Mundo

Argentina diz não ter tecnologia para resgatar submarino

Divulgação/Marinha da Argentina
Embarcação está a 907 metros de profundidade em uma área de "visibilidade bastante reduzida"  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Marinha da Argentina

Publicado em 18/11/2018, às 17h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após encontrar o submarino ARA San Juan, que sumiu há 1 ano com 44 tripulantes, o Ministro da Defesa, Oscar Aguad, afirmou que a Marinha argentina não tem equipamentos nem tecnologia para resgatar o submarino nesta profundidade. 

A embarcação foi encontrada pela companhia americana Ocean Infinity a 907 metros de profundidade em uma área de "visibilidade bastante reduzida", a 600 km da cidade de Comodoro Rivadavia. Segundo as autoridades argentinas, o submarino sofreu uma "implosão" no fundo das águas do Oceano Atlântico.

Em entrevista à Rádio Mitre, o ministro explicou, ainda, que o governo tem dinheiro para contratar uma empresa especializada, caso necessário, mas mesmo que tenha tecnologia para fazer a retirada, o processo deve demorar muitos anos.

No sábado, o presidente argentino Mauricio Macri prometeu investigação para descobrir "a verdade" sobre a tragédia com a embarcação, e decretou 3 dias de luto oficial.

O Ministério da Defesa da Argentina confirmou a notícia de que a embarcação tinha sido encontrada, na madrugada deste sábado, depois de informar os parentes dos tripulantes e alertar de que todos a bordo estavam mortos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp