Política

"Presidente eleito da CMS", Geraldo Júnior descarta acordos com vistas em 2020 para obter apoio

Adenilson Nunes/BNews
Geraldinho alcançou 41 votos (incluindo o dele próprio) entre os 43 vereadores da Casa, depois que seus dois principais concorrentes decidiram sair da disputar e apoiá-lo como nome de consenso  |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 20/10/2018, às 12h39   Fernanda Chagas


FacebookTwitterWhatsApp

Candidato considerado eleito há dois meses da eleição pela presidência da Câmara de Salvador, o vereador Geraldo Júnior (SD) nega que tenha existido qualquer acordo com vistas na eleição do parlamento em 2020, bem como para a prefeitura de Salvador em troca do apoio dos pré-candidatos, a exemplo de Kiki Bispo (PDT). 

Geraldinho alcançou 41 votos (incluindo o dele próprio) entre os 43 vereadores da Casa, depois que seus dois principais concorrentes (Kiki e Claudio Tinoco) decidiram sair da disputar e apoiá-lo como nome de consenso.  

"De forma alguma, nem internamente na Casa nem visando as próximas eleições. Nós procuramos estabelecer com a base da situação, com a base da oposição o espiríto democrático, a transparência. Trazer e dar continuidade aquilo que Paulo Câmara (PSDB) iniciou, que Léo Prates navegou na esteira com muita maestria, um presidente de extrema competência, de excelência naquilo que faz e nós vamos navegar no sentido de aproximar mais a Casa Legislativa da população com contududência, trazendo programas sociais", enfatizou. 

De acordo com ele, não se discutiu em nenhum momento nada neste sentido. "Nem entre os vereadores, nem em processo externo, nem em um processo vindouro que são as eleições para a prefeitura de Salvador qualquer tipo de ocupação por cargos, de divisão por cargos porque nós oensamos é na nossa cidade e em legislar por nossa Salvador", reafirmou em evento na manhã deste sábado (20), ao lado do prefeito ACM Neto (DEM), em entrega da segunda etapa de contenção de encosta do Barro Branco. 

Segundo fontes do BNews, a desistência de Kiki teria se dado como condição de o pedetista continuar com espaço de prestígio na Mesa da Casa (ele é o 2º vice-presidente na gestão de Léo Prates) e receber de volta o apoio de Geraldo para sucedê-lo na presidência ao final de 2020. 

Reforçando a tese, o próprio Kiki, em entrevista ao BNews confirmou que a eleição para presidente da CMS credencia Geraldo Júnior para ser o vice de Bruno Reis em 2020. A informação também foi negada por Geraldinho. "Essa conversa nunca existiu", assegurou. 


Segundo a apuração feita pelo BNews, o candidato do SD já recebeu apoios de:

PT:
Marta Rodrigues (PT)
Moisés Rocha (PTB)
Suíca (PT)

PCdoB:
Aladilce Souza (PCdoB)
Hélio Ferreira (PCdoB)

PSB:
Silvio Humberto (PSB)

PMB:
Ana Rita Tavares (PMB) 

PV:
Marcelle Moraes (PV)
Paulo Magalhães Júnior (PV)
Sabá (PV)

DEM:
Orlando Palhinha (DEM)
Maurício Trindade (DEM)
Alexandre Aleluia (DEM)
Duda Sanches (DEM)
Vado Malassombrado (DEM)
Léo Prates (DEM)

PPS:
Joceval Rodrigues (PPS)
Beca (PPS)

PTB:
Kiki Bispo (PTB)

PSDB:
Cezar Leite (PSDB)
Tiago Correia (PSDB)
Paulo Câmara (PSDB)

PSC:
Lorena Brandão (PSC)
Ricardo Almeida (PSC)

PSD:
Edvaldo Brito (PSD)

MDB:
Felipe Lucas (MDB)
Daniel Rios (MDB)
Alfredo Mangueira (MDB)

PRB:
Luiz Carlos (PRB)
Rogéria Santos (PRB)
Ireuda Silva (PRB)

PHS:
Isnard Araújo (PHS)
Téo Senna (PHS)
Cátia Rodrigues (PHS)

PDT:
Odiosvaldo Vigas (PDT)

PODEMOS:
Sidninho (Pode) 
Carlos Muniz (Pode)
José Trindade (Pode)
Toinho Carolino (Pode)


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp