Geral

VÍDEO: Professor ensina regras de português em escola a base de funk

Reprodução/Vídeo
O professor divide a carreira na educação com a musical  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 17/03/2024, às 09h35   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Identificado como Anderson Ribeiro, o professor, de 31 anos de idade, usa uma tática diferenciada no ramo da educação. Onde ele mora, no bairro Jardim Varginha, no Grajaú, na zona sul de São Paulo, o método de ensino envolve a associação das duas profissões que exerce: educação e musical.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Anderson viralizou após a publicação de um vídeo nas redes sociais, que atingiu mais de 1 milhão de visualizações. Um aluno gravou o conteúdo, onde o docente canta uma paródia de funk “Let’s Go 4” para ensinar gramática aos estudantes. As informações foram divulgadas pelo portal Metrópoles.

“Por onde eu passo, todo mundo me conhece. Ficam ‘professor, professor’. Tem uns que pedem para tirar foto”, cita o educador.

Por meio da versão adaptada, o educador substitui a letra original por versos que detalham as classes de palavras e ajudam os alunos na identificação delas. No vídeo, os estudantes do 6º ano da Escola Estadual Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro cantam animados a paródia do professor. 

Assista:


A utilização das canções tem relação com o fato dele ser independente. “Eu faço rap desde os meus 13 anos, tenho uma carreira na música em paralelo à área da educação. E eu percebo que é uma linguagem que comunica bastante com os adolescentes, com as crianças da periferia”, acrescentou. 

Projeto

Ainda conforme a publicação, Anderson tem o objetivo de criar um álbum com músicas que ensinam regras de português. O nome deve ser “A arte e a educação vão salvar nosso mundo”. A ideia começou a ser formada após ele perceber que o ritmo musical era mais popular entre os alunos.

“Já fiz mais duas músicas. Uma delas é explicando a diferença entre frase, oração e período, e uma outra sobre sílaba tônica, quando separa, o que é hiato, ditongo. Pensei em fazer umas dez faixas. Cada uma vai explicar uma regra da língua portuguesa de uma forma diferente”, pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp