Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Assessora do Virote

Reprodução/Twitter/Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter/Divulgação

Publicado em 15/09/2022, às 05h50   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma famosa assessora de um parlamentar baiano tem aprontado é muito nessa campanha. A última da moça foi dizer ao maridão que estava em campanha pelo interior e a mesma foi vista com um jovem empresário baiano do ramo de restaurantes "sociais" perambulando ali pelas proximidades da Avenida Pinto de Aguiar. As colegas de gabinete já não aguentam mais acobertar a danadinha...

Briga de gigantes

"Uma briga de Titãs". Assim vem sendo chamada uma das maiores guerras empresariais da capital baiana. Advogados de renome nacional e consultores em crise já foram contratados de ambos os lados e a briga começa a valer depois da eleição. Há quem diga que não vai sobrar Pedra sobre Pedra.

Perdeu a linha

Jerônimo Rodrigues perdeu a linha durante uma entrevista na Rádio Sociedade ao ser questionado sobre os resultados ruins da Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) desde 2013. A radialista Silvana Oliveira, que não come reggae e nem leva desaforo para casa, pegou ar logo e chamou o petista de "grosseiro". Ele, por sua vez, foi logo se consertando dizendo que respeita as mulheres. O vídeo repercutiu mal dentro do PT.

Bronze da discórdia

A vereadora de Salvador e irmã de Jerônimo Rodrigues, Marta Rodrigues disse que a correção da autodeclaração racial da candidata a vice na chapa de ACM Neto, Ana Coelho,  só aconteceu após o União Brasil e o grupo dela  tomarem dimensão do que chamou de "vexame pelo qual passaram diante da opinião pública  ao tentarem colocar a empresária como negra". "Ana Coelho corrigiu o 'erro. Será que ACM Neto vai esperar o bronzeamento artificial passar?", ironizou a candidata a deputada federal.

O fator Roma

ACM Neto finalmente aceitou "o desafio" de Jerônimo e propôs que seja feito um encontro nas redes sociais. Logo após a postagem, o comentário geral é que o herdeiro carlista tem receio mesmo é de debater com o ex-aliado João Roma (PL), já que o oponente petista demonstrou ter pouca desenvoltura diante das câmeras em debates anteriores.

Vai rolar?

A TVE soltou uma nota dizendo que "está aberta para receber os 4 candidatos ao Governo da Bahia em um 2° debate respeitando a legislação". "Caso ACM Neto, que não veio ao 1º debate, aceite consultaremos os demais candidatos. A condição é a presença dos 4 porque debate com 3 candidatos já fizemos nesta eleição", postou a emissora.

Governo Neto

Fontes ligadas ao núcleo da campanha de ACM Neto espalharam essa semana que o deputado estadual e candidato a deputado federal Dal (União Brasil) pode integrar o secretariado de um eventual governo carlista. A saber.

Radicalmente radical

Kleber Rosa, candidato ao governo da Bahia pelo PSOL, tratado por muitos como um político radical, fez jus à alcunha e tratou de mostrar seus dotes radicais - desta vez do lado esportivo da coisa. Em suas redes sociais, o psolista publicou vídeo andando de skate no Parque dos Ventos. Faltou ele lançar um "Backside Flip" ou quem sabe um "Casper Flip", mas parece que o desempenho de Rosa sob rodinhas está parelho ao das pesquisas de intenção de votos.

Desencarne de mim

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) relembrou um momento histórico de um embate entre ela e o velho ACM num desfile do 2 de Julho. A deputada relembrou que subiu o tom contra o ex-senador e mandou que ele "desencarnasse".  

O porta-voz dos crentes

O cantor evangélico bolsonarista Sandro Nazireu, candidato a deputado federal pelo PP, disparou uma nota nesta semana para divulgar a campanha “Crente Vota em Crente” na Bahia. “Infelizmente, em tempos de eleição, as nossas igrejas se enchem de candidatos que em nada representam o evangelho”, lamentou.

Arroz de festa

Bruno Reis agora inventou de todo dia fazer inauguração de alguma coisa na cidade. Nem mesmo no sábado o povo da prefeitura tem sossego. Em ano eleitoral, até aniversário de boneca tá valendo.

Cadê essa obra?

Inaugurar a obra da Avenida Tancredo Neves, que é bom, nada. Aquilo já deveria ter sido inaugurado em abril de 2021. Quem sai do trabalho às 18h, precisa ter muita paciência para transitar por ali.

O recalque de Roma

João Roma disse que a exibição de apoio de prefeitos pelos candidatos ACM Neto e Jerônimo Rodrigues “retrata justamente uma política atrasada que tem puxado a Bahia para baixo”. Resta saber se ele emitiria o mesmo posicionamento se fosse ele que recebesse os apoios...

Histórias do Thomé de Souza

João Roma também contou na última semana que, quando atuou na Prefeitura de Salvador, teve sérios embates com o que chamou de "todo poderoso" secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo, trazido pelo então prefeito ACM Neto, para promover o maior aumento de IPTU do Brasil. "Mauro Ricardo, a quem enfrentei em reunião, era totalmente contra a possibilidade de fazer compensação e uma atualização do IPTU de forma equilibrada e condizente com a realidade do povo de Salvador", disse o bolsonarista.

Cadê os tablets?

O humorista Matheus Buente, que também é professor da rede municipal, pegou ar com Bruno Reis nesta semana.

Reações à pesquisa 1

Após a divulgação de uma pesquisa de intenção de voto pelo Instituto Datafolha, ao Governo da Bahia, na qual Jerônimo Rdorigues (PT) diminuiu a distância para ACM neto (UB), para 21%, gerou reações por parte dos dois partidos, especialmente entre os respectivos presidentes dos diretórios estaduais.

Reações à pesquisa 2

Por um lado, Éden Valadares, mandatário do PT, cutucou o ex-prefeito de Salvador ao dizer que, faltando 17 dias para as eleições, as pesquisas, assim como aconteceu em 2006 e 2014, "passaram a captar somente na reta final" uma realidade a qual eles já vinham sentindo nas ruas.

Reações à pesquisa 3

Como resposta, Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, provocou Éden Valadares, afirmando que o petista estaria comemorando o fato de a mesma pesquisa apontar que ACM Neto está a 57% dos votos válidos, índice o qual a partido está se apegando para que o ex-prefeito de Salvador vença o pleito ainda no primeiro turno.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp