Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A mala de Rui Costa

Arquivo/BNews
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 08/12/2022, às 05h00   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

De malas praticamente prontas para desembarcar em Brasília, o governador da Bahia, Rui Costa, deve ser anunciado para chefiar a Casa Civil já na próxima segunda-feira (12). Informações chegados à NSP dão conta de que além de sapatos, camisas e gravatas novas, o Correria vai levar na mala o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e o presidente da Conder, José Trindade. Ambos devem atuar diretamente com Rui na Casa Civil. Se depender de gerenciamento de obras, a Casa Civil estará a todo vapor. Aliás, o nome de Rui para chefiar a pasta foi defendido por Lula justamente por ele ser considerado um "tocador de obras" com perfil centralizado - que acompanha, participa e cobra resultados.  


O Super Medrado
O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, deve se licenciar da superintendência para assumir uma “supersecretaria” no governo da Bahia. Medrado vai comandar uma pasta conjunta. Fontes ligadas a esta coluna apontam que Jerônimo Rodrigues quer fundir a Bahiatursa com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). À conferir.

diogo


Deu ruim!
O vice-presidente do PSB, Rodrigo Hita, não gostou nada das críticas direcionadas ao partido na Bahia. A sigla, que tem dois deputados estaduais para assumir cargos de relevância nos próximos meses, tem sido acusada de ter se tornado uma "extensão do mandato de Lídice".  Hita, que também é sobrinho da deputada, disse que tudo isso não passa de "intriga".


Sorrindo à toa
Quem anda de sorriso largo é o deputado estadual, Júnior Muniz (PT). Ele, que conseguiu junto ao governador Rui Costa a implantação do sistema de água em Umburanas, segue focado em Camaçari, cidade que recebeu votação expressiva. Lá, Júnior garante que vai trabalhar para viabilizar a candidatura de Luiz Caetano em 2024. Há quem diga que os dois andam juntinhos na cidade, como carne e unha. Será Júnior Caetano ou Luiz Muniz?


Listão do caloteiro
Na semana passada, a NSP divulgou o burburinho de que um político acima do peso está levando a fama de caloteiro por ter conseguido supostamente enganar quatro candidatos a deputado estadual, que acreditaram que fariam dobradinha com ele na eleição deste ano. E não é que a lista aumentou? Descobrimos que mais um político profissional passou por maus bocados com o político de primeira viagem. Foi enrolado, assim como os outros quatro candidatos, e não teve um votinho sequer. A fama de "gordinho caloteiro" já pegou nos corredores da política.


Elmar faz o L
Elmar Nascimento pode ser o principal interlocutor do governo Lula com o centrão do Congresso Nacional. A força que ele vem ganhando nos últimos dias fomentou, inclusive, rumores de que ele poderia assumir um ministério na nova gestão federal.


Guerra de narrativas
A disputa de versões sobre quem é ou não aliado de Rui Costa ou Zé Cocá está grande nos bastidores. Quinho se apresenta como candidato do Governo do Estado. Essa informação não é contestada por fontes da Governadoria. Outros candidatos, contudo, garantem que ele é o candidato oculto de Zé Cocá, atual presidente da entidade. Ninguém sabe mais quem está falando a verdade. Só resta aguardar o resultado da votação.


Barraco bolsonarista
O debate sobre o Projeto de Lei relativo às pensões militares, matéria que tramita na ALBA desde abril, virou motivo de tensão entre os parlamentares na sessão realizada na última terça-feira. Os deputados estaduais bolsonaristas Soldado Prisco e Capitão Alden se queixaram da ausência de diálogo, por parte do Governo do Estado, em adequar a legislação local ao que já vinha sido definido pela União. Durante a fala do líder governista na Casa, Rosemberg Pinto, por diversas vezes Prisco e Alden tentaram interromper o discurso do petista, chamando a atenção para o PL do governador Rui Costa. O clima esquentou. Foi preciso a intervenção do presidente da Casa, Adolfo Menezes, para que os ânimos se acalmassem.


Dá cá
O petista, por sua vez, afirmou que o governo abriu, sim, espaço para diálogo, e alfinetou os adversários, dando como exemplo o fato de um PM, com 60 anos, vir a se casar com uma mulher de 20 e vir a falecer, essa dependente receba uma pensão vitalícia: "Isso já não existe mais", afirmou ele.


É ele ou não é?
Pelas movimentações internas da ALBA, os deputados Alan Sanches e Samuel Junior tomaram a dianteira na disputa para ver quem será o futuro líder da oposição na ALBA, ficando na frente de Tiago Correia e Robinho. Na sessão de terça, o republicano não foi visto em plenário. Por sua vez, ao ser questionado sobre a possibilidade de ser o novo líder, substituindo Sandro Régis, Sanches tergiversou, afirmando que os quatro postulantes tem chances de ocupar o posto.


Unanimidade?
Ao que tudo indica, Adolfo Menezes será, sim, reeleito presidente da ALBA, sem qualquer dificuldade. Porém, os "100% de aproveitamento", o que significaria uma unanimidade com o apoio total dos 63 deputados estaduais será complicado de conseguir, uma vez que há um "adversário, não inimigo" - como o próprio pessedista define, além de um psolista. Os parlamentares a que ele se referiu são Júnior Nascimento (União) e Hilton Coelho (PSOL).


PSOL sem paz 1
O PSOL vive momentos delicados internamente. O partido está dividido em dois grandes blocos de interesses: um, liderado por Guilherme Boulos, deseja participar do futuro governo do eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outro grupo, mais radical, e que conta com a liderança da também deputada federal Sâmia Bomfim, não quer a adesão para montar um projeto mais à esquerda e faz resistência à adesão. 


PSOL sem paz 2
Na Bahia, a confusão também chega e os dois principais postulantes a cargos eletivos no Estado se manifestaram sobre a confusão. Ex-candidata ao Senado, Tâmara Azevedo foi direta e declarou achar um erro o não-alinhamento. Candidato ao governo da Bahia, por sua vez, Kleber Rosa prefere o silêncio. "Esse debate por causar fissuras no partido, defendo que o partido faça essa discussão de forma interna e, seja qual foi a decisão, sair unificado para construir a posição partidária" e pede para que os colegas acalmem os ânimos para o mundo exterior, deixando um pouco de lado a briga de interesses.


Herdeiro Bon vivant
ACM Neto voltou para a vida boêmia em Salvador: nesta semana postou um vídeo correndo na Orla, de óculos escuro e camisa preta, todo "palozinho", como definiu a repórter do BNews, Daniela Pereira, no programa Sete da Matina. Derrotado na última campanha, o herdeiro carlista agora deverá ter o ócio como principal companheiro pelos próximos anos.

De senegalês para nórdico
Aproveitando o embalo da Copa do Mundo, o ex-prefeito de Salvador parece ter saído do Senegal e ido para a Noruega. 

card

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp