Coronavírus

CPI da Covid: Senador desmente Nise Yamaguchi e presidente diz que ela pode ser convocada como testemunha

Reprodução/YouTube
Nesta terça-feira (1°), ela compareceu como convidada  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 01/06/2021, às 11h50   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Omar Aziz (PSD-AM) confirmou que vai colocar para votação a convocação da médica Nise Yamaguchi na condição de testemunha para depor novamente.

Nesta terça-feira (1°), ela compareceu como convidada. Segundo o senador, a oncologista tem omitido informações em sua fala e pediu que a população não acredite na médica.

A repreensão de Aziz veio após o relator Renan Calheiros (MDB-AL) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) exibir um vídeo de Nise em que ela compara a eficiência do tratamento precoce com a vacinação contra a doença. 

"Não se deve vacinar aleatoriamente dizendo que é a única saída", diz a médica na gravação.

Ao ser questionada pelo Calheiro, a médica que admitiu aconselhar o Ministério da Saúde mas negou participar de um "gabinete paralelo", respondeu que vacina faz parte da "medicina de prevenção", que difere de tratamento preventivo.

"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Objetivamente existem dois lados. Medicina da prevenção, que é a vacina, e medicina do tratamento, são coisas diferentes. Só não deve dizer que é a única saída", repetiu.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) citou frases da dra. Nise Yamaguchi em entrevista em julho de 2020, quando falou da sua proximidade com Jair Bolsonaro e de eventual convite ao Ministério da Saúde, quando alegou trocar mensagens frequentemente com o presidente. 

Após desmentir Nise, o senador pediu a suspensão da sessão e reconvocação da médica, desta vez na condição de testemunha.

Aziz ficou exaltado com a insistência da médica e alertou que com a "voz mansa" consegue ter um grande poder de persuasão.

"A senhora me desculpa, que com essa voz mansa convence as pessoas. Não acreditem nela, tratamento precoe não salva", disparou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp