Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o gênio da lâmpada

Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/12/2022, às 05h00   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Um famoso empresário soteropolitano anda com a sua "lâmpada" fazendo sumir empresas, aparecer laranjas e faturar muito em Saúde e Educação. O nome do rapaz está guardado a sete chaves. As autoridades estão cientes de que seja ligado a um pequeno político baiano.  

O poder de Elmar Nascimento
O deputado federal, incondicionalmente, é o novo líder do União Brasil na Bahia após a derrocada de ACM Neto - que agora está isolado e perdendo apoios. Mesmo que não se concretize a ida para o Ministério de Minas e Energia, o parlamentar já garantiu cadeira cativa em articulações importantes do Governo Lula. O telefone dele não para de tocar.

elmar


A surpresa de Jerônimo
O governador eleito pelo PT, Jerônimo Rodrigues, disse que vai anunciar o novo secretariado até este fim de semana. As especulações correm soltas, mas da boca de Jerônimo não sai nada (nem para a imprensa e nem mesmo para os aliados mais próximos). Fontes ligadas a esta coluna informam que até mesmo os partidos que já têm espaço garantido na composição ainda não foram comunicados sobre “nomes”. Ao que parece, Jerônimo quer causar uma surpresa geral, inclusive nos futuros secretários. Será que a revelação vai ser tipo o Oscar: “e a secretaria tal, vai para...”?????

Jerônimo


Surpresa 2
O Partido Verde, que faz parte da federação nacional juntamente com o PT e o PCdoB, já se conformou que não terá um ministério no futuro governo Lula. Já aqui na Bahia, o prestígio é outro. Fontes ligadas a esta coluna contam que Jerônimo ligou para Ivanilson Gomes e perguntou qual espaço ele queria. O presidente da sigla escolheu duas secretarias, sendo uma delas a de Meio Ambiente. Jerônimo desligou o telefone e não deu mais retorno. Não se sabe se ele não gostou do pedido ou se o silêncio faz parte do show surpresa, previsto para sexta-feira. A conferir!


Puxa-saquismo na ALBA 1
Adolfo Menezes já fez o seu agrado ao governador eleito: mandou aprovar um robusto aumento de salário para o novo chefe do Palácio de Ondina. Com isso, Jerônimo terá vencimentos na casa dos R$ 34 mil a partir de janeiro de 2023. Em conversa com os jornalistas, na última segunda-feira (12), o pessedista, um dos maiores defensores do atual - e provavelmente do próximo governo - achou mais do que justo o reajuste a ser recebido pelo futuro gestor. Enquanto isso, em outras categorias... Pode isso, Arnaldo?

adolfo


Puxa-saquismo na ALBA 2
Aliás, o Plenário da ALBA ficou vazio em vários momentos da última sessão do ano. Os deputados foram para o cafezinho assistir ao jogo da Argentina contra Croácia na Copa do Mundo. Também, é compreensível: das quatro horas de sessão, metade serviu para rasgação de seda de deputados entre si em seus discursos. Ninguém aguenta.


Falsidade petista
Margareth Menezes foi bombardeada por vários petistas (incluindo algumas baianas) internamente antes de ser anunciada como a nova ministra da Cultura do Governo Lula. A falsidade ficou evidente quando algumas "companheiras", que atuavam em prol de Juca Ferreira, divulgaram notas elogiando a escolha da cantora após o anúncio oficial. A cara de pau foi grande.


Impasse comunista 1
Deputada estadual reeleita, Olívia Santana (PCdoB) está de olho no secretariado de Jerônimo Rodrigues e colocou seu nome à disposição do governador eleito. A pasta mais cobiçada pela parlamentar é a Cultura, onde ela acredita que pode fazer movimentações de olho na prefeitura de Salvador, em 2024, quando quer ser candidata.

olívia


Impasse comunista 2
O problema é o fogo amigo: seu partido não tem interesse na pasta e isso gera um imbróglio entre legenda e filiada. É uma situação para acompanhar os desdobramentos nos bastidores até janeiro.


Isidório na espreita
O Pastor Sargento Isidório também está sendo considerado na composição do secretariado de Jerônimo. Mesmo que ele não ganhe uma pasta para chamar de sua, deverá indicar nomes.

isidório


Nem um pio
Chamou a atenção o silêncio sepulcral da classe política após o vereador Maurício Trindade (PP) aparecer entre os investigados em um esquema de desvio de recursos públicos no contrato firmado entre a prefeitura de Salvador e o Hospital Santa Clara, contratado pelo Município, em agosto de 2020, para atendimentos de pacientes com Covid-19. Nem o próprio edil se manifestou.

trindade


Dia da Bíblia
A vereadora Débora Santana, do Avante, transformou o Plenário da Câmara Municipal de Salvador em uma extensão da sua igreja no início da semana, em comemoração ao Dia da Bíblia.

camara


As prioridades de Penalva
O vereador de Salvador e deputado estadual eleito, Emerson Penalva (PDT), apresentou um projeto altamente relevante nesta semana: protocolou uma moção de repúdio contra a atitude do treinador da Seleção Brasileira, Tite, que abandonou o campo após a derrota do Brasil para a Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo. O edil encaminhou o documento ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues e ainda bradou que o treinador é “covarde e nepotista”. 


Pra cima
Um dos cotados para o Ministério da Saúde - ainda que venha negando -, o senador Otto Alencar deu uma de Tite ao dar uma orientação ao presidente eleito Lula (PT) para partir pra cima do atual mandatário, Jair Bolsonaro. Em uma rede social, Otto relembrou que existe uma tradição, ante a troca de presidentes, que o antecessor deixe o Palácio da Alvorada 15 dias antes para ceder espaço ao sucesso - o que Bolsonaro, segundo ele, ainda não teria cumprido. "Sugiro a Lula entrar com uma ação de despejo", escreveu Otto, orientando o petista a, de fato, partir ao ataque, caso Bolsonaro decida não facilitar as coisas.


PEC da Transição
A PEC da Transição, aprovada pelo Senado, na semana passada, chega à Câmara dos Deputados com opiniões divergentes entre os deputados baianos, especialmente quando há um julgamento relacionado ao orçamento secreto, no STF, no meio disso tudo. Enquanto uns parlamentares esperam que a decisão da Corte não afete o ânimo da Casa, outros apontam que pode haver uma instabilidade política caso o Tribunal decida pela inconstitucionalidade da prática. Para o deputado Cláudio Cajado (PP), por exemplo, há uma espécie de incoerência por parte de Lula e do PT, que já declararam aversão ao orçamento secreto, mas tem adotado a prática, no chamado Grupo de Transição, para receber os recursos.

Deputado fazendeiro

Se tem alguém que devia estar acostumado com a estrada de terra é o deputado Sandro Régis. Mas foi só pintar uma chuva, a lama se formar, que o político deu meia volta. Foi tanto “vamo embora” que ele disse, que parece até que viu assombração no meio do mato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp