Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Jerônimo, o Papa Léguas

Arte/BNews
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Arte/BNews

Publicado em 19/01/2023, às 05h55 - Atualizado às 14h18   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Se antes tinha o Rui Correria, agora temos o "Jerônimo Papa-Léguas". Ninguém está suportando mais o ritmo do petista, que sai todo dia do CAB 1h da manhã e chega às 6h.  Assim como no desenho animado, o petista só precisa driblar alguns "coyotes" por aí...


O poder de Loyola
Até então desconhecido do grande público, o Chefe de Gabinete de Jerônimo Rodrigues, Adolpho Loyola, ganhou um poder impressionante neste início de mandato petista. O rapaz vem emplacando grandes espaços no governo. Está mandando em tudo mesmo. É ele também quem está aparando arestas e sendo conciliador.  Contudo, algumas panelinhas têm dado trabalho... Fontes da NSP afirmaram que ele tem tido dias difíceis.

nsp


Praia do Forte pede socorro
O tão cobiçado balneário de Praia do Forte está um completo caos e vem sofrendo com a presença de lixo, estacionamentos caríssimos e festas paredão. Os veranistas antigos e milionários estão reclamando... Os canapés e vinhos brancos de outrora estão sendo substituídos por cerveja quente e isopor com tupperwares de frango vencidos.

NSP


Triste Morro de São Paulo
Outro lugar que está cada vez mais caótico é Morro de São Paulo. Está tudo caindo aos pedaços, fazendo com que os valores praticados por lá se tornem cada vez mais injustificáveis.


O peso do sistema
Mal assumiram os postos e o clima entre Pedro Tourinho e Bruno Monteiro, novos "Secults" de Salvador e da Bahia, esquentou. As críticas de Pedro sobre o Estado tratar artistas como "pedintes" foram contornadas em um "tapa combinado" com Bruno: um tweet colocando panos quentes no assunto. O ex-empresário de Anitta, aliás, já começa a sentir o peso do sistema e vai aprender rapidinho que política e negócios são coisas completamente diferentes.

nsp


Pena para todo lado
Não chamem João Gualberto e Adolfo Viana para a mesma festa. A relação entre os dois naufragou nos últimos tempos, fragilizando ainda mais o poder dos tucanos na Bahia.

nsp


Decepção tucana
O PSDB da Bahia não está nada feliz com a reforma administrativa feita pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis. Fontes da NSP confidenciaram que partidos fisiológicos, que só estão na base por conveniência, crescem na base da chantagem, mas a legenda tucana, tradicionalmente aliada ao grupo, saiu perdendo. Sobrou para o PSDB uma pasta engessada. A mensagem que fica aos aliados é que partidos sempre ao lado de Bruno são preteridos, enquanto os "voláteis" - que um dia estão no governo e no outro na oposição - têm tido mais prestígio.

Remédio amargo
Thiago Dantas terá uma missão ingrata da Secretaria de Educação. Após 10 anos com os tucanos depenando a robusta secretaria de orçamento bilionário, o jovem gestor tem uma tarefa amarga: recompor os grupos empresariais que orbitam a pasta. Uma reunião nesta semana com cinco caciques definiu os espaços para as suas respectivas tribos. Dentro dessas tribos, livros, programas de capacitação, merenda, obras, cargos... enfim, muitos ativos pelos quais se engalfinham os caciques.


A verdinha de Paulinho
Depois de ser escanteado após uma passagem desastrosa na liderança de governo da Câmara de Salvador, o jovem vereador já está fazendo o que mais gosta: tomando sol e jogando futevôlei. Inclusive, foi visto no Bonfim com uma "verdinha".

nsp


A boquinha dos Pimentel
Sem mandato e sem poder político, sobretudo após a derrota vexatória da esposa, Alberto Pimentel já garantiu a sua "boquinha" na reforma do secretariado de Bruno Reis. Ele deixa de ser o "chanceler figurativo" da Prefeitura para ser um "Assessor Especial" do prefeito. Na prática, vai seguir fazendo rigorosamente a mesma coisa do cargo anterior: sendo um parasita na gestão municipal.


Soltou a mão?
Bruno Reis teria procurado o PL, na época da campanha eleitoral, para tentar um alinhamento com relação à candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia. Porém, de lá até cá, mesmo os quadros da sigla tendo interesse em participar da gestão de Bruno, não houve qualquer sinal de diálogo por parte dos caciques do União Brasil. Isso acabou ficando explícito na reforma administrativa anunciada por Bruno nesta semana.

Neto podcaster
Sem um mandato para chamar de seu e querendo voltar a aparecer na mídia, ACM Neto agora inventou que quer ser podcaster. Depois de ser derrotado nas eleições do ano passado por Jerônimo Rodrigues - sim, por Jerônimo -, ele disse que quer investir no setor de comunicação (como se ele já não fizesse isso há anos, vide seu site de campanha hospedado pela "Rede"). Resta saber qual vai ser o nome do podcast de Netinho: NetoPod ou PodNeto? 

nsp

Na toca do Leão
Uma briga pelo poder no alto comando do PP baiano tem se instalado nos últimos dias e pode durar até meados de abril. Que há um racha no partido, isso todo mundo já sabe, e Cacá Leão não faz questão de esconder quando diz que a busca por um consenso dentro da sigla é mais difícil do que ganhar uma eleição. Cajado, Negromonte e Carletto estão de olho no clã Leão.


Cachorrada em família 1
A relação entre os irmãos Moraes da política está longe de melhorar. Após Marcell afirmar que a irmã é "uma mera figurante" no Governo Bruno Reis, a jovem prometeu "soltar os cachorros", muito em breve, contra o irmão (protetor dos animais). Ela tem preparado um verdadeiro dossiê e disse, em conversa particular com a NSP, que irá expôr tudo em coletiva de imprensa. Eita que não é o Tchan, mas a bicharada já fica toda animada.


Cachorrada em família 2
Não é de hoje que a treta entre os irmãos tem movimentado as redes sociais e os bastidores políticos. Marcell Moraes já fez textão no Instagram chamando a irmã de ingrata, egoísta e invejosa e, recentemente, disse que ela vai sair candidata sem o apoio dele e, por isso, perderá para Carol dos Animais. Xiii! Sobrou pra você, Carol!


Sem fôlego
Na ALBA, enquanto a escolha para o líder do governo na Casa já está mais do que definida, o comando da oposição ainda segue indefinido. No entanto, a poucos dias da escolha, alguns nomes, ao que parecem, vem ou despontando ou perdendo força. No caso de Robinho e Samuel Júnior, tem pesado contra eles o fato de terem características mais extremas, o que não seria, de acordo com interlocutores, o melhor perfil para o momento. No caso ainda de Samuel, uma fala dele sobre a derrota de ACM Neto nas eleições do ano passado, pode ter minado as chances dele de almejar o cargo


Com fôlego
Neste sentido, despontam Tiago Correia e Alan Sanches, com mais chances, segundo interlocutores, para o deputado do União Brasil. Resta saber se, até fevereiro, haverá mudanças neste cenário ou se Sanches será mesmo o substituto de Sandro Régis. O problema, no entanto, pode estar entre os deputados do PL, que tem dado os respectivos apoios a Samuel Júnior. Para os quatro eleitos pela sigla em outubro passado, pesa o fato de Alan Sanches ser aliado próximo a ACM Neto.


Neófito bolsonarista
Além disso, a tendência é a de que um dos parlamentares eleitos pelo PL, Raimundinho, deixe a legenda devido a possibilidade de caminhar junto à gestão Jerônimo Rodrigues. No regimento interno do partido, há um artigo que não permite que quadros da legenda apoiem partidos e lideranças da esquerda.


Explosão de cadeiras
Elinaldo criou 100 cargos em Camaçari em pleno recesso parlamentar. A oposição de lá já está explorando o caso.


De Ricardo Almeida para C&A
O prefeito de Candeias, Pitágoras, perdeu o padrão dress code e foi flagrado pelas lentes da NSP fazendo compras em uma loja popular de Salvador.

(Atualização 11h50) Marcelle Moraes procurou a redação do BNews para negar que tenha ameaçado convocar uma coletiva de imprensa contra o irmão. A redação mantém as informações publicadas. Segue abaixo nota na íntegra com a versão dela:

Marcelle Moraes, protetora animal, vereadora licenciada de Salvador e atual titular da Secretaria Municipal Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Promoção Animal (Secis), declarou ter sido surpreendida nesta quinta-feira (19), com a informação de que estaria preparando um suposto dossiê contra o irmão Marcell, para expor coletiva de imprensa. “Isso não procede, ou seja, não é factível!”, afirma a gestora. 
“Ocorre que eu e Marcell passamos a trilhar caminhos diferentes a partir de 2019. Por tanto, não tenho absolutamente nada a ver com as decisões, comportamentos, e declarações que dele partem. Por isso não tenho como explicar o que o leva a tecer tantas declarações injustificadas e infundadas”, esclarece.
“Somos irmãos, mas com CPFs distintos, comportamentos distintos, ações distintas, visões de mundo e de valores éticos também. Não quero e nem me envolvo com a vida privada e pública dele, só lamento que um homem possa se utilizar de palavras e expressões tão nocivas para com outra pessoa, especialmente, quando essas possuem laços familiares.  Venho sedo envolvida nesses absurdos todos que ele divulga de forma irresponsável, mas o meu trabalho na SECIS segue sendo destaque na gestão municipal, e sendo exposto para quem quiser conferir nos canais de comunicação tanto da própria Prefeitura, quanto da Secis e nas minhas redes pessoais. Prova de que sigo trabalhando e ignorando essas falácias que em nada agregam para a sociedade, tão pouco na luta em defesa e proteção dos animais”, explica.
“Eu prefiro ser reconhecida pelos meus esforços em prol das causas que defendo, pelo meu trabalho e seriedade, e não por trocas de ofensas que não levam a nada por meio da imprensa ou das redes sociais”, finaliza Marcelle Moraes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp