Esporte

Olimpíadas Paris: handebol de praia contará com sete brasileiros na disputa; conheça modalidade

Divulgação/Paris 2024 e Reprodução/Instagram
Handebol de praia terá torneio de exibição durante as Olimpíadas de Paris  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Paris 2024 e Reprodução/Instagram
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 28/03/2024, às 19h02


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo ainda não sendo considerada uma modalidade olímpica, o handebol de praia será uma das grandes novidades para os jogos de Paris 2024. Durante as Olimpíadas na capital francesa será realizado um torneio de exibição reunindo os melhores jogadores do mundo, sendo sete brasileiros.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube

O evento é parte de uma parceria entre a organização dos jogos e a Federação Internacional de Handebol. O Brasil lidera o ranking de medalhas conquistadas nos mundiais da modalidade. Ao todo, são nove ouros no mundial masculino, e seis no feminino.

O torneio acontecerá entre os dias 27, 28 e 29 de julho, na Maison du Handball, em Créteil, a 20 km do Estádio Olímpico. Serão três equipes com estrelas de 18 nacionalidades mistas do handebol mundial e uma da seleção francesa, divididos entre masculino e feminino.

Confira os participantes brasileiros:

- Feminino:

  • Patricia Scheppa
  • Carolina Pires Militão
  • Renata da Silva Santiago
  • Nathalie Souza Guedes de Sena

- Masculino

  • Gil Vicente de Paes
  • Bruno Carlos de Oliveira
  • Thiago de Oliveira Barcelos

Conheça a modalidade

Criado no fim da década de 80, o handebol de praia possui algumas com relação a modalidade disputada em quadra. Enquanto que na quadra coberta o contato físico é “natural”, nas areias, o encontro entre oponentes é evitado ao máximo. Somente quatro atletas podem ficar na praia, disputando uma partida com dois tempos de 10 minutos e intervalo de 5 minutos.

Acompanhe a cobertura do BNews nas Olimpíadas de Paris

A contagem de gols é separada por período, como já estamos habituados a ver em um set de vôlei. Sobre as vantagens, há três situações que podem valer dois pontos: gols em que o jogador controle a bola no ar, tiros de seis metros e gols de goleiro. Caso haja empate, a decisão do vencedor é feita da seguinte forma.

Confira:

  • Em caso de empate durante um dos tempos, a decisão é feita pelo “Golden Goal”, ou seja, a equipe que fizer o primeiro gol leva a parcial;
  • Se após o fim dos dois tempos, o placar estiver em 1 a 1, a vitória da partida será decidida de maneira semelhante à cobrança de pênaltis, do futebol.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp