Justiça

Juiz-estrela como foi Moro tende a ser parcial em seus julgamentos, diz advogado

Fátima Meira - 28.ago.2018/Futura Press/Folhapress
Antonio Sérgio Pitombo lança livro sobre magistrados-celebridade e afirma que exposição nas redes sociais prejudica imparcialidade   |   Bnews - Divulgação Fátima Meira - 28.ago.2018/Futura Press/Folhapress

Publicado em 08/12/2018, às 08h31   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Juiz-estrela, aquele que divulga tudo o que faz e alimenta o público em busca de apoio, comete um pecado mortal para o mundo do direito: tende a ser parcial, segundo o advogado Antonio Sérgio de Moraes Pitombo.

A conclusão deriva da pesquisa que fez para o seu pós-doutorado, defendido na Universidade de Coimbra em 2012 e sintetizada no livro "Imparcialidade da Jurisdição".

Pitombo, um criminalista que já defendeu o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), no Supremo e ganhou no caso de acusação de racismo, diz não ter a menor dúvida de que Sergio Moro foi um juiz-estrela. "Ao se tornar um juiz-estrela, ele passa a ter um grau de exposição que pode lhe retirar a imparcialidade, independente da vontade", afirma.

A culpa, segundo ele, é exposição gerada pelas redes sociais, algo que não pode ser mudado. O que pode ser mudado, para ele, é o modo como os tribunais tratam as suspeitas de parcialidade: "O meu trabalho procura mostrar que isso não é uma ofensa ao juiz".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp