Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Jerônimo, o novo Gasparov

Adriel Francisco/Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Adriel Francisco/Divulgação

Publicado em 22/12/2022, às 05h00 - Atualizado às 16h51   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

O governador diplomado está sendo comparado com o campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov. Ninguém está entendendo nada. Qual será o xeque-mate de Jerônimo?


O preferido
O preferido para a Secretaria de Segurança Pública hoje é o ex-presidente do MP baiano, promotor e hoje procurador Wellington César. Na banca de apostas hoje, ele estaria desbancando o Coronel Coutinho. A indicação se Wellington César seria uma cartada de Jaques Wagner, que chefiou o MP durante a gestão dele no Governo da Bahia por dois mandatos consecutivos (2010 a 2014).

preferido


A bomba de Roberta Santana
Desconhecida no meio político, Roberta Santana ganhou de presente de Natal a maior bomba a ser resolvida na gestão Jerônimo Rodrigues. Como nova Secretária de Saúde, terá a obrigação de zerar a fila da regulação. Boa sorte para ela.

preferido


Guerra nas águas
A indicação de Jerônimo para a Embasa pode ser a diretora de empreendimentos, Rita de Cássia Sarmento Bonfim. Alguns queriam Leonardo Góes, que já comandou a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). O petista, contudo, quer um perfil técnico no comando.


Bigodinho de Hitler
Um famoso (ancião) empresário baiano voltou a circular no "jetset" tupiniquim da soterópolis. O causídico, já envolvido em polêmicas com suas "ex" por conta de suas peripécias e fetiches sexuais bem estranhos, resolveu agora investir na sua imagem de homem de "negócios". Em uma semana, apareceu 3x nesses almoços de negócios natalinos onde todos correm para cima do "flash". Lá, estava o conhecido "bigodinho de Hittler", apelido esse que ganhara na adolescência, quando brincava de pique-esconde com os nativos da sua localidade. A NSP tomou conhecimento que ele deseja agora trilhar um caminho político pelo interior da Bahia. Resta saber se o seu "nada republicano" irá permitir que o "Calígula" baiano concorra a algum cargo eletivo. A conferir.

hitler


Mau exemplo
A assessoria de imprensa do TRE quis mostrar serviço, mas acabou metendo os pés pelas mãos durante a cerimônia de diplomação de políticos baianos. Além do tratamento diferenciado para alguns veículos, o cerimonial só fez atrapalhar o trabalho jornalístico. Um péssimo exemplo dado por uma Corte que zela tanto pela democracia. Isso nunca aconteceu.


Ausência sentida
Elmar Nascimento foi ausência sentida na diplomação dos dos eleitos na Bahia. Dizem que foi para evitar o assédio dos pares políticos, já que agora ele pode se tornar um dos principais homens fortes do Governo Lula.


De olho em 2024
O PT tem ambições grandes para a eleição de 2024. Por isso, as articulações já começaram desde já. A legenda elegeu 32 prefeitos no último pleito municipal, ficando atrás de PSD, PP e DEM (Parte do atual União Brasil). Segundo apuração da NSP, o partido já trabalha com o objetivo de fazer pelo menos mais 8 prefeituras ou vencer em uma das três maiores cidades do Estado: Salvador, Feira ou Vitória da Conquista.


Os planos para Adélia
Um dos nomes cotados para se candidatar em 2024 é a nova secretária de Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que deve tentar a cadeira em Ilhéus - cidade onde atuou como Reitora da Uesc. Adélia não é filiada a nenhum partido.


O fim do Soberano
O perfil Governador Soberano, que foi um grande aliado na estratégia digital carlista durante a campanha, está fazendo um "rebranding". Defendeu tanto ACM Neto, tomou processo para caramba, e não recebeu nem um "obrigado" após a eleição.  Decepcionado, fez um forte desabafo nas redes.  

soberano


Engolindo seco 1
Final de ano, as tretas são deixadas de lado, acordos são fechados....na CMS não foi diferente. Por ordem direta do prefeito Bruno Reis, a bancada de governo resolveu retirar a ação movida no STF contra a eleição de Geraldo Júnior e tiveram que engolir a seco o vereador Carlos Muniz como novo presidente do legislativo em 2023.

geraldo

Engolindo seco 2
"É do jogo, faz parte", assim resumiu o vereador Cláudio Tinoco sobre o aceite da base de governo em relação à eleição de Geraldo Jr, que resultou em Carlos Muniz como presidente. Tinoco foi autor de uma das ações do União Brasil no STF contra a eleição do agora vice-governador.


Momento de comemorar
Se tinha gente retada, também tinha gente feliz também com o desenrolar da eleição na Câmara. E não estamos falando do presidente Carlos Muniz. Teve um edil que tava todo serelepe porque subiu um degrau como secretário da Mesa Diretora. Saiu de quarto secretário para terceiro. Cada um é feliz com o que tem. 


Regabofe liberado
E para comemorar a nomeação de Carlos Muniz como presidente e a última sessão presidida por Geraldo, os vereadores vão, todos eles, confraternizar em um bar/restaurante do vereador Daniel Alves, na Pituba. Comilança liberada para os parlamentares.


Paletó tamanho P
O prefeito de Salvador poderia trocar de alfaiate. Esse paletó infantil não lhe caiu bem, não.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp