Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O secretário beijoqueiro

Imagem Na Sombra do Poder: O secretário beijoqueiro
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/08/2022, às 05h50 - Atualizado às 05h53   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Um secretário do primeiro escalão da capital soteropolitana foi visto a beijos bastante quentes em um restaurante local. O casal não fez questão de esconder os amassos e carinhos. A galera que não perdoa já denominou ele de "o secretário beijoqueiro".

O escoamento do Nilo
Com a confiança mais alta do que as pirâmides do antigo Egito, de que seria ele o escolhido como o vice de ACM Neto, o deputado federal Marcelo Nilo caiu do cavalo tal qual o faraó Ramsés e seus capangas atrás de Moisés. Agora, triste e abatido, conforme ficou evidente em postagens recentes redes sociais, o parlamentar anunciou que passará por um período sabático para repensar seu futuro político. Pelo visto, as águas poderosas do Nilo, como na história, escoaram e não foram suficientes para encher os olhos do herdeiro carlista.


A fênix de Zé Ronaldo
O ex-prefeito de Feira de Santana, que já era dado como carta fora do baralho na disputa pela vice de ACM Neto, ressurgiu das cinzas e angariou amplo apoio da base nas últimas 48 horas. A pressão está grande. 

falcão


Terrenos carlistas
Outro que também está sofrendo com a perda nas bases é João Roma, candidato ao Governo da Bahia e alçado ao meio político sob as asas do carlismo. O parlamentar quer transferir seu capital político para a mulher, Roberta. Contudo, parece que ACM Neto deu ordens aos seus correligionários para que ataquem todos os campos do ex-ministro.

O ataque de Elmar
O deputado federal Elmar Nascimento está indo para cima de todas as bases destinadas à Roberta Roma. A ordem é minar o território dela. O deputado promete não ter limites. E a reação de João Roma veio rápida: atacar Elmar em relação a Codevasf, comandada por um indicado do parlamentar, prometendo aquecer denúncias de supostas irregularidades da companhia na CGU.

neto


A bronca de Coronel
Angelo Coronel, que não estava aparecendo nos eventos do PT na Bahia até agora, deu uma bronca geral durante o discurso na Convenção do PT da Bahia, realizada no Parque de Exposições. Em tom de repreensão, o senador cobrou do grupo mais atenção com os pleitos dos prefeitos e outras lideranças do interior. Foi ovacionado.


PT finalmente unido?
Pela primeira vez nesta campanha o PT conseguiu demonstrar união. O partido, que estava com dificuldades de unir as lideranças do interior, conseguiu trazer uma fila imensa de ônibus de participantes do interior - chegando a congestionar a Avenida Paralela, inclusive. 


A memória de Otto
Otto Alencar errou o nome de sua segunda candidata a suplente algumas vezes durante a convenção. A escolhida do senador foi a irmã do presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), e vereadora do município de Campo Formoso. Seu nome é Hildinha Menezes, que também é filiada ao PSD de Otto e Adolfo.

Geraldinho Beatbox
O discurso do candidato a vice-governador de Jerônimo Rodrigues insistiu em trazer um fundo musical pitoresco. Cerca de 3 minutos da apresentação do presidente da Câmara Municipal de Salvador foi bom um beat de rap, o que rendeu estranhamento de uns e boas risadas de outros presentes na Convenção.

Os desafios de Jerônimo
Apesar de afirmar com todas as letras que detém apoios de grande parte dos prefeitos das cidades pequenas do sudoeste e médio-sudoeste, Jerônimo Rodrigues, ao que parece, não terá vida fácil entre os mandatários das cidades médias e grandes da região. Outra bronca contra Rui partiu do prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, do MDB. Ele acusou o petista de pouco fazer pela cidade e cobrou mais ações do Estado.

Pitoresco
Itapetinga, aliás, vem chamando a atenção por dois fatos: município onde o MDB local decidiu marchar ao lado de ACM Neto ao Governo da Bahia, contrariando a decisão tomada pela direção estadual do partido e o fato de a cidade ter sido, em 2018, uma das poucas na Bahia onde o presidente Jair Bolsonaro saiu vencedor, tanto no primeiro turno, quanto no segundo. Há quem diga que a influência do forte agronegócio local ajudou e pode ajudar novamente no pleito deste ano.

Os desafetos de Vilas-Boas
Em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, o ex-secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, agora candidato a deputado federal, parece ter deixado mágoas. Isso porque quando o médico cardiologista era titular da pasta, o município teve suspensos alguns leitos de UTI Covid, de uma unidade de saúde, por parte da gestão estadual. Foi preciso que os pacientes tivessem que ser realocados para outras cidades, o que gerou um grande transtorno à época e muitas broncas até hoje.

E agora, Prisco?
Parece que o deputado estadual Marco Prisco perdeu um aliado fortíssimo dentro da polícia: o policial Alex dos Anjos. Ele coordenava a Aspra em Feira de Santana e divulgou um vídeo bem eloquente nas redes sociais.

Cacique sem chocalho
Carlos Muniz expôs uma característica curiosa nos líderes de governo da Câmara Municipal de Salvador ao comentar o desempenho de Paulo Magalhães Júnior no posto. "Você tem um líder que não é líder, que não tem prestígio. No governo de ACM Neto e Bruno Reis, eles não querem que líder nenhum cresça", declarou, em entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, da Band.

Jabuti
E por falar em Paulinho, um dia antes, o líder da gestão Bruno Reis foi ao mesmo programa acusar a Presidência da Câmara de incluir um artigo "jabuti" depois do projeto de reajuste dos servidores ter sido votado na Câmara.

Serin à deriva
Luiz Caetano deixou a Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia e, ao menos oficialmente, a pasta está "à deriva". Nenhum nome escalado para a vaga até agora. Dizem que Cícero Monteiro está forte para sentar na cadeira.

Encontro em Abrantes
A noite de terça-feira (02) foi animada para o prefeito ACM Neto e aliados. Em um encontro “às escondidas” numa delicatessen da região de Abrantes, o pré-candidato reuniu dezenas de apoiadores para um evento quase secreto. Quase porque não foi divulgado pela imprensa e nem pelas redes sociais do prefeito, mas no quesito barulho.... a turma de Neto não fez questão nenhuma de se esconder. A vizinhança não curtiu.

Um Falcão na praia
Enquanto muitos deputados se desdobram para visitar diversas cidades nos finais de semana, o deputado estadual Fabrício Falcão, candidato à reeleição pelo PCdoB, aproveitou o sol do último domingo para relaxar e renovar o bronze. Dizem por aí que o parlamentar não anda muito preocupado com números, uma vez que o partido trabalha com a expectativa de fazer treze candidaturas à Assembleia Legislativa.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp