Entretenimento

Glória Perez explica criação e atuação de personagens em 'A Força do Querer'

Reprodução
Bibi, Ritinha, Ivana Sabiá foram alguns exemplificados pela autora da trama que encerra nesta sexta (20)   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 20/10/2017, às 09h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na noite desta sexta-feira (20), os telespectadores poderão acompanhar o último capítulo de 'A Força do Querer'. A trama que conseguiu prender os brasileiros na frente da TV novamente e atingiu recordes de audiência, abordou temas polêmicos, como por exemplo, transgêneros, vício pelo jogo, sereísmo e o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, com a realidade vivida pela escritora Fabiana Escobar, a Bibi Perigosa, que foi esposa de um traficante.

Em entrevista ao colunista Leo Dias, do jornal O Dia, a autora da novela, Glória Perez, falou sobre a criação e atuação de personagens, tido como principais pelo público, como Bibi, Ritinha, Sabiá e Ivana, que foi descrito pela escritora como a trama mais difícil de retratar. "Eu diria o mais cuidadoso: a trama de Ivana (Carol Duarte). Foi uma construção cuidadosa, para evitar rejeição e criar empatia com o público". E aproveitou para explicar a gravidez polêmica. "O fato de ela estar tomando hormônios não impede a possibilidade da gravidez. Para tanto, basta que ainda tenha útero e trompas. Muitos trans homens têm filhos. Alguns foram surpreendidos por uma gravidez, como no caso da Ivana/Ivan, ou engravidam de maneira programada mesmo. Descoberta a gravidez, eles param com os hormônios, até o parto. Mas continuam com aparência masculina".

Sobre Bibi, que viveu uma história baseada em fatos reais, a autora acredita que foi criada uma relação de amor e ódio, e elogiou a atuação de Juliana Paes. "A raiva que parte do público sente pela Bibi não vem de nenhuma construção minha. E penso que é um fenômeno muito fácil de se compreender. A identificação do público com Bibi se faz através de um ponto que incomoda muito a todo mundo: as escolhas erradas, seja no amor, seja na vida… Então as pessoas transferem para Bibi, como numa catarse, aquela raiva de si mesmas pela oportunidade perdida, pela escolha equivocada. Aquele 'como é que eu pude?' é transferido para Bibi. O público criou com ela uma relação de amor e ódio e isso é muito interessante. Juliana foi magistral na interpretação".

Gloria revelou que não tinha planos para manter Sabiá na novela e que isso mudou a partir do contato com o ator Jonathan Azevedo. "Faltando um dia de entregar o bloco de capítulos, vi a primeira cena do Jonathan. Sabiá foi um personagem que entrou para durar dois capítulos e naquele bloco estava escrita a morte dele. Quando vi o Jonathan mudou tudo: reescrevi os dois capítulos e Sabiá não morreu mais", contou ao falar da expressão 'passa a visão', utilizada pelo personagem. "Essa eu sabia. Peguei na pesquisa de 'Salve Jorge', acompanhando as páginas de mulheres de traficantes e nos vídeos onde eles se comunicam entre si. Mas o Jonathan trouxe muitas expressões. E ótimas! cada uma melhor que a outra!".

Já sobre Ritinha, vivida por Isis Valverde, a autora conta que o personagem segue firmemente o que é contado nas fábulas envolvendo sereias. "Ritinha é uma sereia. A novela funciona como uma fábula, onde a sereia toma a forma humana e atrai os incautos para o desastre". 

Questionada sobre uma possível abordagem da corrupção na política brasileira em uma novela, Gloria preferiu não falar diretamente do assunto e foi enfática. "Por enquanto nao estou pensando na próxima novela". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp