Política

Lula ataca acionistas da Petrobras e preço dos combustíveis: 'empobrece a sociedade brasileira'

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Segundo Lula, o Brasil não pode fazer a precificação dos combustíveis em dólar  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 23/03/2022, às 08h13 - Atualizado às 08h15   Redação



Em entrevista à rádio Som Maior, de Criciúma (SC), na manhã da última terça (22), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a atual política de preços da Petrobras, que é baseada no dólar. Segundo Lula, essa política serve para ampliar o lucro aos acionistas e não pensada para melhorar a situação da população brasileira. 

Pré-candidato à presidência, Lula afirma que a privatização da BR Distribuidora é um dos principais fatores que contribuem para a situação.

“Toda a política atual da Petrobras é para ter lucro, não para fazer investimento, mas para dividir com os acionistas de Nova York. Enquanto a gente enriquece os acionistas, a gente empobrece a sociedade brasileira, isso é uma coisa descabida. Não existe nenhuma razão para que a gente tenha o preço da gasolina, do óleo diesel, o preço do gás dolarizados", afirmou Lula.

Leia mais:PT remarca evento com Lula e Jerônimo sem presença de público; saiba nova data
BTG/Pacutal: Lula segue na liderança, mas diferença para Bolsonaro cai novamente; veja números
Deltan Dallagnol diz que condenação por PowerPoint é injusta e vê “inversão de valores”

De acordo com Lula, é importante que o preço da gasolina volte a ser em função do real por conta dos custos de produção serem em real.

Para Lula, uma retomada da soberania brasileira em relação ao petróleo passa, necessariamente, por uma ampliação da capacidade de refino da indústria nacional e estima ser necessária a construção de pelo menos mais uma refinaria, o que leva entre 5 e 7 anos.

"Enquanto a gente não fizer isso, a gente vai ficar importando e o povo que ganha salário em real, o povo que compra comida em real vai ter que pagar gasolina a preço de dólar porque o Brasil virou um país dependente, abriu mão de sua soberania”, criticou. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp