Política

Colômbia toma medida contra diplomatas argentinos após fala polêmica de Milei

Javier Milei e Gustavo Petro - Reprodução: X
A decisão da Colômbia surge em resposta a uma entrevista concedida por Milei ao canal CNN  |   Bnews - Divulgação Javier Milei e Gustavo Petro - Reprodução: X

Publicado em 28/03/2024, às 10h55   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo da Colômbia ordenou a expulsão dos diplomatas da Embaixada da Argentina em Bogotá, em resposta a novas ofensas do presidente, Javier Milei, que chamou o presidente colombiano, Gustavo Petro, de “assassino terrorista” numa entrevista com o canal CNN da Espanha.

O Itamaraty repudiou as fortes declarações do presidente Javier Milei contra o presidente, Gustavo Petro, e ordenou a expulsão de diplomatas argentinos da embaixada do país.

Pronunciamento

“Não é a primeira vez que o senhor Milei ofende o presidente colombiano, afetando as históricas relações de irmandade entre a Colômbia e a Argentina. As expressões do presidente argentino deterioraram a confiança de nossa nação, além de ofenderem a dignidade do presidente Petro, que foi eleito democraticamente", continua o texto.

Segundo informações do Portal Ámbito, a decisão da Colômbia surge em resposta a uma entrevista concedida por Milei ao canal CNN na qual fez fortes declarações contra Petro e o presidente mexicano Manuel López. Além disso, acrescentam uma nova rodada às divergências bilaterais iniciadas em dezembro passado, logo após a posse do chefe de Estado argentino

Milei

Neste sentido, a Colômbia acrescenta que ordena a expulsão dos diplomatas da embaixada argentina na Colômbia, que é chefiada por Gustavo Dzugala, retirando por sua vez o seu embaixador no nosso país. “O alcance desta decisão será comunicado à Embaixada Argentina através dos canais institucionais diplomáticos”, esclareceram.

O que Milei disse sobre Petro e López?

Numa entrevista que o presidente Milei concedeu ao jornalismo da CNN, o presidente Milei afirmou que “não se pode esperar muito de alguém que foi um assassino terrorista”, em referência ao presidente colombiano, Gustavo Petro.

Ao se referir às eleições que serão realizadas no dia 2 de junho no México, e às críticas que recebeu de López, Milei disse que considerou isso um elogio, pois se um "ignorante" como o presidente mexicano falasse mal dele, seria um elogio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp