Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O playboy de milhões

Reprodução/Redes sociais/Divulgação
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais/Divulgação

Publicado em 12/01/2023, às 00h23 - Atualizado em 14/01/2023, às 09h51   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pergunta que assola a jovem sociedade baiana e que não quer calar: como um "pobre menino" nascido em um bairro de classe média baixa da cidade, de uma hora para outra, tornou-se sócios de grandes empreendimentos, frequentador assíduo de belos restaurantes locais e viajante constante do Velho Mundo, colecionando postagens por diversos países e lugares do jet set europeu dos mais altos cacifes? Há quem diga que seu padrinho tem o financiado em alta e afirmam que essa conta uma hora vai chegar. Será?

O talentoso Ripley

Tal como o romance policial narrado na costa belíssima da Itália, o talentoso Ripley parece ter encarnado em um soteropolitano "conhecidíssimo" do jet set baiano. O rapaz acostumado a golpes e trambiques há mais de 10 anos, dessa vez conseguiu se aproximar do filho de um milionário local e de sua esposa loiríssima. Até aí nenhum problema, se não fosse seu péssimo caráter e personalidade maquiavélica. O Ripley baiano já está organizando jantares na casa da sua vítima e produzindo festinhas no Corredor da Vitória. Funcionários mais próximos do inocente "Mauricinho" temem pelo próximo ato nesse enredo policial. Qual será o próximo passo do picareta? Esse fim de semana terá um regabofe na mansão do menino no litoral. A lista de convidados já está nas mãos do agatunado… A NSP continua atenta ao golpe que está por vir...

A dor de cabeça de Bruno

A Saltur se tornou um calo o prefeito Bruno Reis. Com anos sentados na mesma cadeira como CEO do órgão turístico da capital baiana, o já combalido Isaac Edington tem a seu favor a proteção e o apadrinhamento do clã pessoal do ex-prefeito derrotado ACM Neto. Aos mais próximos, Bruno Reis não esconde a insatisfação com o "Seu Isaac" e tenta de qualquer forma passar essa herança deixada pelo seu antecessor. O convite feito a comunicadora Lara Kértesz era a salvação ideal para o gestor de Salvador, porém a mesma por motivos pessoais resolveu declinar para o lugar de Edington. A tentativa feita hoje com o convite ao publicitário Pedro Tourinho reacendeu a possibilidade de alegria de vários funcionários e fornecedores da empresa soteropolitana em se verem livres da gestão daquele senhor. Dizem que vão com toda fé no Senhor do Bonfim pedir-lhes de joelhos que o leve para bem longe do órgão e o jovem gestor que chega assuma a Saltur e renove seus ares, aliviando vez a dor de cabeça do prefeito.

O voo solo de Kaio

Quem observa atentamente as redes sociais do ex-todo poderoso da prefeitura de Salvador, Kaio Moraes, tem uma única certeza: o rapaz já está em plena campanha para vereador de Salvador em 2024. Postagens bem "apelativas" já revelam o seu antigo desejo. Ceifado lá atrás pelo seu criador, ACM Neto, com seu tutor fora de qualquer cargo executivo da política local, e sendo um ruidoso adversário de Bruno 4eis na gestão de Neto, resta-lhe apenas seguir seu voo solo. Fontes da coluna revelaram que o rapaz é incapaz de citar seu atual "cacique", o entorno do jovem prefeito já torce o nariz para ideia e promete cortar as asas desse voo solo. É aguardar para ver.

A agonia de Colbert

O inferno astral vivido pelo prefeito mal avaliado Colbert Martins, da Princesinha do Sertão, vem deixando evidências e rastros por onde passa. A Câmara Municipal não vê a hora de decepar o mandato do gestor. O cacique da sua legenda, o MDB, Lúcio Vieira Lima, o renega completamente. Sua popularidade em Feira de Santana atinge níveis, dos mais baixos, de qualquer prefeito do Estado da Bahia, e seus antigos apoiadores já o largaram no vale das sombras. Há quem diga que a pressão em cima do prefeito é tamanha para que ele renuncie ao cargo e passe para o seu vice, e assim mantenha seus direitos políticos, a ponto deste começar a pensar na ideia. Feira de Santana suplica para que ele aceite.

Coronel jogado aos leões

Angelo Coronel foi jogado na cova dos leões. Dentro do ninho petista, ele é hoje persona non grata. A não participação dele e mergulho total na reta final da campanha despertou a fúria dos caciques petistas. Estes estão fritando Coronel como se frita uma sardinha no óleo. Há quem diga que os tempos relação de Coronel com o PT estão contados.

Quem avisa

Coronel também mandou o recado: estão tentando "fritar" o ex-governador e atual ministro da Casa Civil de Lula, Rui Costa. Em entrevista, o pessedista lembrou a origem nordestina de Rui, que pode ser candidato à Presidência da República, em 2026. Isso estaria desagradando o diretório paulista do PT.

Amigo é...

As reações entre políticos que fazem parte da base aliada no PT na Bahia foram as mais diversas. Enquanto o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, classificou o assunto como inconveniente, a deputada estadual Alice Portugal preferiu não descartar por completo a possibilidade de fritura.

Sentiu, Netinho?

O cantor Netinho tratou logo de ir para as redes sociais se isentar dos criminosos que depredaram Brasília.

Prejuízo bolsonarista

Inclusive, Netinho tem perdido muitos contratos após se meter com o radicalismo. O Bloco Por Amor ao Iate, organizado pelo Iate Clube de Aracaju, por exemplo, tem sido pressionado para desistir de tê-lo como atração.

Mudança à vista?

Os sinais são cada vez mais fortes de que o atual titular da Semge em Salvador, Thiago Dantas, assuma a pasta da Educação. A insatisfação cada vez mais latente com Marcelo Oliveira à frente do órgão, aliado ao fato de Dantas ser considerado bom de diálogo tem aumentado as chances da mudança de rumos na gestão Bruno Reis acontecer.

Raposa no galinheiro?

Rodrigo Alves, que foi superintendente do Ibama no Governo Bolsonaro e era ligado a Ricardo Salles, é o cotado para ficar no lugar de Thiago na Semge. O problema é que o rapaz tem denúncias envolvendo favorecimento e liberação de multas durante a gestão anterior... Abre o olho, Bruno.

Falsidade de milhões

Arany Santana não vai deixar saudades na Secult do Estado. E todos os envolvidos com a pasta sabem disso. Contudo, foi aplaudida de pé na chegada ao Teatro Castro Alves, na transição do cargo para Bruno Monteiro. A falsidade foi grande por lá.

Herança de Rui?

Prefeito de Salvador, Bruno Reis era conhecido por ser totalmente distinto do ex-governador Rui Costa no quesito pontualidade. Desde o final do ano passado, a história mudou. Bruno vem atrasando bastante em suas pautas: na assinatura da ordem de serviço para reforma da Vila de Pescadores do Rio Vermelho, por exemplo, o atraso foi de mais de 1h. E a imprensa lá, desrespeitado e esperando. Parece que Rui Costa foi pra Brasília, mas deixou os costumes por Salvador. E na oposição, já que Jerônimo Rodrigues (pelo menos por enquanto) adota uma postura de pontualidade britânica. Pesos e contrapesos?

Camaleão

Ex-secretário de Comunicação de ACM Neto e ex-assessor de João Roma, com quem atuou durante a campanha para o governo do Estado da Bahia, Pacheco Maia ensaiou fazer o "L" dentro da comunicação Governo Jerônimo. Contudo, teve sua nomeação como coordenador-geral de Jornalismo na Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia revogada apenas três dias após a publicação.

O mundinho de Abílio

Gostaríamos de saber em que mundo o deputado Abílio Santana vive. O parlamentar  faz de tudo para justificar as maluquices de Bolsonaro. A troco de quê?

A treta no zap

Inclusive, num grupo de "zap" com a bancada baiana na Câmara Federal, Abílio se envolveu em uma treta com os deputados. A NSP obteve os prints das conversas.

Hipocrisia bolsonarista

Leandro de Jesus é outro bolsonarista que foi logo passar pano para o chefe e dizer que os atos de terrorismo em Brasília devem ser individualizados. E ainda disse que é contra "depredações ou violência". Logo ele, que ganhou projeção vandalizando outdoor.

Lavagem esvaziada

Após dois anos sem acontecer por conta da pandemia de COVID 19, a Lavagem do Bonfim vai acontecer nesta quinta-feira, mas pode ser esvaziada. Isso porque com a crise em Brasília, muitos parlamentares devem ficar na capital federal para ajudar na reconstrução dos prédios dos três poderes. No senado, Angelo Coronel e Otto Alencar deram indícios de que não marcarão presença no evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp