Salvador

Evento gratuito dá dicas de como se proteger de crimes digitais

[Evento gratuito dá dicas de como se proteger de crimes digitais]
24 de Setembro de 2018 às 06:27 Por: Divulgação Por: Redação BNews0comentários

Conscientizar o cidadão sobre questões relacionadas à segurança em navegação na Internet, nas redes sociais, nos e-mails e sistemas de informação são os objetivos do VIII Encontro de Segurança em Informática (EnSI), evento gratuito, que acontece no próximo dia 3 de outubro, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Federação, em Salvador. Com programação das 9h às 18h, o encontro está com inscrições abertas até o dia 26 no site https://ensi.pop-ba.rnp.br/2018.

Dicas de como se defender de possíveis ataques do cibercrime fazem parte do encontro composto por palestras sobre temas atuais como fake news, violação dos direitos humanos na Internet (pedofilia, bullying, crime contra a mulher) e a ética hacker: como formar profissionais preparados e que trabalhem a favor da lei?

Na oportunidade, também será debatido o tema o voto seguro com uma palestra do perito Ivo Peixinho, baiano que trabalha na Polícia Federal e coordena a perícia criminal em urnas eletrônicas no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência em segurança de rede/TI, liderou uma das equipes responsáveis pelo Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, realizado em dezembro do ano passado, para encontrar falhas e vulnerabilidades nas urnas. Seus currículos passeiam por áreas como segurança cibernética, investigação de cibercrime e computação forense.

Outro destaque do VIII EnSI é a participação da SaferNet, ONG responsável por combater o uso indevido da Internet para a prática de crimes e atentados contra os Direitos Humanos. Pornografia infantil, racismo, homofobia e neonazismo estão entre as práticas combatidas pela ONG que disponibiliza uma equipe de psicólogos para atendimento online e gratuito em seu site. Vencedora do Prêmio Nacional de Direitos Humanos, é autora da campanha ‘Internet Sem Vacilo’, em parceria com a UNICEF, iniciativa que reuniu os youtubers Jout Jout e Pyong Lee para dar dicas de como se proteger dos crimes digitais.

Já na palestra Não Caio em Fake News, o mestre em ciência da computação Caio S. B. Almeida ensina o público a identificar as famosas fake news(notícias falsas) e mostra que não podemos acreditar em tudo o que lemos na Internet. Formado pela UFBA, Caio é engenheiro de software do Meedan, organização de TI com sede em São Francisco, na Califórnia. Em 2018, foi um dos cinco desenvolvedores de software selecionados no mundo para participar de um workshop de visualização de dados sobre Direitos Humanos, no oriente médio.

“É fundamental debater a segurança da informação nesse mundo onde a gente vive hoje, com cada vez mais crimes digitais, roubos de informações pessoais e vazamento de dados. Tem casos até de pessoas que têm seu computador de casa usado remotamente para praticar um crime na internet: ela passa de vítima a vilã sem perceber. Então, o objetivo do EnSI é tentar trazer esses temas polêmicos e controversos para discutir com a sociedade de forma simples e objetiva, a partir de um viés de conscientização e proteção”, destaca Italo Valcy, coordenador de segurança do CERT.Bahia e UFBA, responsáveis pela organização do EnSI.

O VIII Encontro de Segurança em Informática (EnSI) é uma realização do CERT.Bahia, tem copromoção da SaferNet e apoio da UFBA e do Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA/RNP). O evento conta com patrocínio da BR Defender, da TecnoAtiva e da Xsite.


Serviço
O quê: VIII Encontro de Segurança em Informática (EnSI)
Quando: 3 de outubro, das 9h às 18h. Credenciamento a partir das 8h
Onde: Auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA (Rua Professor Aristides Novis, 2 – Federação)
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições (até dia 26 de setembro): https://ensi.pop-ba.rnp.br/2018
 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas