Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O Messias

Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 29/12/2022, às 00h00   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Informações chegadas à NSP dão conta que o ex-prefeito foi visitar a terra sagrada. O destino seria Israel, local excelente para refletir, orar e lamentar fatos do ano deixado para trás. Com olhos em 2024, o ex-prefeito vai precisar decidir em exterminar seu amigo/irmão camarada Bruno Reis e lançar-se na disputa pelo Thomé de Souza ou alinhar-se com seu antigo brother Geraldo Júnior e subirem as montanhas o Monte Sião de mãos dadas… Vamos aguardar para o Mar Vermelho se abrir novamente e Moisés atravessar pacificando a capital baiana


Reveillon dos Menudos
Antes da eleição, o vice-governador eleito Geraldo Júnior estava sendo tratado como um ser humano qualquer pelos Menudos ligados a ex-gestão do prefeito ACM Neto. Pois bem, passado o pleito eleitoral, muitos deles têm procurado o “líder”, como ele é chamado por seus amigos para bajularem e tentarem beliscar alguma na gestão estadual até 2026... Dois Menudos bastante conhecidos da turma da Penha e de Praia do Forte chegaram a organizar uma festa de Réveillon para Geraldinho, com bandas, fogos de artifícios e uma turma bem animada frequentadoras do jet set tupiniquim soteropolitano. Pessoas próximas do líder conversaram com a NSP e afirmaram que o jovem político sempre agradável e afável desdenhou dos convites e afirmou que passaria com seu filho Mateus Ferreira, deputado eleito, e sua família no ambiente de sua residência.Toma cara pálidas, é muita babança.

réveillon


Drone de ouro
Uma das malfeitorias feitas pelo BROTHER na "princesinha das obras" e replicadas na SEC, com o CORAÇÃO de LEÃO, e na SSP, com a MADAME Gucci, foi a inclusão dos serviços de voos de drone e de videomonitoramento em todas as obras, pilotados pelo Wagner (que não é o Galego). Fica aí a dica. Esse brother não é fácil.


O lobinho e o caranguejo
A dupla agora tá formada para o verão. O lobinho saiu da toca do seu “padrinho”, após perder a eleição, e colou em um caranguejo peludo. Resolveram fazer uma sociedade meio assim "sei lá" e fazer fumaça pelo verão baiano. O caranguejo gosta de morder, já o lobinho cerca, cerca não fura ninguém. A NSP está de olho nessa dupla colorida.

caranguejo


Cachês de diamante
Qual é a relação do prefeito de Vera Cruz com os artistas e esses cachês milionários no Réveillon? Está fora do comum.

O Doril de Rui Costa
O ainda governador Rui Costa ficou "off" em uma semana movimentadíssima no noticiário - tanto pela transição para o Governo Lula, do qual ele será ministro da Casa Civil, quanto pelas chuvas na Bahia. Talvez não tenha sido o melhor momento para tirar férias.

rui costa


Até quando?
Já tem gente fazendo apostas sobre quanto tempo Rui deve ficar no ministério. Já é certo que o petista não terá a mesma liberdade que tinha na gestão Jaques Wagner e também na própria. A saber. 

Abre o olho, governador
Jerônimo Rodrigues, pelas indicações que tem feito para o secretariado, parece estar dando bastante ouvidos para a corrente Democracia Socialista (DS) do PT. Resta saber se o "centrão" baiano, com o qual o partido construiu uma aliança para manter uma base de sustentação forte nas últimas duas décadas, vai tolerar isso por muito tempo.


Final feliz
Com Jerônimo mexendo os pauzinhos para agradar todo mundo, uma cartada do governador eleito para a nomeação do deputado Ângelo Almeida na SDE fez com que ele salvasse a deputada Fabíola Mansur da suplência e a reconduzisse à ALBA em 2023. Tudo certo.

Pense aí?
Uma frase de Jerônimo Rodrigues sobre Larissa Moraes, nova Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), dividiu opiniões na semana passada. "Independente da orientação sexual, vamos tratá-la como gestora", disse o petista sobre a colaboradora, que é lésbica. Imagina isso na boca de Bolsonaro?

larissa


Com um pé no governo
Vereador de Salvador e presidente do sindicato dos bancários, Augusto Vasconcelos pode não ficar por muito tempo sem tanta relevância no meio político. Ele, que deixará a liderança da bancada de oposição em janeiro, pode ser agraciado no próximo ano com a substituição do seu líder partidário na SETRE. Davidson, é claro, anunciado que será mantido no cargo, negou qualquer especulação sobre o assunto.


Cosplay de Rui Costa
E Bruno Reis, na última sexta-feira, resolveu dar uma de Rui Costa e chegar atrasado - para ser bem modesto, de uma pauta na avenida Barros Reis, marcada para às 9h da manhã. O prefeito chegou ao local já depois das 10h30. Os convidados, aliados e imprensa, já não aguentavam mais esperar.


O recado de Bruno Reis
O "menino do Calabar" já está preparando o terreno para garantir a sua candidatura em 2024. "Meus números são infinitamente superiores a ACM Neto a Imbassahy", declarou, nesta semana, na Metrópole. Para bom entendedor...

bruno reis


Se me chamar...
Um dos vereadores que fazem parte do chamado núcleo-duro do prefeito Bruno Reis, Kiki Bispo tergiversou ao ser perguntado se poderia ser escalado novamente como secretário. Com passagem pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), ele pode voltar ao Executivo diante da reforma administrativa que vem dando dor de cabeça a Bruno, na tentativa de encaixar tantos apoiadores após a derrota de ACM Neto ao Governo da Bahia.


Eu vou!
"Ainda não sei o meu futuro, mas estarei ao lado do prefeito Bruno Reis. Isso é um fato. Sou jogador do time e estarei jogando onde o prefeito escalar. Na melhor posição que ele entender que seja mais importante para o projeto, que é fazer cada vez mais uma cidade melhor, deixar as eleições de lado e produzir. Essa é a grande meta", pontuou Kiki.


Falou, falou...
Alvo de uma operação do Ministério Público da Bahia que investiga desvio de verbas em um hospital de Salvador, o vereador Maurício Trindade "muito falou e pouco disse" após ser perguntado sobre a ação. Questionado ao longo de seis minutos de entrevista, o edil fez um longo histórico do processo entre a Prefeitura e a unidade de saúde mas, no momento de se defender junto à população, perdeu a chance de "tirar um 10", afirmando apenas que "não foi pego de surpresa" com a ação do MP baiano.


Constrangimento óbvio 1
A base de Lula na Bahia entrou na operação para tentar melar a indicação de Elmar Nascimento para a Esplanada dos Ministérios. O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, falou até em "constrangimento óbvio" caso o cacique fosse realmente indicado.


Constrangimento óbvio 2
Geddel Vieira Lima foi outro que mirou seus canhões para Elmar e fez uma postagem bem desaforada no Instagram.

geddel


Constrangimento óbvio 3
Diante do impasse com Elmar, parece que o União Brasil vai indicar Paulo Azi para o ministério. O baiano também foi um opositor ferrenho do PT nos últimos anos.


Engolindo seco
A deputada federal Alice Portugal, assim como muitos "companheiros de luta" do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, estão tendo de engolir, à seco, o fato de o União Brasil acabar fazendo parte do arco de alianças do petista. Ao BNews, a comunista, adversária histórica do União do Brasil, apesar de declarar confiança na habilidade política de Lula, soltou um "forças improváveis" para defender a união... com o União.


As graças de Adolfo
Adolfo Menezes, governador em exercício na Bahia, mandou essa durante as agendas no interior durante as chuvas: "As enchentes sem vítimas foram obras de Deus". Oratória nunca foi o forte do pessedista.


Calma, bonitão!
João Leão está de birra com o BNews. O "bonitão" disse que não vai dar mais entrevistas para o site e garantiu que não iria convidar a equipe para o regabofe anual em sua casa. Está chateado. Será que a imprensa boa é aquela que só bajula político e vive de release? Fica a reflexão para esse fim de ano. De qualquer forma, desejamos boa sorte para ele em Brasília.


Aprenderam?
2022 vai com Deus, sem deixar saudades. A campanha foi tensa na Bahia e no Brasil. No final, a democracia venceu. E todos já estão juntos novamente. A lição que fica, é: políticos passam, a imprensa fica. Besta é quem fica comprando briga... Feliz Ano Novo!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp