em fase de estudo, ainda não disponível em nenhum remédio

De acordo com resultados preliminares de um estudo feito pelo laboratório Novo Nordisk (ainda não publicado em revista científica), atestam que pessoas que fizeram uso da substância tiveram uma perda média de 13% do peso corporal ao longo de 12 semanas. 


A redução de peso apresentada pela farmacêutica é superior à observada com a semaglutida. No mesmo período, ela apresenta uma perda de peso de cerca de 6%, como mostram dados de um estudo publicado na revista científica JAMA (Journal of the American Medical Association).


Diferentemente dos medicamentos como o Ozempic, Saxenda e Wegovy, que são de aplicação subcutânea, isto é, com canetas injetáveis, a amicretina está sendo testada na forma oral.


A endocrinologista Maria Fernanda Barca explica que o diferencial da nova substância é que ela simula a ação de dois diferentes hormônios.


“Essa molécula parece se provar mais efetiva por agir de forma semelhante a dois hormônios – o GLP-1 e a amilina – que dão o efeito de saciedade de esvaziamento gástrico", disse a médica em entrevista ao portal g1. 


O GLP-1 é um hormônio secretado principalmente pelas células do intestino. Ele vai até o cérebro e estimula algumas células, diminuindo o apetite. Já a amilina é produzida no pâncreas e envia ao cérebro esses mesmos sinais que dão ao corpo uma sensação de saciedade.


A vantagem dos medicamentos que simulam a ação do GLP-1 é sua durabilidade no corpo humano. Naturalmente, o GLP-1 tem um tempo de vida curto. A DPP4, uma enzima produzida pelo nosso organismo, acaba rápido com o efeito do hormônio, fazendo com que a sensação de fome venha logo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp