BNews Turismo

Ex-gerente do Othon rebate acusações de Pedro Costa

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 18/10/2018, às 13h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-gerente do Bahia Othon Palace, Luis Marques, rebateu em nota enviada ao Bnews, na manhã dessa quinta-feira (18), as declarações do presidente do Conselho Municipal do Carnaval, Pedro Costa.

Ele nega que tenha sido responsável pelo fechamento do hotel, conforme levantado por Costa.

Veja a nota completa:

“Fui Gerente Geral do Bahia Othon Palace de 2011 a 2017, e como sou parte visada na vossa entrevista, gostaria de ter direito ao contraditório de todas as inverdades, mentiras e falta de conhecimento de causa, na vossa matéria que saiu com a entrevista ao Sr. Pedro Costa, que é conhecido pela sua incapacidade de gerenciamento do que quer que seja, e que deixou afundar durante a sua gestão o Convention Bureau.

As pessoas de bem e os vossos leitores não podem ficar lendo todas as besteiras ditas por esse dinossauro do turismo, sem que tenham as informações corretas e claras sobre os últimos anos de operação do Bahia Othon Palace.

As suas afirmações são tão incorretas que afirma entre outras coisas, que o hotel já tinha fechado apartamentos, o que falso e denota falta total de conhecimento, pois o hotel sempre teve 278 apartamentos/quartos, e é com esse inventário que está registrado junto ao Cadastur.

Nos últimos anos o hotel cresceu em todos os sentidos do negócio, seja em diária média, seja em ocupação, seja em volume de negócio de eventos e congressos, sendo a liderança nesse segmento de negócio em Salvador.
O seu staff trabalhou afincadamente e com total empenho para que isto acontecesse nos últimos anos, trazendo de volta à liderança da hotelaria em Salvador, mesmo com todos os problemas que existem na nossa cidade, a nível do turismo , captação de negócios turísticos e estratégias de médio e longo prazo.

Torna-se cada vez mais dificil operar hoteis e negócios turisticos nesta cidade, com a falta de estratégia de turismo por parte das entidades competentes, com a perda de voos e hubs, falta de politicas sérias de turismo, alto custo de operação, IPTU fora de qualquer cogitação e preços exorbitantes de água e energia.

Só para se ter uma ideia da loucura, o hotel pagava 130.000,00 reais de IPTU mensal, digo mensal!

Com todos estes problemas continuamos crescendo e investindo anualmente no hotel, embora fosse muito dificil com os seus 32.000 m2 de área, pois as contrações do mercado hoteleiro eram violentas e sofríamos como todos os outros hoteleiros das baixas diárias médias cobradas no mercado de Salvador, que não conseguem pagar os custos na maior parte dos casos.

Não posso ficar calado ao ler este artigo deste Sr. Pedro Costa, figura sem moral e sem isenção alguma para falar do fechamento do hotel, decisão tomada pela administração dos Hoteis Othon no Rio, e da qual todos desconhecemos a causa até ao momente.

Por outro lado é repugnante que este cidadão fale da gestão do hotel nos ultimos 5 anos, pois essa gestão é fácil de ser auditada, seja confrontando as palavras vãs e falsas da sua declaração, com declarações e comentários dos principais Presidentes e diretores da ABIH, Sindicato Patronal, Febha e Salvador Destination, assim como a administração da Hoteis Othon SA, com os quais trabalhei e partilhei anos de trabalho e dedicação tanto ao hotel como ao turismo de Salvador.

Por outro lado a ABIH e o Sindicato Hoteleiro Patronal, nas pessoas dos seus presidentes, Glicério e Silvio Pessoa, detêm informações partilhadas de todos os hoteis, emitindo relatórios mensais e anuais sobre as ocupações e diárias médias de todos as unidades hoteleiras de Salvador, sendo fácil de ver e confirmar que o Bahia Othon era e sempre foi um dos lideres no mercado com crescimento sempre acima da média mensal e anual da cidade de Salvador, o que contradiz todas as mentiras desse senhor que infelizmente ainda dirige alguma associação em Salvador.

Esse ataque torpe e ressabiado à minha pessoa e ao meu profissionalismo, só pode ser fruto do nosso trabalho junto com outros hoteleiros na decisão tomada há 5 anos atrás de rompermos com o Convention Bureau, liderado e presidido por esse cidadão Sr. Pedro Costa, que era inoperante e totalmente absoleto, com graves perdas para a hotelaria de Salvador por falta de captação de congressos e eventos para a cidade, que nos últimos anos tinha zero de captação. Um absurdo!

Após a decisão de sairmos do Convention Bureau montarmos a Salvador Destination, única associação que desenvolve hoje um trabalho profissional e consistente de captação de negócios e de congressos para Salvador, junto com as empresas de congressos e as áreas de vendas dos hoteis.

Esse foi o estopim de tanto ódio, mentiras e falsidades impetrado por esta dita liderança do trade, com passado obscuro, e que se viu privado de mordomias e status em tanto que Presidente do Convention Bureau, e com a nossa decisão de abandonar o mesma, causou a sua derrocada, por culpa total da incompetência e de falta de gerenciamento do Sr. Pedro Costa.

Atacar pessoas de bem e profissionais de reconhecida competência alcançada com muito trabalho, dedicação e empenho ao longo de 37 anos na hotelaria nacional e internacional, é uma prova de falta de carácter, leviandade e falta de respeito por mim e por todos os funcionários do hotel que nos últimos anos trabalharam e se empenharam ao máximo para recolocar e manter o Othon Palace Hotel no nível que merece na hotelaria de Salvador”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags