Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Smed em chamas

Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/10/2022, às 05h50   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Calma, gente! Não é a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) que pegou fogo na época do ex-secretário Bacelar. Ela está em chamas, mas no âmbito administrativo. Fontes da NSP afirmaram à coluna que uma guerra está sendo travada na diretoria de obras do órgão. Dois grupos estão lutando com unhas e dentes pelas melhores obras e reformas das escolas municipais, e no vale tudo, tem gente jogando abaixo da linha da cintura com afilhados políticos graúdos e padrinhos de tudo que é tipo. O Ministério Público está de lupa em cima de alguns “sirigaitas” mais ariscos no certame. Os jantares no Mistura, da Av. Contorno, às terças-feiras, já não estão acabando tão bem como antes. Vem bomba aí!


Lobinho abandonado
O famoso lobinho picareta está desolado em um famoso habitat soteropolitano, depois de tentar uma boquinha como agitador eleitoral de uma "loba" candidata, mordeu a boca com o resultado das urnas... Ele já cantava pelos 4 cantos que iria dominar o gabinete da "lobona", acabou dando com os burros n’água. O que lhe resta agora é catar carnes de caranguejo e servir na boca do lobo mau. Pobre lobinho.

lobinho


Até tu, Tiago?
A entrevista dada ao comunicador Mário Kertész pelo deputado tucano Tiago Correia, esposo da candidata a vice na chapa de ACM Neto, Ana Coelho, caiu como uma bomba no núcleo do ex-prefeito da capital. As colocações contundentes e fortes feitas por ele ecoaram durante todo o dia de ontem e levaram a base de Jerônimo ao delírio com memes e vídeos sobre as declarações. Fontes ouvidas pela NSP se mostraram perplexas com o jovem tido por todos como um rapaz sempre sensato e apaziguador. Fica a pergunta no ar: que recado Tiago quis mandar para o núcleo duro da campanha de Neto? À conferir.

acm e tiago

Carlismo kamikaze
ACM Neto está partindo para o tudo ou nada no segundo turno, inclusive, discursando como um bom bolsonarista. No último domingo, em encontro com lideranças evangélicas, o carlista falou em defesa da família e os princípios cristãos, além de ser contrário ao aborto.

Sincretismo carlista
 Assim como o mandatário de Brasília, Neto chegou a ser chamado como o "escolhido de Deus", entre outros adjetivos ungidos, neste evento por um dos pastores evangélicos. Tomara que esse pessoal não tenha a curiosidade de pesquisar o termo "ACM Neto candomblé" no Google Imagens...

Olho no flash
A campanha de ACM Neto vem escolhendo lugares estratégicos e não muito abertos para fazer a campanha após o comício histórico de Jerônimo Rodrigues e Lula no Farol da Barra. A ordem é fazer parecer que tem gente nas fotos para evitar comparações.

Língua solta
Geddel Vieira Lima resumiu nesta semana, em entrevista ao PodZé, o sentimento de parte da base aliada carlista após a eleição do primeiro turno: "ACM Neto não cumpre em pé o acordo que faz sentado".

geddel


Assessor do fim do mundo
ACM Neto também precisa abrir o olho com a própria equipe. Boa parte das polêmicas com as quais ele vem se envolvendo poderiam ser facilmente evitadas. Tem um assessor arrogante e grosseiro, em especial, que só responde às demandas quando quer e adora distribuir patadas contra jornalistas...  O cidadão veterano, aliás, adora esfregar o próprio currículo na cara de profissionais mais jovens que questionam a sua postura recorrente. Assim fica difícil.

Aliás...
Um conselho aos coleguinhas: políticos passam, a imprensa fica, viu?

Salto alto
A campanha de Jerônimo Rodrigues também precisa tomar cuidado para não tropeçar num salto alto desnecessário no momento. O petista está na frente, mas ainda falta uma semana para as urnas serem abertas. Tudo pode acontecer.

salto


O desafio do PT
O PT baiano, inclusive, terá como principal desafio neste segundo turno levar as pessoas para votar. Com a rejeição geral aos candidatos que sobraram na corrida presidencial, o índice de abstenção pode ser alto.

A aposta dos parças
Mesmo passados mais de 17 dias do primeiro turno das eleições ao Governo da Bahia, histórias envolvendo a disputa, em 1º turno, entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto, ainda continuam rendendo. Antes do pleito em 2 de outubro, dois “parças” que transitam bastante pelo mundo da política, na capital baiana, fizeram uma aposta sobre quem venceria a disputa pelo Palácio de Ondina. Um deles queria apostar R$ 70 mil com o outro de que o vencedor seria o ex-prefeito de Salvador. Diante da vultuosa quantia, o amigo declinou da brincadeira. Imagina agora o arrependimento de ter negado e perdido a bolada.

A resposta de Joceval
O vereador de Salvador, Joceval Rodrigues, recentemente foi dissolvido da presidência do Cidadania na Bahia, com um "golpe" dado por sua suplente Isabela Sousa, junto à executiva nacional da sigla. Mas, fontes da NSP garantem que o edil não vai deixar barato e já acionou sua base jurídica.


De quem é esse jegue?
O líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, Augusto Vasconcelos , pediu para o presidente da Casa, Geraldo Júnior, celeridade na tramitação de um projeto encaminhado pelo prefeito Bruno Reis. O projeto em questão é sobre o pagamento das progressões de nível dos professores da rede municipal. No entanto, se o prefeito fez questão de tomar o projeto para si e mostrar que aguarda ansiosamente a aprovação, Augusto Vasconcelos quis destacar que o PL é fruto de luta da APLB. E para colocar mais pimenta no molho, alegou que o prefeito encaminhou o projeto após “longos meses de negociação”. Como diz a letra daquela canção de Genival Lacerda: de quem é esse jegue?

jegue


Coincidências da vida
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram – à Câmara Municipal – a aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura de Aurelino Leal, da responsabilidade da ex-prefeita Liu Andrade, no último dia 18. No mesmo dia, a ex-prefeita apareceu fazendo o “L” ao lado de Jerônimo Rodrigues e declarou apoio ao petista no segundo turno das eleições ao governo baiano.


O cocar de Cocá 1
Zé Cocá ficou irritado com a derrota de ACM Neto em Jequié. Dizem que a tensão do cacique com os servidores está cada vez maior após o resultado pífio do aliado nas urnas.


O cocar de Cocá 2
Fontes da NSP também apontaram que Zé Cocá teria ficado tão irritado com o resultado que estaria cobrando a presença de funcionários de cargos comissionados nos eventos relacionados a ACM Neto, além de engajamento nas redes sociais, sob pena de serem exonerados. A expectativa é a de que, no segundo turno, em Jequié, ACM Neto consiga reverter o prejuízo do primeiro.


Tucanocídio
Com a saída de João Dória, o PSDB está acabando. Uma parte descambou de vez para o bolsonarismo. Outra está migrando para o centrão. O que será dos tucanos?

tucano


O mistério de Fabíola
Um dos resultados que mais chamou a atenção nas eleições proporcionais de 2 de outubro foi a derrota da ex-vereadora de Salvador e deputada federal, Fabíola Mansur, que buscava um terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), mas acabou como suplente, atrás de Soane Galvão e  Angelo Almeida. A pergunta agora é qual deve ser o destino político da socialista após fevereiro de 2023. Procurada insistentemente por telefone, ela não responde às chamadas e mensagens, sendo encontrada apenas em eventos do partido em apoio à candidatura de Jerônimo Rodrigues.


PSB sem respostas
Perguntada sobre o assunto, a presidente estadual do PSB na Bahia, a deputada federal Lídice da Mata demonstrou certo incômodo ao falar sobre o assunto, ressaltou o resultado obtido pelo partido nas urnas e disse que o tema ainda será discutido. "Eu sinto muitíssimo por Fabíola não ter sido eleita. Ela é uma pessoa querida por mim e pelo partido. Agora é esperar terminar o segundo turno, quando vamos saber quais são os espaços que o partido vai ter, nos reunir para debater as eleições", disse ela.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp