Política

Michelle Bolsonaro empata com Lula na intenção de votos, diz pesquisa; saiba detalhes

Marcelo Camargo / Agência Brasil / Ricardo Stuckert / PR / Montagem BNews
Levantamento da Paraná Pesquisas colocou a ex-primeira-dama em empate técnico com Lula  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil / Ricardo Stuckert / PR / Montagem BNews
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 28/03/2024, às 12h33 - Atualizado às 12h36


FacebookTwitterWhatsApp

A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL), apareceu empatada tecnicamente com Lula (PT) em um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas. O cenário favorável para a bolsonarista aconteceu em uma das hipóteses trazidas pela pesquisa. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (28).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Questionando sobre a disputa entre Michelle, contando com o apoio explícito do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e Lula, o resultado foi de um empate técnico. Neste cenário o atual presidente da República apareceu com 44,5% das intenções de voto contra 43,4% da ex-primeira-dama.

PRIMEIROS CENÁRIOS

No mesmo levantamento, em outros dois cenários, houve uma variáveis em prol do ex-presidente Bolsonaro e de em prol de Lula. Em uma disputa direta entre Lula e Bolsonaro, que está inelegível após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente apareceria com 37,1% das intenções de voto contra 35,3% de Lula. Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) completaram o "top-5" com, respectivamente, 7,5%, 6,1% e 1,8%.

Em um segundo cenário, onde Bolsonaro é substituído por sua esposa, Michelle, o quadro se inverte. Neste caso, Lula aparece na frente com 36% das intenções de voto contra 30,9% de Michelle Bolsonaro. O "top-5" se mantém o mesmo, mas as intenções de voto mudaram. Ciro Gomes ficaria com 8,7%, Simone Tebet receberia 6,9% e Eduardo Leite aparece 2,2% das intenções de voto.

BASTIDORES

Apesar dos números indicarem um cenário positivo, nos bastidores Bolsonaro acredita que a ex-primeira-dama não teria experiência para esse enfrentamento. Por outro lado, integrantes do PL pensam diferente. De acordo com membros do partido, a ex-primeira-dama tem mostrado uma desenvoltura nos discursos e, por conta disso, poderia angariar uma boa quantidade de votos. Para eles, essa capitação viria de eleitores evangélicos e das mulheres.

PESQUISA

Essa pesquisa foi solicitada pela Executiva Nacional do Partido Liberal (PL) e realizada entre os dias 18 e 22 de março de 2024. Ao todo, foram ouvidos 2.024 eleitores em 26 estados e o Distrito Federal, e em 162 municípios brasileiros. De acordo com o instituto Paraná Pesquisas, o grau de confiança da sondagem é de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp