Política

Comissão defende fim do monopólio no processamento de recipientes de defensivos agrícolas na Bahia; entenda

Divulgação
A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) se reuniu nesta terça-feira (26)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/03/2024, às 19h01   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) defendeu nesta terça-feira (26) o fim do monopólio de uma empresa privada de São Paulo no processamento e reciclagem dos recipientes de defensivos agrícolas. Atualmente, todas as embalagens vazias de defensivos precisam ser encaminhadas para o estado do Sudeste, o que gera um custo elevado. 

O colegiado pediu que seja implantada uma indústria para realizar o processamento na Bahia, o que trará benefícios para a geração de emprego e renda, redução de custos e diminuição da possibilidade de contaminação. O presidente da comissão, deputado Manuel Rocha (União Brasil), cobrou empenho do governo do estado para a implantação da indústria na Bahia.

Durante o encontro, foi aprovado um encaminhamento do deputado estadual Eduardo Salles (PP) para que seja apresentado um projeto de lei que autorize o processamento destes recipientes na Bahia. Ao longo da audiência, representantes da Fenace, do Ministério da Agricultura e do governo do estado também apresentaram argumentos sobre o tema.

Manuel Rocha destacou que são transportados para São Paulo anualmente mais de 4 milhões de quilos de recipientes de defensivos agrícolas. “O intuito da audiência é acabar com o monopólio no processamento e reciclagem dos recipientes dos defensivos agrícolas, que hoje têm que ser encaminhados para São Paulo”, afirmou. 

Participaram da audiência executivos da Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins (Fenace), que representa associações com mais de três mil revendas e cooperativas, além de integrantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), além de deputados estaduais. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp