Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A Porsche do deputado

Divulgação/Porsche
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Porsche

Publicado em 13/10/2022, às 05h40   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

A Porsche do deputado
Um deputado playboy parou essa semana o Palácio Thomé de Souza ao chegar no local com uma Porsche 911 zerada, azul royal. Acabou virando comentário até entre os seguranças. O veículo não custa menos que R$ 770 mil.

Pipoca do Lula
Mais de 100 mil pessoas foram para o evento de Lula no Farol da Barra, segundo estimativas da coordenação. A avaliação do núcleo petista é que foi o maior evento da história do PT na Bahia. As imagens são incontestáveis.

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O despertar petista
O resultado expressivo  do evento do PT em Salvador também acontece porque foi realizado em um feriado. Pelo menos dessa vez eles acertaram, já que normalmente esses eventos do partido são feitos no meio da semana.

Lídice avisou...
Mais uma vez, Angelo Coronel foi ausência sentida no grande evento do PT na Barra. Bem que Lídice da Mata tentou avisar em 2018, quando foi preterida por Rui Costa e Jaques Wagner da vaga ao Senado, hein...

Passaporte confiscado
Neto quer saber quais foram os deputados da base que viajaram neste segundo turno. A lista não é pequena. Passaporte de todo mundo recolhido, mas já tem até deputado no estrangeiro...

Foto: Pedro França/Agência Senado

Muro carlista
E o ex-prefeito de Salvador, ex-aliado de Bolsonaro e pegador de ponga dos votos lulistas na Bahia, ACM Neto, ainda não se decidiu sobre quem apoiará no segundo das eleições presidenciais. Enquanto poucos e irrelevantes bolsonaristas na Bahia clamam por um aceno ao presidente, Neto surfa na onda e sua campanha pede voto dos dois lados. Afinal, é BolsoNeto ou LulaNeto?

Foto: Divulgação

O jogo virou 1
Jerônimo Rodrigues repete a postura de ACM Neto no primeiro turno e não vai aos debates da TV Aratu, RecordTV Itapoan e, muito provavelmente, o da Band também (este último ainda em negociação). A presença no debate da TV Bahia também não é certa.

O jogo virou 2
Jerônimo também não mencionou Neto no discurso do Farol da Barra, assim como o ex-prefeito fazia com ele no primeiro turno. 

O feriadão de Sandro Régis
Sandro Régis, líder da oposição na ALBA, passou o feriadão cavalgando na fazenda, demonstrando "grande preocupação" com a campanha do chefe...

Foto: Reprodução/Instagram

Fora do ar
A turma da base carlista está esperando a eleição acabar. Se Neto se elegesse, lançariam Tiago Correia ou Sandro Régis para a Presidência da ALBA. Como esse seriado tende a ser cancelado antes da estreia, eles já estão se programando para comandar outras transmissões na TV ALBA.

Foto: Divulgação

Quem vai ficar com Nilo?
Marcelo Nilo está sem rumo na vida após não conseguir se reeleger e ser abandonado por Neto. Foi visto nos últimos dias passeando com o pires na mão na ALBA, tentando cavar uma vaga no TCM. Agora ele vai descobrir o real significado da palavra "lealdade".

A pergunta que não quer calar
Nilo e Marcelinho Veiga racharam mesmo? É o que todo mundo se pergunta no meio político. Quem souber ganha um doce.

O temor de Leão
A séria possibilidade de derrota de ACM Neto para Jerônimo Rodrigues ainda no primeiro turno abalou muito a base do ex-prefeito de Salvador, que conta com 14 partidos na coligação. Uma das maiores turbulências veio do PP, com vários prefeitos e até deputados querendo mudar de lado e voltar para os braços do PT. Atitudes que vão diretamente de encontro à liderança de João Leão, que já abriu os olhos e tomou medidas para dar demonstrações de força dentro da legenda.

Foto: BNews/Arquivo

Casaca virada
Uma das primeiras medidas tomadas pelo vice-governador foi a de não mais fazer acenos positivos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e declarar voto em Jair Bolsonaro (PL). Durante agendas no oeste baiano, Leão disse que tomou juízo e fez campanha aberta para o atual presidente. São as cartadas finais para que, mesmo eleito deputado, o vice-governador não seja esfacelado politicamente, começando por seu próprio partido.

A guerra pelos Carlettos
O assunto da semana é a busca pelos Carlettos não é a visita de Lula a Salvador pela quarta vez nesta campanha e sim a guerra em busca do apoio dos Carlettos, Neto e Ronaldo. Nos bastidores, a NSP descobriu que o coordenador de campanha de Jerônimo, Luiz Caetano, jogou água nos planos netistas ao antecipar um possível acordo com os políticos do baixo sul. Boatos de que os Leões do partido estão arrancando os cabelos.

Foto: Divulgação

Ninguém nasceu ontem
Apesar de negarem oficialmente, os Carlettos estão fechados com Jerônimo. Ou alguém acha que o movimento de vereadores da base aconteceu sem o aval da "família real"?

A queridinha
Deputada estadual mais votada para a Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos é a nova queridinha do parlamento. Não para de receber ligações. Ela, que não é boba, já colocou o próprio nome para a Presidência da Casa.

Foto: BNews

Correndo por fora
Adolfo Menezes, por sua vez, não quer ficar de fora e não para de fazer ligações também para garantir a maioria até o momento da eleição. Eures Ribeiro, outro experiente, idem. 

Sem plotagem
Chama a atenção da retirada da plotagem do comitê de ACM Neto neste segundo turno. Ninguém da comunicação do herdeiro carlista soube explicar o motivo.

Foto: Leitor BNews

O delay de Leo Prates
O deputado federal eleito Leo Prates só foi agradecer nesta semana os votos recebidos na eleição do dia 2 de outubro. O coitado nem pôde comemorar, já que o cacique ACM Neto teve desempenho aquém do esperado no primeiro turno.

Faz o J
Os candidatos da base de Jerônimo precisam fazer um workshop para aprender a fazer o "J" nas fotos.

Foto: Divulgação/PT

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp