Saúde

Campanha contra influenza imuniza mais de 18 mil pessoas em Salvador

Carol Garcia/GOVBA
A meta da SMS é proteger pelo menos 90% de 690 mil indivíduos do público alvo   |   Bnews - Divulgação Carol Garcia/GOVBA

Publicado em 24/04/2018, às 18h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No primeiro dia da campanha contra a influenza, que começou na segunda-feira (23), em todo o país, mais de mais de 18 mil pessoas já foram vacinadas na capital baiana, o que corresponde a 3,4% do público alvo. 

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a meta é imunizar pelo menos 90% de 690 mil indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários até o dia 1º de junho.

A subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis do município, Doiane Lemos, apontou o número é bom para o primeiro dia de campanha, mas avaliando por grupo prioritário, poucas crianças foram vacinadas. A procura maior pela vacina é do grupo de idosos.

Em 2018, a Secretaria Municipal da Saúde registrou 36 ocorrências de influenza H1N1. Até o momento, oito pessoas morreram em decorrência de complicações da doença.

Este ano, o imunobiológico disponibilizado para população é trivalente, que protege contra os sorotipos H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata e está sendo distribuído gratuitamente nas 126 salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08 às 17 horas. 

Os grupos prioritários são:idosos, crianças menores de 5 anos de idade (4 anos e 11 meses), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes públicas e privadas, jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas, professores, portadores de doenças crônicas e a população carcerária que reside em Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp