Política

PP e Republicanos discutem formar federação partidária

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Apesar de as conversas estarem em fase inicial, caciques dos dois partidos já se reuniram nas últimas semanas para tratar do assunto  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 21/10/2023, às 14h57


FacebookTwitterWhatsApp

Os diretórios do PP e do Republicanos iniciaram as conversas para a possibilidade para formar uma federação partidária. Apesar de as conversas estarem em fase inicial, caciques dos dois partidos já se reuniram nas últimas semanas para tratar do assunto. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Caso saia do papel, a federação entre os partidos criará uma bancada de 90 deputados na Câmara, ficando atrás apenas do PL, que conta com 98 cadeiras na Casa. No Senado, a federação contaria com 10 representantes.

De acordo com a publicação, a possível federação entre os partidos já havia sido discutida em 2021, mas não prosseguiu por conta da executiva nacional do Republicanos. Em fevereiro do ano passado, a legenda disse, através de nota, que não se uniria a outra legenda para as eleições de 2022 por decisão da bancada de deputados federais e dos presidentes estaduais.

O PP e o Republicanos integravam a base de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mas alguns integrantes desses partidos se aproximaram de Lula (PT) depois da vitória eleitoral do petista e, há aproximadamente um mês, as legendas ganharam um ministério cada: Esportes, de André Fufuca (PP), e Portos e Aeroportos, de Silvio Costa Filho (Republicanos).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp