Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Menudo traíra

Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 06/10/2022, às 05h50   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Um famoso Menudo acostumado a bajular o ex-prefeito ACM Neto, e circular para baixo para cima com o jovem em baladas fora do estado, logo após o resultado da eleição no domingo, nem esperou o “defunto” esfriar e já de imediato apagou as fotos que tinha com o ex-líder da Prefeitura de Salvador em alguns barzinhos e camarotes de festa. O núcleo duro da campanha já registrou o Menudo Traíra, uma atitude dessa nem FREUD explica.

Choque de realidade
ACM Neto tomou um verdadeiro choque de realidade no último domingo ao aparecer atrás de Jerônimo Rodrigues no resultados das urnas. Foi do céu ao inferno em poucos minutos, já que na noite anterior  estava "eleito" Governador da Bahia. 


Recolhe o trio, motor
A festa já armada pela turma do ex-prefeito ACM Neto já estava engatilhada. Um trio potente já estava de “butuca” próximo ao Farol da Barra para celebrar a vitória do candidato do União Brasil. Pois bem, lá para as 21 horas, um dos asseclas do clã sai do Corredor da Vitória em alta velocidade e procura o motorista do caminhão e solta a pérola: "Guarda o trio, motor". Não foi dessa vez.

trio


Piriguetes Track Field
Umas meninas para lá de animadas estavam desfilando pouco antes do pôr do sol no domingo pela Ladeira da Barra, fantasiadas pela marca de grife life style Track Field embaladas por um jingle de campanha. Até aí tudo bem, o fato é que elas estavam sendo “guiadas” por um tal lobinho para uma festinha privê que haveria logo após a apuração com direito a muito gin e champanhe, não contavam com a água no chopp que o petista Jerônimo e seu time jogariam no regabofe. Falsiane passa mal.

meninas


Calma, Cocada
O prefeito de Jequié mal acabou a eleição e, em conversa com um interlocutor do lado petista, ensaiou um approach com a turma do Palácio de Ondina. Fontes ligadas à NSP afirmaram que o governador Rui Costa não quer vê-lo nem pintado de ouro pelos próximos anos. Um experiente e antigo dirigente do Partido dos Trabalhadores disse a essa coluna que ele vai ter que suar sangue para que o líder do Estado baiano o atenda. E ainda soltou uma pérola dos tempos do programa televisivo a Praça É Nossa, eternizado pelo talentoso Rony Cócegas: “Calmaaaa, Cocadaaaaaaaa.”

Roni Cócegas


Whisky à go go
O cheiro de whisky tomou conta da coletiva de imprensa da oposição baiana após o resultado das urnas. O pessoal virava um copo atrás do outro com o desenrolar da apuração. Teve gente que precisou tomar um Engov no dia seguinte para curar a ressaca...

Titanic carlista
Menos de 24 horas após as urnas serem fechadas, muita gente já estava pulando fora do barco carlista. Neto, por sua vez, começou a tentar costurar um discurso convincente para manter os apoios. Se vai colar, só Deus sabe.

titanic


Esticou o velório
A expectativa, contudo, é que Neto possa sair menor ainda no segundo turno. Muitos prefeitos, que precisam sempre estar bem com o Estado para receber recursos, já estão negociando uma volta para o PT. "Se ele perdesse no primeiro turno, seria menos pior", avaliou um veterano experiente.

Abandono
A derrota de Marcelo Nilo chocou os aliados do candidato do União Brasil. O deputado federal, que foi retirado da base de Rui com sob a promessa de ser candidato em uma das vagas majoritárias (vice ou Senado), acabou tendo desempenho pífio nas urnas e deixa de forma melancólica a Câmara Federal a partir de 2023.

Passou recibo
O PP já está passando um grande recibo ao não determinar punições para pepistas que queiram voltar para a base de Jerônimo Rodrigues. 

Bolsoneto
Após ir ao segundo turno, Bolsonaro falou sobre como as expressões podem pesar no dia a dia e cita ACM Neto. "Neto estava na frente lá na Bahia, mas por uma fala, sobre a questão da cor, acabou indo para um segundo turno", sentenciou o mandatário federal, que quer o apoio do baiano para tentar diminuir a vantagem de Lula na Bahia.

Induzidos ao erro
As pesquisas, salvo a AtlasIntel que cravou o resultado do primeiro turno, estavam completamente equivocadas (mais uma vez, diga-se). Induziram políticos e parte da imprensa baiana ao erro. Que esse exemplo seja levado em consideração daqui para a frente.

Perspectiva de poder
Geraldo Júnior passou de leproso da Câmara Municipal de Salvador para a figura mais cortejada na sessão da última terça-feira. Até Paulo Magalhães Júnior, que deu o maior piti e jogou um copo no chão em outra sessão, já estava fazendo afagos ao "líder" (que é vice na chapa de Jerônimo). 

Pássaro abatido
Igor Kannário é outro que deixa a política pela porta dos fundos. Vai ter que voltar a debochar da polícia no Campo Grande se quiser voltar a aparecer.

Cortinas fechadas
O cantor Netinho foi outro que deixa o palco da política com desempenho pífio nas eleições. No ostracismo artístico, ele vai ter enxugar as lágrimas na sua bandeira dos Estados Unidos e voltar a causar no Instagram (se quiser se manter na mídia).


O adeus dos Pimentel
O clã Pimentel vai ficar sem mandatos eletivos após 2023. Rompidos com Bolsonaro desde 2019, Dayane Pimentel e Alberto Pimentel são bons exemplos do que neófitos na política NUNCA devem fazer quando chegarem ao poder.

clã pimentel


Canibalismo bolsonarista
Alexandre Aleluia e André Porciúncula acabaram se canibalizando e não se elegendo na Bahia, mesmo após muita espuma durante a campanha. Acabaram deixando o caminho livre para o Capitão Alden, que se elegeu deputado federal, e o militante extremista Leandro de Jesus, que virou estadual.

Queimou a largada 1
Adolfo Menezes já está espalhando por aí que vai tentar a reeleição na Assembleia Legislativa da Bahia. O movimento já causa mal estar na base. O medo que o tumulto que isso pode causar nos apoios recebidos por Jerônimo Rodrigues no segundo turno.

Queimou a largada 2
Ainda que alguns deputados estaduais evitem falar sobre o assunto, a repercussão da sucessão para a presidência da ALBA já começou a mexer com as estruturas da Casa Legislativa. O líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto foi um dos primeiros a se manifestar. Mesmo afirmando que a definição sobre o assunto só sairia após uma reunião do partido, ele afirmou que defenderia a manutenção de Adolfo Menezes no cargo.

Queimou a largada 3
Por sua vez, o líder da oposição na Assembleia, deputado estadual Sandro Régis, se esquivou sobre o assunto, afirmando que o objetivo dele era eleger ACM Neto ao Governo da Bahia. Ainda falando em ALBA, tem gente qual mal foi eleito, mas já meteu a colher sobre o pleito à presidência. Ângelo Coronel Filho, do PSD, já declarou apoio ao correligionário antes mesmo de assumir a vaga na Casa Legislativa.

A espuma de Prisco
Marco, vulgo Soldado Prisco, que foi erguido na política por conta de greves da polícia, foi outro que se deu muito mal nestas eleições. Na semana da abertura das urnas, tentou criar uma "espuma" na imprensa sobre a história do aquartelamento da PM. Não deu certo.

Blackface?
Fábio Vilas-Boas também não foi eleito, mas soltou essa pérola pouco antes das urnas terem sido abertas.

fabio vilas-boas

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp