Entrevista

Na briga pela audiência, TV Bahia apela para fake news em jornal

Reprodução
Jornal da Manhã exibiu notícia falsa de queda de aeronave no mar do Rio Vermelho   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 20/06/2018, às 19h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A briga pela audiência continua entre a TV Bahia e a RecordTV Itapoan. Após perder a liderança, a afiliada da Globo tem tentado de tudo para alavancar os números e, nesta quarta-feira (20), acabou exibindo uma notícia falsa. Durante cinco minutos, o Jornal da Manhã falou sobre a queda de uma aeronave no mar do Rio Vermelho, em Salvador.

Segundo o UOL, a repórter Andréa Silva entrou ao vivo, após interromper uma reportagem e, após se gabar que o Jornal da Manhã estava bem perto dos fatos, supôs que uma aeronave de pequeno porte teria caído no mar, mas entrevistar um morador do local que afirmou ter avistado uma luz forte e um clarão. Andréa prometeu voltar com mais informações, mas não voltou mais, nem mesmo para desmentir a notícia anterior. 

Em nota, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2° Distrito Naval (Com2ºDN), informou que nada foi constatado no local, que o Salvamar Leste fez contato com o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia, e que não avistou indícios de aeronave. O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira também teria informado não haver registro de emergências na área de Salvador, nem de voos na região, no momento do ocorrido.

Ainda de acordo com a publicação, essa não é a primeira vez que a Rede Bahia tenta conseguir audiência de forma apelativa. Em fevereiro, o Jornal da Manhã mostrou um cadáver ao vivo para tentar concorrer com a Record.

Com uma crise sem precedentes, a TV Bahia contratou a apresentadora Jéssica Senra para tentar recuperar a audiência, mas a situação não melhorou. A Globo perdeu a liderança entre 7h e meia-noite para a Record, pela primeira vez na história, na semana passada. E a estratégia de ambientar a novela Segundo Sol em Salvador não adiantou, a audiência continua com a concorrente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp