Salvador
Publicado em 21/05/2018, às 13h25 Aparecido Silva
O secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur), Sérgio Guanabara, rebateu as declarações do deputado federal e ex-prefeito da capital baiana, Antônio Imbassahy (PSDB).
O tucano manifestou preocupação e disse que a prefeitura precisa ter cuidado no caso das obras do Bus Rapid Transit (BRT), que vai interligar a Estação da Lapa à região Iguatemi. O modal tem sido criticado por ambientalistas devido a derrubada de árvores centenárias durante o trafejo em o equipamento será implantado. "Tem que fazer, olhar com cuidado as intervenções para não fazer nada para mutilar a cidade", disse Imbassahy em entrevista ao programa Seis em Ponto na Metrópole FM na manhã desta segunda-feira (21).
"Priorizar o transporte de massa é muito importante. Aqui na Bahia, estou percebendo que há uma polêmica não da característica, do conceito, do transporte, mas em termo de algumas árvores que deverão ser sacrificadas. Parece que é isso que está causando uma sensibilização da sociedade. É preciso que a prefeitura examine isso com todo cuidado, preserve o meio ambiente", completou o tucano.
Procurado pelo BNews, Guanabara disse que essa preocupação a gestão municipal já tem desde o começo da discussão do projeto. "Essa preocupação, a prefeitura vem tendo desde o início quando se elaborou o projeto, quando se previu o curso da linha da Estação da Lapa até o Iguatemi. Essa preocupação no quesito ambiental sempre se teve. Quando do licenciamento aqui na Sedur, orgão que promove o licenciamento ambiental, procuramos minimizar ao máximo as supressões", disse o secretário.
"No estudo de impacto ambiental que foi apresentado pelo consórcio do BRT, previa-se praticamente a supressão de 400 árvores. Então, os técnicos aqui, ao analisarem, reduziram esse número para 154. Outras 169 serão transplantadas, 16 serão podadas, e nove árvores que estavam mortas precisaram ser removidas", listou.
Ainda segundo Guanabara, o projeto do BRT atendeu ao exigido no plano municipal de arborização. "Assim com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, nós temos também o Plano Diretor de Arborização Urbana, que foi considerado para o licenciamento. Com isso, foi imposto à empresa o plantio de duas mil mudas de espécies da Mata Atlântica. Já plantamos 300 árvores na Via Expressa em razão dessa compensação. O restante será plantado no trecho da etapa 2 do BRT. Essa preocupação manifestada pelo deputado é uma coisa que já internalizada no órgão licenciatório que a Sedur", ressaltou o titular da Sedur.
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