Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Leão marinho

Imagem Na Sombra do Poder: Leão marinho
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/01/2023, às 00h00   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Leão marinho
Uma figura do antigo sistema petista, conhecido como leão marinho pelo seu belo shape, vem tentando a todo custo emplacar uma pupila sua em uma empresa do governo baiano. O moçoilo, após pisar em muita gente durante a gestão que participara, deixou muitos desafetos na corrente petista atual... Seu apetite de leão foi insaciável durante os anos que ficara (há quem questione seu belo possante e sua mansão no litoral baiano, sem falar na farra gourmet que ele adora fazer). O governo Jerônimo já está de olho nele e promete jogar o bichão na rede e fisgá-lo.


Um estranho no Ninho
Uma figura para lá de "perua" vem incomodando bastante o prefeito Bruno Reis e sua turma. A mala se infiltrou no Réveillon da virada e encarnou literalmente no prefeito, ao ponto de os assessores pedirem para ele se afastar um pouco para o cacique de Salvador respirar. Vestido com uma fantasia de banana de pijama, o rapaz parecia ser o anfitrião da festa soteropolitana, posando para fotos e dando ordens no espaço do prefeito. A NSP quer saber de onde saiu a figura? O prefeito já mandou apurar também.


Réveillon da Lava Jato
Um empreiteiro famoso baiano abriu as portas da sua mansão em Praia do Forte e fez um baita Réveillon, com direito a banda e DJ. O que chamou a atenção de alguns presentes foi a quantidade de alguns réus da Lava Jato transitando pelo gramado... Fontes da NSP contaram que, no mínimo, uns cinco envolvidos na famigerada operação brindavam as taças de Veuve Cliquot e degustavam lagostas aos montes... Será que os bons tempos dessa turma voltaram?? À conferir...

festa


Piriri na Penha
Um almoço realizado na casa de um ex-figurão da sociedade baiana, no balneário da Penha, foi alvo de críticas de alguns participantes do regabofe... Tudo porque fora servido uma salada de maionese de camarão e algumas iguarias do oceano in natura... lá para 15 horas, foi um corre-corre ao banheiro e  fazer fila. Os que arriscaram a voltar de lancha sofreram botando o pouco que restava para fora... Será que "batizaram" o banquete?!


O gordo na posse
Um famoso gordo local bem espaçoso, foi visto na posse do governador Jerônimo Rodrigues e seu vice Geraldo Júnior. O rapaz não perdeu a mania de falar cuspindo e pegando nos ombros alheios... Um deputado antigo da base comentou com a NSP que, quando a criatura chegou pela direita, ele saiu pela esquerda. Mesmo assim, foi vítima da mala por uns 10 minutos no local... O cara não toma jeito.


Cosme e Damião
O deputado Elmar Nascimento e o presidente da Câmara Arthur Lira não se desgrudam. A dupla vem sendo chamada de Cosme e Damião no meio político. A ascensão do deputado baiano no cenário nacional é indiscutível: cotado para ministérios e dando as cartas na Codevasf, ele vai se consolidando como grande liderança do União Brasil na Bahia e no núcleo nacional. A dupla foi vista jantando em um famoso restaurante italiano em Maceió, cercado por alguns amigos e assessores. Há quem diga que eles, juntos, vão fazer muito barulho em Brasília esse ano. Força eles têm, resta conferir.

elmar


"Sir Isaac"
O ex-todo poderoso da Saltur, Isaac Edington, vem sendo chamado no meio político de "Sir Isaac". Isso porque a honraria proferida pelo clã inglês aos que merecem tal pompa, parece que tomou conta do antigo gestor... Sempre carrancudo e distribuindo patadas com alguns servidores, imprensa e até fãs do prefeito, ele parece que já esta de malas prontas do órgão. Talvez os anos na cadeira não o tenha feito bem. O prefeito Bruno Reis promete uma reforma administrativa pesada agora. Será que o Cavaleiro da Saltur continua? Ele já não tem mais os padrinhos de outrora... À conferir.


A mal amada da Saltur
Não bastassem os problemas que a Saltur vem tendo dentro da gestão municipal e no meio do entretenimento da Bahia, eis que uma assessora resolveu ir atrás de outros problemas que nem são da pasta. Durante o Festival Virada Salvador, a galega parecia ter tomado para si a organização e comunicação do Camarote da Virada - uma realização que, em princípio, era da inciativa privada.  Mas, pelo que parecia, a tal representante da Saltur separou parte do expediente - pago com dinheiro público - para fazer picuinha com jornalistas credenciados. É por essas e outras que a tal criatura é super malquista no meio e já tem fama de grossa e mal educada. E pior: ajuda a queimar sem necessidade o próprio evento. Não é o primeiro ano que ela age assim e já deveria ter sido exonerada há muito tempo. Ou, ao menos, ser impedida de lidar diretamente com a imprensa. Será que Renata Vidal está sabendo disso? É como diria nossos avós: descendência não pressupõe competência. Fica a dica!

loira


Diretor sem noção
A Moura Dubeux está completamente perdida na Bahia, sob o comando do diretor Fernando Amorim. Coleciona processos, já foi expulsa da ADEMI e só amplia o leque de inimizades com outras empresas do setor.


O zignow de Bruno Reis
Não passou despercebida a ausência do prefeito Bruno Reis nas posses do novo governador e vice-governador na Assembleia Legislativa, e na Câmara Municipal, do presidente Carlos Muniz. Geraldo, novo vice-governador, classificou a atitude do prefeito como "incompatibilidade de agenda”. Já Muniz, disse que não fazia falta. Pelo visto, Bruno Reis começou 2023 dando zig em todo mundo. 

bruno


Dedo poderoso
Jaques Wagner emplacou vários dos seus no secretariado de Jerônimo. Ele costuma dizer que não indicou um secretário sequer quando Rui assumiu, mas com o novo governador foi diferente. Rui, que todo mundo achou que ia ficar se metendo na formação da nova gestão, não indicou ninguém dele.  

jaques


Escorado na posse
O senador  Angelo Coronel segue sendo deixado de lado, muito por conta de suas ações dentro da base, principalmente durante as eleições.  Na posse de Jerônimo, ele aprontou mais uma: chegou atrasado, com a sessão solene no plenário da Casa em andamento. o castigo veio na cerimônia de transmissão de cargo, de Rui para Jero, quando todos no palco “confraternizavam”, dançando e fazendo roda, enquanto o senador, que está, muito provavelmente, com os dias contados na base, ficava de lado só olhando.


Barrado na posse
No dia da posse de Jerônimo, o menino que virou o novo coordenador da juventude, Nivaldo Millet, se dirigiu para o local das autoridades e foi barrado. Para ser liberado, precisou mandar um “Eu sou autoridade, eu sou primeiro escalão e o governador mandou eu vir por aqui”.


Gafe petista
Durante a cerimônia de posse como governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues cometeu uma gafe ao saudar o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Adolfo Menezes, e que não passou despercebido pelos que acompanhavam o evento. Ao invés de chamar pelo sobrenome correto do pessedista, o chefe do Executivo baiano saudou um adversário político: o deputado federal Adolfo Viana, do PSDB, presidente estadual da sigla na Bahia. Tão logo se deu conta do deslize, o mandatário baiano tratou de se corrigir.


Falando em Adolfo...
Chamou a atenção, já no evento que marcou a posse dos 25 secretários que compõem o Governo Jerônimo, o atraso do presidente da ALBA no evento, que foi iniciado pouco depois das 7h30. Isso mostrou que o petista deve ser muito mais pontual que os seus antecessores nos eventos da gestão. Talvez ainda “medindo as horas” pelo relógio do ex-governador Rui Costa (PT), o pessedista ainda não se acostumou com o ritmo a ser impresso pelo agora chefe do Executivo.


O relógio de Jerônimo
Segundo gente muito próxima ao novo governador Jerônimo Rodrigues relatou à NSP, ele mandou avisar a toda equipe e cerimonial e técnica que as agendas dele à frente do Governo do Estado serão diferentes do ex-governador Rui Costa. Pontualidade é o nome do meio da gestão, ao contrário do que era com o correria, que adorava servir o famoso chá de espera aos jornalistas.

jerônimo


Esqueceram de mim
Também durante a posse dos 25 secretários de Estados, uma “ausência” chamou a atenção: apesar de ter o nome e foto expostos no telão, a futura secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, não foi chamada pelo cerimonial para assinar o termo de posse e tirar a foto ao lado de Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior. Ao fim da cerimônia, quando todos já haviam passado pelo processo - menos ela -, Jusmari levantou-se da cadeira e foi falar com o governador, que ficou ligeiramente desconcertado. Diante do “esquecimento”, veio a explicação: como ainda não se licenciou do cargo de deputada estadual, Jusmari ainda não podia tomar posse na pasta.


Quem era?
Voltando à posse de Jerônimo, no dia 1º de janeiro, uma morena chamou à atenção dos que acompanhavam o evento em uma tenda armada na área externa da ALBA. Ela estava sentada em um local de destaque próximo a nomes importantes de órgãos como o Tribunal de Justiça e do Ministério Público da Bahia. A moça foi alvo de muitos olhares dos presentes, que se perguntaram quem seria.


Tchau, querido!
Olívia Santana, que acabou sendo preterida no secretariado de Jerônimo, não quis nem ficar para a posse do baiano. Embarcou para Brasília ainda na manhã do dia 31 de dezembro, coincidentemente no mesmo avião que o BNews também embarcou. 


O presente de Rui 1
O ex-governador da Bahia e agora ministro da Casa Civil de Lula, Rui Costa, deixou uma última impressão "estranha" ao inserir um artigo que traria benefícios ao próprio, mas dentro de uma lei que versa acerca do aumento na alíquota de ICMS sobre produtos e serviços no Estado. O “jabuti” modificava outra lei, de 2014, que suspendia, aos ex-governadores, o acesso a motorista e segurança caso eles fixassem residência em outro estado. Diante da repercussão negativa, o petista mudou de ideia, afirmando que não mais usaria o benefício.  


O presente de Rui 2
As fotos de Rui nas paredes dos órgãos estaduais continuam. Os servidores estão se perguntando quando mudará para a foto de Jerônimo.

rui


O sonho de Davidson
O presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, quer que o partido alcance voos mais altos nas eleições de 2026, tendo pelo menos um nome para concorrer a uma vaga no Senado. Entre os favoritos, estão, por ora, os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida. Resta saber como ficará esse arranjo dentro da Federação e se receberá um eventual apoio do PT, já que em 2023 termina o mandato de Jaques Wagner na Câmara Alta. Ah, e ainda tem o PSD de Ângelo Coronel…


A lição de Lídice
A deputada federal e presidente estadual do PSB, Lídice da Mata, afirmou que houve um certo “quê” de arrependimento pela sigla não ter se juntado à Federação composta pelo PT-PCdoB-PV. A decisão de um "voo solo” custou caro ao partido, pelo menos na Bahia, que perdeu duas vagas na ALBA (passando de 4 para 2), mas conseguiu se manter, com a própria Lídice, na Câmara dos Deputados. No entanto, segundo ela, “o que está feito, está feito”. A expectativa é a de que novas negociações possam acontecer a partir de 2026.


Blindagem na SSP
Marcelo Werner nem bem se sentou na cadeira de Secretário de Segurança Pública e já começou a ser blindado, tal como seus antecessores. No evento da Desenbahia, em que foi anunciado por Jerônimo para o cargo, a assessoria dele só deixou uma pergunta pra TVs e uma pra sites. E já carregou o cabra. O antecessor, Ricardo Mandarino, também fugia da imprensa sempre que podia.  Vale lembrar que o delegado vai assumir a maior bomba deixada pelos governos petistas: a violência endêmica na Bahia, que ninguém aguenta mais.


Deputado Ketchup
E Jacó roubou a cena na posse de Jerônimo com seu terninho vermelho sangue?

jacó


A perseguição de Isidório
Isidório não parou de perseguir Lula na posse em Brasília. Com uma Bíblia em mãos, o baiano não perdeu a oportunidade de pregar por onde passava.

isidório


Ex-prefeita blogueirinha
Quem deu as caras na posse de Jerônimo foi Célia Sacramento. A ex-prefeita de Salvador agora virou blogueirinha dos eventos do PT na Bahia.

célia


Nevou no Congo
Átila do Congo foi outro que roubou a cena com seu cabelo loiro "nevou" na posse de Carlos Muniz.

congo


Lupa em Maragogipe
A NSP recebeu denúncias contra a Câmara de Maragogipe. Com a folha inchada, faltam recursos até mesmo para pagar quem trabalha de verdade. Cerca de 40 assessores já foram demitidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp