Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Temor petista

Dinaldo Silva/BNews
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 08/09/2022, às 05h50   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

A avaliação geral no meio político nesta semana é que o governador Rui Costa pesou a mão nas críticas contra ACM Neto e o ex-aliado João Leão. O temor dos aliados é que esse vídeo possa ser usado como ferramenta de vitimização da campanha carlista.

Linha dura

O  MPE do Rio de Janeiro emitiu uma recomendação a respeito dos candidatos que se autodeclaram negros e pardos. Informações chegadas à NSP dão conta de que o MPE baiano estuda uma medida semelhante. Nos últimos dias, causou polêmica o fato de ACM Neto e da vice, Ana Coelho, se autodeclararem pardos. Não que seja o caso do herdeiro carlista, mas tem muitos candidatos usando isso para "burlar" a legislação. Uma parte do fundo partidário deve obrigatoriamente ir para negros e pardos.

Posicionamento

A Rede Bahia emitiu um comunicado nesta semana informando "que está tomando as providências" para que a titularidade do domínio "acmneto.com.br" seja imediatamente transferida para terceiros O caso foi explorado pela cúpula do PT Bahia. O canal "aproveita para esclarecer que, desde a sua origem em 2001, nenhuma empresa do Grupo Rede Bahia teve qualquer responsabilidade pela administração do site ou dos seus conteúdos".

Cadê a 'colinha'?

Teve candidato bolsonarista no 7 de Setembro que não assistiu os debates ao governo e nem sabia a proposta do nome da base, aquele que usou de ironia ao tentar fazer pergunta para o dito "fujão da Bahia". Como a situação ficou constrangedora, optou por apelar para o tema economia. Mas nem lá deu muita sorte, foi largando logo que o Brasil saiu de uma "boa crise". Talvez seja melhor seguir a estratégia do grande líder e fazer uma 'colinha' na mão para a próxima oportunidade, quem sabe?

O copo bolsonarista

Para além dos tradicionais gritos de "comunista", chamou a atenção o cuidado dos bolsonaristas com o trabalho da imprensa. Teve gente até perguntando o que o BNews iria colocar sobre o 7 de Setembro e garantindo que "deu muita gente". Do outro lado, alguns assessores sinceros falaram que esperavam maior adesão dos apoiadores de Bolsonaro na Barra. E entrei o "olhe lá o que vai colocar, se não apareço na redação" e o "bote a informação correta", talvez não seja mais necessário dados oficiais. Só é preciso organizar qual régua bolsonarista será usada: a do copo meio cheio, ou aquela do meio vazio?

Muito cacique pra pouco índio

O que tinha de policial no 7 de Setembro barrando a circulação de pessoas e da própria imprensa não está nos gibis. No entanto, se a festividade no Campo Grande foi organizada pelo Exército, que estava lá para garantir o organizado acesso, qual critério deveria ser obedecido? Seja como for, a verdade é que ficou muito cacique pra pouco índio.

O barro na parede

Enquanto o governador assistia sem tanta empolgação as manobras militares do 7 de Setembro, ali do lado, no TCA, um grupo de manifestantes da categoria de enfermagem bradavam que "o povo não é bobo, a culpa é do Barroso". E se Rui Costa tentou amenizar a pressão da decisão do ministro, ao falar que a suspensão do piso foi apenas para que seja apresentada uma fonte de custeio, a revolta em cartazes e gritos dos profissionais mostra que talvez o Barroso, digo, o barro jogado na parede pode não ter colado.

Muda a fita

Tem deputada bolsonarista que usa todo discurso fala em pintar isso ou aquilo de "verde amarelo". E no bicentenário da Independência do Brasil, na Barra, não foi diferente. Talvez seja a hora de alterar um pouco a coisa ou pode acabar "perdendo a cor" com o resultado das urnas.

Mais do mesmo

O debate da TVE Bahia, como era de se esperar, foi morno. Sem a presença de ACM Neto, líder nas pesquisas, os candidatos se repetiram nos argumentos. Kleber Rosa continuou enfadonho,  Jerônimo Rodrigues se perdeu no enquadramento da câmera e João Roma só soube falar de Bolsonaro.

Quem é mortadela, mesmo?

A direita adora dizer que a militância petista é mortadela. Contudo, na Bahia, parece que a não é bem assim...

Efeito da pesquisa

A campanha de ACM Neto já está se mexendo diante dos resultados das últimas pesquisas que mostram uma estagnação do candidato do União Brasil. Inclusive, nas chapas proporcionais, intensificaram as críticas contra Jerônimo.

Câmara de férias (De novo)

A Câmara Municipal de Salvador nem bem retornou do recesso parlamentar e já entrou de férias novamente. Pelo menos é o que parece. A última sessão da Casa foi em 23 de agosto, mais conhecido como três semanas atrás. De lá para cá, nada foi apreciado na casa do povo. Temos presidente e vereadores em campanha. E com a proximidade das eleições, restando menos de um mês, dificilmente veremos outra sessão por agora. A ver. 

Silêncio sepulcral

Tema muito debatido durante a campanha eleitoral deste ano, a violência, que foi vista no último final de semana no bairro de São Caetano, e foi destaque em todo o Brasil, com o confronto entre torcedores de Bahia e Vitória, mal foi comentado pela oposição ao governo, responsável pela segurança pública do estado. No máximo, um vereador de Salvador, e o próprio governador Rui Costa comentaram sobre o assunto. Rui botou a culpa em Bolsonaro, por "propagar ódio", como sempre. Mas e Neto? João Roma? Ninguém falou nada?

Comentarista

A suposta falta de público nas agendas do candidato ACM Neto pelo interior da Bahia está sendo espalhada nas redes dos adversários, mas o comentarista número 1, sem dúvidas é Lúcio Vieira Lima. O ex-deputado não perde uma oportunidade de postar nas redes sociais fotos e vídeos ironizando a situação do ex-prefeito.

Trollagem

Por falar em Neto, vocês viram o vídeo que ele foi trollado? Uma eleitora de Jerônimo abraçou Netinho, fez o L, gritou Lula Livre e ainda saiu gritando, "Jerônimoooooo". Xiiiiiii...

Fora do Ninho

Mesmo filiada ao Republicanos, partido que compõe a base do ex-prefeito ACM Neto, a deputada estadual Talita Oliveira firmou apoio às candidaturas de João Roma e Dra. Raissa Soares ao governo do Estado e ao Senado, respectivamente. Roma e Raissa pertencem ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. O ex-ministro da Cidadania disputa com Neto o Palácio de Ondina e faz hoje oposição ferrenha ao ex-aliado. Candidata a deputada federal, Talita disse que firmou “lealdade ao presidente da República” e garantiu “confiar nas suas escolhas”.

dd
A dieta de Bruno Reis
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, deve estar andando com um Luftal no bolso. Em todo lugar que passa, o autointitulado "pivete do calabar" é recebido com um "pratão" pela comunidade.
dsd

Olho na lupa

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios acataram denúncia apresentada contra o prefeito de Seabra, Fábio Miranda de Oliveira, em razão de irregularidades em três contratações diretas – através de dispensas de licitação – realizadas no exercício de 2017. Os contratos tinham por objeto a locação de veículo para coleta de lixo das ruas do município, no valor total de R$14.520,00. Cabe recurso da decisão.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp