Política

Rui Costa compartilha experiência de obras de mobilidade na Bahia durante evento em SP

Divulgação
Rui foi o único governador da região Nordeste a participar do encontro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/01/2018, às 11h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os principais projetos de transporte e deslocamentos em vias urbanas na Bahia foram apresentados pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (22), durante o 2º Seminário de Mobilidade Urbana, realizado pelo jornal Folha de São Paulo, na capital paulista. Rui foi o único governador da região Nordeste a participar do evento, que reuniu urbanistas, consultores, secretários estaduais e municipais de transportes, além de representantes de institutos ligados ao setor.

Ao lado de Clodoaldo Pelissioni, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Flamínio Fichmann, urbanista e consultor de trânsito e transporte e Leonardo Vianna, presidente da CCR Mobilidade, o governador explicou o modelo adotado na Bahia. “É preciso acertar na modelagem, o atual não atende ao interesse dos brasileiros. Acreditamos que adotamos o mais eficaz, mas que ainda enfrenta resistência, que é a Parceria Público Privada [PPP], com riscos compartilhados para quem vai executar as obras, inclusive pelo não cumprimento dos cronogramas. Desta forma, a empresa vencedora busca o melhor resultado através da eficiência”, reforça.

Rui também defendeu um pacto de estado para atrair investidores nacionais e internacionais. e criticou a realidade existente hoje no país: “O que se faz hoje é pacto de governo e não de estado. Isso não avança. O mercado reage mal e o país não avança”, disse. Para ele, um dos grandes males do Brasil é a insegurança jurídica.

Rui Costa encerrou sua participação reforçando que o conceito de mobilidade urbana é mais amplo que apenas oferecer transporte público. “Temos que enxergar que nos grandes centros a mobilidade urbana promove não apenas a melhoria da qualidade de vida, mas também um novo vetor de desenvolvimento e geração de emprego e renda para as pessoas”.

Durante o evento, Rui anunciou que até o dia 30 de janeiro será publicado o edital de licitação do trecho do VLT que liga o Comércio até Paripe, com aproximadamente 19 km de extensão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags