Esporte

Olímpiadas Paris: Relembre momentos marcantes do Brasil nos Jogos Olímpicos

Danilo Borges / Brasil 2016
Time Brasil participou de todas as Olimpíadas desde Antuérpia 1920, exceto Amsterdã 1928  |   Bnews - Divulgação Danilo Borges / Brasil 2016

Publicado em 25/03/2024, às 06h00   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão cada vez mais próximos. Com cerimônia de abertura marcada para o dia 26 de julho, o Brasil será muito bem representado nas mais diversas modalidades esportivas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A história brasileira nas Olímpiadas começa em Antuérpia 1920. Desde então, o Brasil participou de todas as edições, exceto Amsterdã 1928. Na última edição, em Tóquio 2020, o país conquistou 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze.

Acompanhe a cobertura do BNews nas Olimpíadas de Paris!

Por isso, para relembrar a vasta história brasileira nos jogos, o BNews listou alguns dos momentos mais marcantes do Brasil durante todas as edições das Olimpíadas. Confira:

O PRIMEIRO OURO BRASILEIRO NA HISTÓRIA

O primeiro ouro brasileiro em toda história das Olímpiadas veio logo nos primeiros Jogos Olímpicos em que os brasileiros estiveram presentes. Em Antuérpia 1920, Guilherme Paraense, atleta de tiro esportivo, garantiu a medalha dourada na prova de pistola rápida 30.

Natural de Belém (PA), Guilherme entrou para a história do Time Brasil nos Jogos Olímpicos, conquistando o primeiro ouro brasileiro, sendo um destaque no tiro esportivo.

A PRIMEIRA MULHER BRASILEIRA NOS JOGOS OLÍMPICOS

Em Los Angeles 1932, Maria Lenk entrou para a história ao se tornar a primeira mulher brasileira a disputar os Jogos Olímpicos. Nadadora e com apenas 17 anos, Lenk disputou a competição da modalidade naquela edição.

Paulista, Maria Lenk faleceu em 2007, ela foi a primeira nadadora brasileira a entrar para o hall da fama da modalidade esportiva e não para por aí, Lenk também carrega o grande feito de ser a única brasileira a conquistar um recorde mundial.

DERROTA INESPERADA NO MÉXICO 1968

Nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968, o grande destaque brasileiro na natação, era José Sylvio Fiolo, de apenas 17 anos. Durante o início daquela edição das Olimpíadas, o jovem brasileiro passou facilmente por todas as etapas classificatórias e chegou na final na modalidade da prova do nado peito de 100 metros.

Oito meses antes de iniciar a competição, José Fiolo quebrou o recorde mundial ao completar uma prova em 1m 6s 4d. Na época, o brasileiro era o amplo favorito para conquistar a medalha de ouro naquela modalidade. Todos acreditavam que aquela medalha de ouro seria brasileira, mas o destino separou uma derrota amarga.

Fiolo não chegou nem a subir no pódio e terminou em quarto lugar, atrás dos soviéticos Nikolai Pankin (bronze), Vladimir Kosinsky (prata) e do norte-americano Donald Ward Jr. Mckenzie (ouro).

JOGOS OLÍMPICOS NO BRASIL

Sem dúvidas, a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 entrou para a história do Brasil nas Olímpiadas. Foi a primeira vez em que o maior evento esportivo do planeta foi sediado em solo brasileiro, tornando ainda mais próximo a paixão pelo esporte dos brasileiros.

Além disso, as Olímpiadas do Rio também foi marcada por registrar a maior delegação brasileira em Jogos Olímpicos da história. Ao todo, foram 465 atletas brasileiros, sendo 256 homens e 209 mulheres.

O PRIMEIRO OURO NO FUTEBOL 

Nos Jogos Olímpicos, o futebol brasileiro levou um tempo considerável para conquistar seu primeiro lugar no pódio de medalhas. Entretanto, a primeira conquista da medalha dourada não poderia ser melhor.

O ouro veio durante os jogos Rio 2016, em casa, quando o futebol masculino derrotou a Alemanha nos pênaltis, diante de um Maracanã completamente lotado e conquistou o primeiro lugar na modalidade.

Ao todo, o futebol brasileiro conquistou um total de nove medalhas nos Jogos Olímpicos, tanto no masculino quanto no feminino. Atualmente, o time brasileiro masculino é o atual bicampeão da modalidade, mas infelizmente não se classificou para Paris 2024.

A ‘FADINHA’ EM TÓQUIO 2020 -  A MAIS JOVEM BRASILEIRA A SUBIR NO PÓDIO

Em Tóquio 2020, com apenas 13 anos de idade, a pequena skatista Rayssa Leal entrou para história ao se tornar a mais jovem atleta brasileira a conquistar uma medalha nas Olimpíadas.

Rayssa encantou todo o mundo durante os Jogos Olímpicos, realizando uma campanha incrível, onde chegou até a decisão. A pequena não subiu em primeiro no pódio, mas garantiu a medalha de prata.

A 'fadinha', como foi carinhosamente apelidada durante as Olímpiadas, perdeu a decisão para outra jovem de 13 anos, Nishiya Momiji, do Japão, que marcou 15.26 pontos contra 14.64 de Rayssa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp