Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O facão de Bruno Reis

Dinaldo Silva/BNews
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 10/11/2022, às 06h00   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma série de nomes indicados pelo PDT devem deixar a alta cúpula da Prefeitura de Salvador durante as mudanças que devem ser feitas pelo prefeito Bruno Reis na próxima reforma administrativa. Nomes indicados pelo presidente do partido, Félix Mendonça Jr., e pela vice-prefeita Ana Paula Matos, são apontados por interlocutores na lista de exoneração. Todos sob a justificativa de não renderem o esperado pelo prefeito em suas posições. Alessandro Lordello (Semop), ex-assessor de Félix, e sua irmã Andrea Mendonça (Secult) devem deixar a frente das pastas. Júlio Fon (SeGOV) e Fernanda Lordelo (SPMJ), indicações de Ana Paula, também devem ser exonerados.


Leão na berlinda
O que se fala no meio político é que João Leão pode perder o comando do PP a qualquer momento na Bahia. Tudo vai depender da articulação nacional do partido com Lula. A sigla do centrão já está fazendo a portabilidade após ter apoiado Bolsonaro.


Fatura petista 1
Jerônimo ganhou muitos apoios de última hora no segundo turno. Isso tem um bônus e um ônus. O bônus terminou quando as urnas foram fechadas. Agora, a dúvida que fica, é: como ele vai contemplar tanta gente? Afinal, não existe almoço grátis. Se preparem porque vai ter gente saindo chupando dedo...


Fatura petista 2
Tum, do Avante, é um dos muitos que já estão esperando uma graça do governador eleito. Dizem por aí, inclusive, que ele não espera nada menos que uma secretaria. A saber.


Fatura petista 3
Hilton Coelho, considerado "oposição da oposição", também cobrou o governador Rui Costa. Segundo o psolista, apesar de ter contribuído muito para a eleição de Jerônimo, o partido, ao que parece, está sendo alijado nas escolhas para a composição do novo governo a partir de 2023. Xiii...


Velhos hábitos
Nem bem começou e Jerônimo Rodrigues já está chegando atrasado em eventos com a imprensa, repetindo a tradição iniciada por Rui Costa. Nenhuma surpresa.


Para onde vai Neto?
Apesar dos carlistas afirmarem que ficaram satisfeitos com o resultado, ACM Neto saiu muito enfraquecido dessa eleição e a pergunta de milhões é: para onde vai Neto? Enquanto alguns apostam que ele disputará a Prefeitura, os mais chegados apontam que ele deve seguir um caminho fora da política. Seja lá ou cá, uma coisa é certa: ele não vai ficar parado. Resta saber se aprendeu sobre questões raciais e sobre a diversidade dos quatros cantos da Bahia. Até escolher um novo caminho, ele terá um tempinho. A coluna recomenda Ariano Suassuna e Djamila Ribeiro! 


O gato comeu
Aliás, por falar em ACM Neto, vocês notaram o silêncio dos derrotados após resultado das eleições? No Twitter, o ex-prefeito anda sumido. Ninguém sabe e ninguém viu. Para quem estava acostumado a ver os candidatos diariamente ativos nas redes sociais, é de estranhar todo esse silêncio. Será que a política e os problemas da sociedade só devem ser comentados em períodos eleitorais?


Boca de me dê
E o presidente da ALBA, Adolfo Menezes, que tem bradado aos quatro ventos que é o "único presidente que não aumentou o custo da Assembleia", mas na primeira oportunidade mandou um "salve" para o governador Rui Costa com um pedido de suplementação? Segundo ele, é para cobrir acordos judiciais feitos por seus antecessores... Aham!


Gastança
Com um investimento de "20 e poucos mil reais", segundo afirmou o presidente da ALBA, o plenário da Casa vem passando pela reforma do painel eletrônico que, também conforme o pessedista, vai trazer um ar mais moderno ao local. A expectativa é a que a nova tecnologia já esteja disponível na próxima sessão da Assembleia.


Nada novo sob o sol
Por falar em Adolfo Menezes, apesar de considerar legítimo o desejo de Ivana Bastos de concorrer à Presidência da ALBA, ao que parece o pleito já tem de cara de "favas contadas" - mesmo com a parlamentar ainda batendo pé firme com relação a candidatura dela. Hilton Coelho, por exemplo, foi até à tribuna e deu como certa a recondução do atual mandatário. Mas, resta saber o que pensam os demais membros do PSD estadual - que devem se reunir, até o final deste mês, para bater o martelo sobre quem será o candidato, de fato. Mas já está tudo desenhado.


Traições na ALBA
Ainda com relação a Ivana, teve deputado que não viu com bons olhos a possibilidade de haver traições quanto ao apoio dado à Presidência da Casa. Na semana passada, ao BNews, ela afirmou que há deputados que declararam apoios tanto a ela, quanto a Adolfo. Para o parlamentar, todos os acordos firmados na Casa, até agora, vem sendo cumpridos, seja para o plenário ou fora dele.


Lista de chamada
Nada como um pós-eleição para a ALBA finalmente ter uma votação com a maior parte dos deputados estaduais participando de maneira presencial. Na sessão que aprovou quatro das cinco matérias que estavam na pauta, nomes que até então batiam o ponto remotamente, nos últimos tempos, marcaram presença: Maria Del Carmen, Leo Prates, Ângelo Almeida, Josafat Marinho e Bobô foram alguns dos exemplos.

O choro de Colbert
O fight da semana coube ao prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, que contrariou o partido e foi oposição contra Jerônimo Rodrigues na campanha deste ano. O feirense não curtiu muito o aviso do petista numa rádio da cidade, afirmando que agora "oposição será tratada como oposição".

A brasa do MDB
Lúcio Vieira Lima nunca foi deputado estadual e tampouco foi eleito para a ALBA nas eleições deste ano. Contudo, o cacique do MDB marcou presença na Casa Legislativa e teve conversas animadas com os parlamentares. Questionado se o motivo da visita teria sido por indicações a secretarias, ele negou. Mas, onde há fumaça, há fogo. Atualmente, o MDB ocupa duas secretarias na gestão Rui Costa e pensa em aumentar seu espaço no governo de Jerônimo Rodrigues.


O muro de Prates
Não é segredo de ninguém que o deputado federal eleito, Leo Prates, do PDT, não tem nada de cirista, muito menos de netista. Desde a campanha, e ao longo de sua trajetória, Prates tem se mostrado muito mais atrelado ao lulismo propriamente dito. Dentre os aliados de ACM Neto, ele é o que mais alinha seu discurso com o atual presidente eleito. Tanto que já declarou que não fará oposição na Câmara e estará disposto a trabalhar "junto pela Bahia".


Tem culpa eu?
E João Roma, que ainda não achou o caminho certo do pé do caboclo, ou o muro das lamentações, e decidiu culpar seu fracasso nas eleições na Bahia na "forte estrutura de comunicação do PT". Será mesmo que só tu, pernambucano, achava que o presidente Bolsonaro, campeão em rejeição na Bahia, tinha alguma chance no estado?


De volta ao Congo
O flutuante vereador Atila do Congo já está de boas novamente com o prefeito Bruno Reis. O neófito está sabendo jogar o jogo do centrão soteropolitano como ninguém nesta legislatura.


Aqui se faz, aqui se paga
Com a expressiva votação de opositores na cidade, como a petista Mariana Oliveira, e o presidente da Câmara de vereadores, Juliano Cruz (Cidadania), nas eleições deste ano, o prefeito de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB), já deu a largada de olho na reeleição em 2024. Tanto que tratou logo de cobrar logo o apoio dado ao senador reeleito, Otto Alencar, na região. O gestor, famoso por andar fantasiado por aí, não quis saber de perder tempo e começou a pavimentar a pré-candidatura. 


A zica de Otto
Otto Alencar, inclusive, está pior que as tias do zap. Depois de perder a carteira e o celular na campanha, agora está sendo vítima de golpes no mensageiro. Sugerimos que tome um banho de sal grosso nas férias, antes de assumir a nova legislatura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp