Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O homem da mala

Divulgação
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/11/2022, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O homem da mala
Um famoso empresário baiano foi flagrado com uma mala muito suspeita no estacionamento do shopping da região da Tancredo Neves. Fontes da NSP revelaram que o conteúdo da bolsa da marca Louis Vuitton (chique) era nitroglicerina pura... Faltando apenas 3 dias para finalizar eleição do estado (quinta-feira passada), só nos resta uma pergunta ao "espertinho": "Onde tu ia, neném, com tanto recheio assim?"

O multiverso de Bruno Reis
O prefeito Bruno Reis fez questão de afirmar que todos os adjetivos que outrora tenha dito aos seus adversários políticos ficaram no passado, com o fim das eleições. Como em um multiverso digno dos filmes da Marvel, o gestor da capital fez questão de afirmar que faz política com P maiúsculo. E que nunca ousou falar da figura de pessoa A ou B, por consequência.

Foto: BNews / Joílson César

A culpa é das estrelas
Ainda no âmbito cinematográfico, Bruno Reis reconheceu a influência de Lula no resultado das urnas para o governo baiano, que passou longe do esperado para ACM Neto, com a eleição do petista Jerônimo Rodrigues. Para o fim, restou a lição de superação, companheirismo e saber aproveitar o que se tem, enquanto se tem. É como o roteiro daquele filme romântico e dramático que esquecemos o nome...

Cadê Sandro Régis?
O histriônico Sandro Régis está sumidinho desde o último domingo.  Se recusou a dar entrevistas no dia do pleito e só fez uma postagem tímida no Instagram desde então. Logo ele, que adora dar "piti" por aí para defender o chefe...

Foto: Reprodução / Instagram

E agora, Cocá?
Ze Cocá é mais um derrotado que acreditou no conto da carochinha carlista. Tentou voltar para os petistas no primeiro turno da eleição, mas Rui Costa não quer vê-lo nem pintado de ouro. Como fica o comando dele na UPB? Será que a inda tem força para liderar? Eis a questão.

Foto: Arquivo

O silêncio dos inocentes
O senador Angelo Coronel deve ter ficado assustado quando viu repercutir informação sobre seu silêncio após a vitória de Jerônimo Rodrigues na Bahia. E não é para menos: no âmbito nacional tinha um tal Bolsonaro fugindo da situação. E para quem que, durante o período de campanha, ouviu especulações não tão agradáveis sobre o distanciamento  das ações de "Jero", o melhor mesmo foi ir para as redes sociais marcar a sua satisfação.

A hora do Republicanos
Geraldo Júnior já começou a busca por novos aliados para o governo Jerônimo Rodrigues. Na terça-feira, ele "queixou" na cara dura o apoio do Republicanos, através do vereador Luiz Carlos, em alto e bom som na Câmara Municipal. Segundo o agora vice-governador eleito, "é hora do Republicanos ser servido e deixar de servir".

Só esperando a hora
A bancada de Bruno Reis na Câmara Municipal está só esperando a hora para anunciar a chapa completa que disputará, se houver, a eleição para a mesa diretora da Casa. Cabe ao STF definir se terá ou não um novo pleito e tirar os poderes de Geraldo Júnior do parlamento.

Casaca virada
Os Carlettos juraram de pés juntos que estavam no grupo de ACM Neto. Pois é justamente a família real que está recepcionando Lula na Bahia.

De portas abertas
Geraldo também cortejou o vereador Cláudio Tinoco, alegando que ele tem uma "extrema capacidade" para estar no Executivo. O líder mandou o recado avisando que o MDB está de portas abertas para ele caso queira mudar de lado.

Abre o olho, Carballal
Um vereador que estava atento a toda essa movimentação de Geraldo Júnior na sessão de terça-feira na CMS foi correndo avisar a Henrique Carballal para abrir o olho, ou não vai sobrar a tão esperada vaga que foi prometida a ele durante a campanha.

Oposição no PDT
Por falar em Carballal, um passarinho verde contou à NSP que o vereador já tem planos traçados para dentro do partido. Segundo as más línguas, ele avisou que não vai deixar a sigla coisa nenhuma e fará oposição a Léo Prates e Félix Mendonça, levando boa parte dos filiados a apoiarem o governo Jerônimo em 2023.

Prenda-me se for capaz
O que tem de bolsonarista bradando aos quatro cantos de Salvador por intervenção militar e consequente golpe contra a democracia não está no script. E fazem isso na frente de quartel de polícia militar e batalhão de polícia do exército. Mas ao contrário de golpes financeiros praticados pelo personagem principal de uma famosa produção cinematográfica, aqui parece que a "luta" é por outro tipo de golpe: o de Estado.

Hipocrisia bolsonarista
Os bolsonaristas reclamam que a mídia está escondendo os protestos. Em Salvador, a equipe do BNews acabou sendo impedida de trabalhar quando tentava cobrir o evento. Assim fica difícil.

Camisa de força bolsonarista
Antes de iniciar o "curtíssimo" discurso depois das mais de 40 horas em silêncio após da derrota nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições à Presidência, Jair Bolsonaro cochichou algo próximo do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, sem imaginar que os microfones que estavam no púlpito captaram a fala. Tentando demonstrar serenidade, o liberal afirmou: "vão sentir saudade da gente". 

A pressa de Adolfo 1
Uma eleição findada, outra iniciada. Após Jerônimo Rodrigues ser alçado a governador da Bahia, vencendo ACM Neto, os olhos da política baiana já se voltam à sucessão à Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia. E o favorito ao pleito não perdeu tempo. Adolfo Menezes , na segunda-feira (31), recebeu o apoio de nada mais nada menos que 12 deputados estaduais, entre reeleitos e que estarão na Casa Legislativa a partir de 2023. Com mais esse acréscimo, ele já tem mais que 2/3 dos votos necessários para garantir a reeleição. O que será que Ivana Bastos e Eures Ribeiro, ambos do PSD e que se colocaram nessa disputa vão fazer agora, com a derrota cada vez mais iminente?

A pressa de Adolfo 2
O que mais chamou a atenção, entre os apoios declarados, foi o dos "cabeças" da bancada de oposição terem sido os primeiros a declarar suporte à candidatura de Adolfo. Na boca miúda, se dizia que, em caso de eleição de Jerônimo Rodrigues ao Governo da Bahia, o grupo iria com tudo para dar apoio a Ivana Bastos. Pelo visto, o que poderia ser uma tempestade, foi apenas um pequeno sopro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp