Economia & Mercado

Décimo terceiro antecipado: INSS começa a pagar nesta quarta-feira (24); veja detalhes

Divulgação / Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Primeira parcela do décimo terceiro salário será paga até 8 de maio deste ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 24/04/2024, às 09h59 - Atualizado às 10h36


FacebookTwitterWhatsApp

A partir desta quarta-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia os pagamentos da primiera parcela do décimo terceiro salário para mais de 33,6 milhões de segurados. A conclusão desta etapa de pagamento aos aposentados e pensionistas acontecerá em 8 de maio.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Segundo reportagem da Agência Brasil, o extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro já está disponível e a consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, através de celulares e tablets, além do site gov.br/meuinss.

"Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h", explica a matéria.

De acordo com o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro "antecipará a entrada de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,68 bilhões correspondem à primeira parcela, referente à competência de abril e que será paga entre o fim de abril e o início de maio. O restante corresponde à segunda parcela, da competência de maio, a ser paga no fim de maio e início de junho".

Mas atenção: nem todos os segurados têm direito à primeira parcela do 13º salário, pois, quem começou a receber o benefício depois de janeiro, terá o valor calculado de forma proporcional. "O Ministério da Previdência salienta que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito a décimo terceiro salário", alerta a reportagem da Agência Brasil.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp